UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estágio

Você está em: Ensino, Pesquisa e Extensão > Graduação > Estágio

Os procedimentos para regulamentação de estágios dos alunos da UFJF estão em processo de melhoria. A Pró-reitoria de Graduação, em parceria com o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO),  liberou a primeira versão do SIGA Estágios, em que será possível submeter a documentação (Termo de Compromisso e Plano de Atividades) para análise do setor de forma on-line.

Segue, conforme abaixo, um passo a passo de como o (a) aluno (a) do Direito da UFJF deverá proceder para homologação de seu estágio:

Para formalizar o seu estágio junto à UFJF, a primeira providência é verificar se a instituição que deseja estagiar (concedente) já possui convênio com a UFJF. Se sim, você deverá cadastrar o seu pedido de estágio no siga. Caso não, você deverá solicitar à instituição que solicite um convênio com a UFJF para fins de oferecer estágio (s). 

 

PASSO 1: Caso a instituição concedente do estágio ainda não seja conveniada à UFJF (verificar a lista de instituições conveniadas no siga 3, no menu referente a estágios): solicitar à instituição que acesse o endereço: https://www2.ufjf.br/estagio/convenios/propor-convenio/ e preencha o formulário disponibilizado na página. O responsável legal pela instituição deverá fazer um cadastro como usuário externo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Este cadastro pode ser realizado seguindo as orientações disponíveis no link: https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/. Da mesma forma, o representante da concedente e o seu supervisor devem fazer esse mesmo cadastro como usuários externos, a fim de assinarem os documentos do convênio e, posteriormente, dos estágios. Se houver agente de integração,o representante do agente de integração também deverá fazer o cadastro de usuário externo.

Caso a instituição já seja conveniada, seguir diretamente para o passo 2.

 

PASSO 2: Solicitar o seu cadastro como usuário externo do SEI, seguindo as orientações disponíveis no link: https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/.

 

PASSO 3. Realizar o cadastro do estágio no siga (siga 3), submetendo a documentação (plano de atividades de estágio (PAE) e termo de compromisso de estágio (TCE)), no formato .pdf, para análise da PROGRAD. Obs.: se todas as informações estiverem corretas seu documento será liberado para impressão. Caso haja incorreções ou pendências, o (a) discente deverá corrigi-las.

 

PASSO 4: Aguardar a liberação da documentação pela PROGRAD. Importante: a PROGRAD solicita que o pedido seja feito com 30 dias de antecedência do início das atividades. A PROGRAD não assina documentos de estágio com data retroativa.

 

PASSO 5: Uma vez liberada a documentação no siga, o (a) discente deverá converter os documentos para o formato .JPEG (843 x 1193 pixels) e enviá-los ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), através do e-mail: npj.ufjf@gmail.com. No assunto do e-mail, o (a) discente deverá colocar: HOMOLOGAÇÃO DE ESTÁGIO – (SEU NOME COMPLETO) – (Nº DE MATRÍCULA) – (CURSO) – (ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO ou ESTÁGIO OBRIGATÓRIO, conforme o caso). Se a instituição possuir TCE e/ou PAE próprios, o (a) discente deverá enviá-los, também, em formato .JPEG.

 

PASSO 6: O NPJ irá abrir um processo no SEI, anexar a documentação e colher as assinaturas necessárias com as pessoas cadastradas como usuárias externas. 

 

PASSO 7: Após as assinaturas, o NPJ enviará o processo para análise da PROGRAD.

 

PASSO 8: O (a) estudante receberá um e-mail da PROGRAD informando que a homologação foi feita. Podendo, a partir de então, iniciar suas atividades de estágio.

 

OBSERVAÇÃO: OS (AS) ALUNOS (AS) QUE PRECISAREM DE ASSINATURA NO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DEVEM SEGUIR ÀS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

 
1. Preencher o campo destinado ao estagiário;
 
2. Solicitar ao Supervisor o preenchimento do campo a ele destinado;
 
3. Solicitar à coordenação de curso declaração de matrícula e frequência;
 
4. Enviar a declaração do passo 3 e o relatório (em PDF) liberado para assinatura por certificado digital.

 

Outras informações/orientações: https://www2.ufjf.br/estagio/estagio/orientacoes/

Faculdade de Direito