Fechar menu lateral

Gênero

MULHER

A DIAAF é responsável pela implementação de ações afirmativas visando garantir a igualdade de gênero e o combate à discriminação.

O acesso das mulheres ao ensino superior deve ser fomentado, uma vez que essa seria uma das formas de enfrentamento à desigualdade de gênero no nosso país.

A DIAFF atua por meio de campanhas, debates e reflexões no combate a misoginia, entendida como discriminação, preconceito, propagação do ódio ou aversão praticados contra mulheres em razão da condição do sexo feminino. Ressaltando ainda a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

Além disso, por meio da Ouvidoria Especializada, acolhe denúncias e demandas, visando a proteção da mulher contra qualquer tipo de assédio ou violência sofridos no âmbito da UFJF.

 

LGBTQIA+

A DIAAF trabalha no enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outras).

Tem por competência promover condições para favorecer o acolhimento, a inserção e a permanência desses estudantes e trabalhadores na Universidade Federal de Juiz de Fora, seja por meio de campanhas, palestras e outras formas de conscientização.

Também atua no combate à discriminação e violência de gênero, recebendo demandas e manifestações por meio da Ouvidoria Especializada.

Cumpre destacar ainda a atuação da DIAAF junto à promoção de políticas de ação afirmativa como a prevista na Resolução 67, de 28 de outubro de 2021, do Conselho Superior, que dispõe sobre a reserva de vagas na Pós-graduação Stricto Sensu, nos processos seletivos para ingresso no mestrado e doutorado para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis).