UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Espaços

Você está em: Espaços

Marca NUVEN

O Núcleo de Ensaios e Virtualidades – NUVEN Design Lab é um  laboratório, parte integrante do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua em consonância com o Bacharelado em Design e os demais cursos oferecidos pela instituição da qual faz parte. Fundado em Julho de 2014 pelo Prof. Ivan Mota Santos, contribuiu de forma expressiva com a  realização de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento que tangenciam o design, acolhendo uma diversificada gama de pesquisadores (bolsistas, professores e colaboradores) que promoveram relevante participação, com apresentações e publicações em eventos acadêmico-científicos no Brasil e, também, no exterior.

O NUVEN Design Lab, tem sua proposta fundamentada em núcleo, com base na junção entre prototipagem e processo de design, fato esse, importante para o entendimento da construção dos objetos. Sua estrutura está fundamentada em dois pilares: tecnologias de prototipagem e materiais (desmaterialização e processos). Esta relação exige um conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, que engloba desde a psicologia, ergonomia, materiais e processos. 

O objetivo primeiro do NUVEN Design Lab é habilitar os estudantes à utilização de técnicas atualizadas de manufatura aditiva, realidade virtual e fabricação digital considerando: A emergência de novas tecnologias de produção de modelos e protótipos gerados por equipamentos bi e tridimensionais por controle numérico; A influência destas tecnologias no processo de projeto pela incorporação das rotinas paramétricas; O desenvolvimento do hábito de modelagem e prototipagem no entendimento de problemas complexos; O caráter inovador das tecnologias envolvidas e o seu potencial para geração de pesquisas que relacionam a prototipagem rápida ao processo de ensino e aprendizado e a extensão.

Tem como objetivo geral, atender demandas de fase de desenvolvimento de produtos e conceitos através do desenvolvimento de protótipos virtuais e físicos, utilizando-se de tecnologias de prototipagem e impressão 3D. Ainda, com objetivos específicos, busca: ampliar a capacidade técnica e tecnológica do Instituto de Artes e Design da UFJF; desenvolver habilidades e conhecimento especializado na comunidade acadêmica; relacionar as ações de design da academia de forma contundente para contribuir com o desenvolvimento das empresas mineiras e associar métodos de criatividade com tecnologia para desenvolver projetos inovadores.

O NUVEN Design Lab tem como missão acadêmica, reunir membros do corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e servir como instrumento físico e intelectual para a realização de projetos e pesquisas, proporcionar suporte ao desenvolvimento acadêmico ao usuário/aluno, como complemento às disciplinas dos cursos e ainda como suporte ao desenvolvimento de projetos extensionistas que privilegiem o desenvolvimento local no pilar sociocultural e econômico.

Os grupos de trabalhos do NUVEN são baseados em atividades de pesquisa e atividades integradas ao Bacharelado em Design:

– Pesquisas de Iniciação Científica;

– Treinamentos Profissionais Acadêmicos – TPA;

– Atividades de cooperação interinstitucional;

– Desenvolvimento de estudos e componentes tridimensionais para ensaios virtuais e impressão 3D;

– Desenvolvimento de processos para modelagem e protótipos;

– Núcleo de Estudo em Design e Mobilidade.

 

Coordenação: Prof. Paulo Miranda

Orientadores:Prof. Paulo Miranda; Prof. Róber Botelho 

Colaboradores: Todos os Professores do Bacharelado em Design.

LOCALIZAÇÃO: NUVEN Design Lab | IAD | Sala 105 – Nível Térreo.

 

NUVEN

 

 

Marca LabDESIGN

O Laboratório de Práticas em Processos e Manufatura – LabDESIGN é um laboratório do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua em consonância com o Bacharelado em Design e os demais cursos oferecidos pela instituição da qual faz parte. O conceito e o projeto que formataram sua criação foi desenvolvido em Outubro de 2018, o qual seria implemento no espaço físico das antigas oficinas do IAD (Marcenaria e Serralheria) assumindo uma postura integradora e atuante junto a dinâmica do Bacharelado em Design e consequentemente na didática do curso, no intuito de integrar às necessidades essências do Bacharelado em Design, sobretudo na estruturação do curso e no atendimento às exigências determinadas pelo INEP na relação infraestrutura e laboratórios.  

O LabDESIGN inicia suas atividades em Março de 2019, com a colaboração e com o incentivo do Diretor do IAD, Prof. Fabrício Carvalho, com colaboração do Prof Prof. Ricardo Cristofaro e com a coordenação do Prof. Paulo Miranda. O Laboratório passa a ter um papel importante para o desenvolvimento das atividades do Bacharelado em Design, assim como no apoio às atividades dos demais curso do IAD.

O LabDESIGN tem sua proposta voltada para as práticas, modelagens, prototipagens e simulação de atividades, permeadas em processos e manufatura. A aprendizagem é mediada por meio de técnicas e tecnologias em um ambiente controlado para o desenvolvimento de práticas experimentais que auxiliam o meio pedagógico a transmitir conhecimentos variados. O LabDESIGN explora o tema da materialização pelo processo e pela manufatura, onde há simulação de um ambiente acadêmico e profissional para a imersão do estudante. Um laboratório de aprendizagem tem como objetivo principal complementar a construção do conhecimento do futuro Designer, por meio do reconhecimento explícito dos processos envolvidos na atividade de ensino. 

O objetivo primeiro do O LabDESIGN é habilitar os estudantes no conhecimentos e técnicas para o desenvolvimento de atividades que compreendem o universo do Design no campo do desenvolvimento de produtos considerando: As técnicas e tecnologias de transformação e produção para a materialização de produtos, considerando seus modelos e protótipos gerados por ferramentas e equipamentos; O desdobramento didático disciplinar convertido em práticas, ampliando a compressão projetual na conversão de problemas em soluções; A evolução do meio artesanal e industrial e sua confluência tecnológica no âmbito do design; O desenvolvimento do hábito de modelagem e prototipagem no entendimento de problemas complexos.

Tem como objetivo geral, atender demandas de fase de desenvolvimento de produtos e conceitos através do desenvolvimento de modelos e protótipos físicos, com base técnica, utilizando-se de ferramentas e maquinários. Ainda, com objetivos específicos, busca: ampliar a capacidade técnica e tecnológica do Instituto de Artes e Design da UFJF; desenvolver habilidades e conhecimento especializado na comunidade acadêmica; relacionar as ações de design da academia de forma contundente para contribuir com o desenvolvimento das empresas mineiras e associar métodos de criatividade com tecnologia para desenvolver projetos inovadores.

O LabDESIGN tem como missão acadêmica, reunir membros do corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e servir como instrumento físico e intelectual para a realização de projetos, através da sua modelagem materialização física e construtiva, além de fornecer suporte ao desenvolvimento acadêmico ao usuário/aluno, como complemento às disciplinas dos cursos e ainda como suporte ao desenvolvimento de projetos extensionistas que privilegiem o desenvolvimento local no pilar sociocultural e econômico.

Os grupos de trabalhos do LabDESIGN são baseados em atividades práticas e pratico-didáticas integradas ao Bacharelado em Design:

– Pesquisas;

– Treinamentos Profissionais Acadêmicos – TPA;

– Monitorias – MO;

– Atividades de cooperação interinstitucional;

– Desenvolvimento de processos para modelagens tridimensionais: Desenvolver modelos, maquetes, mock-ups e protótipos tridimensionais físicos com vistas à análise e verificação volumétrica plástica, ensaio estrutural, ergonômico e de qualidade de materiais;

– Ampliar o conhecimento e repertório dos discentes e docentes sobre tecnologias construtivas na área de design;

– Dar suporte às aulas teóricas por meio de testes, experimentações;

 

Coordenação: Prof. Paulo Miranda

Técnico: Adelair Fonseca

Orientadores: Todos os Professores do Bacharelado em Design.

LOCALIZAÇÃO: LabDESIGN | IAD | Edificação dos laboratórios – Pátio IAD.

 

LabDESIGN

 

 

Bacharelado em Design