Regras Gerais do TCC

Você está em: Discentes > Regras Gerais do TCC

Os Formulários do Trabalho de Conclusão de curso do Bacharelado em Design, são enviados aos matriculados na disciplina semestralmente. A partir do preenchimento destes formulários são organizados os processos de seleção de orientadores, de acordo com as regras e diretrizes do RAG da UFJF.

Orientações gerais

A proposta de TCC deve ser apresentada na modalidade projeto prático ou monografia.

O trabalho deve estar relacionado a uma das seguintes Áreas de Concentração:
-Design de Produto,
-Design Gráfico,
-Design Integrado (Produto+Gráfico) ou Design Geral.

Os temas específicos devem ser marcados no formulário. O Projeto Prático poderá apresentar proposta original ou o redesenho de projeto existente. A Monografia, atendo-se às Áreas de Concentração, poderá adotar diferentes metodologias de pesquisa, buscando sempre resultados que enriqueçam a produção acadêmica do Bacharelado em Design.

Apresentação da Proposta

Desenvolvimento do TCC

O trabalho será desenvolvido sob orientação do professor determinado como Orientador do TCC e informado ao(à) aluno(a). As orientações ocorrerão nos horários determinados pelo orientador, cabendo a ele avaliar a participação e envolvimento de seu orientando ao longo do semestre.

Ao final do TCC, o resultado do Projeto será exposto em apresentação pública coletiva na Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso em Design. Nas duas modalidades o trabalho será avaliado por um professor do Bacharelado em Design e um segundo avaliador profissional ou também professor, ambos convidados pelo orientador.

Para participação na Mostra dos Projetos os alunos deverão ser previamente autorizados por seus orientadores, após avaliação de qualificação.

Documentos Importantes

1. Guia Inicial do TCC / Formulário de Seleção de Orientadores (apenas matriculados devem preencher)

2. Pitstop de Qualificação: Modelo Pôster e Modelo Resumo

3. Relatório de Projeto

4. Monografia

MOSTRA / CATÁLOGO TCC’s:

5. Link enviado aos Alunos Matriculados e aptos após qualificação a cada semestre.

Bacharelado em Design