UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Prospecção em Design

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > Prospecção em Design

Créditos/Carga Horária: 2cr/30h 

Ementa
Compreender o design, centrado na argumentação, através de uma aproximação antrópica como suporte às prospecções de cenários estratégicos que correlacionem à valoração cultural, à inovação tecnológica e à competitividade mercadológica.
Conteúdo
Introdução à prospectiva; Planejamento estratégico; Prever e antecipar o futuro: um paradigma; Prospecção e design; O design como ferramenta de prospecção; O processo de planejamento de cenários; Referencial metodológico para cenários em design.

Bibliografia Básica
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. 342 p. BURDEK, Bernhard E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Edgard Blucher. 2006. 496p. MARCIAL, Elaine Coutinho. Análise estratégica: estudos de futuro no contexto da inteligência competitiva. Brasília: Thesaurus, c2011. 263p.

Bibliografia Complementar
KAHANE, Adam. Planejamento de cenários transformadores. São Paulo, Brasil: Editora Senac São Paulo, 2013. 149.; LOBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001. 206 p.; MARCIAL, Elaine Coutinho. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro, Brasil: Editora FGV, 2008. 228p. MORITZ, Gilberto de Oliveira; MORITZ, Mariana Oliveira; PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento por cenários prospectivos. São Paulo, Brasil: Atlas, 2012. 128p.; QUARANTE, Danielle. Éléments de Design Industriel. 2ed., Paris, França: Polytechnica, 1994. 645p.; WADE, Woody. Planejando cenários. São Paulo, Brasil: Saraiva, 2017. 309p.

Bacharelado em Design