UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Processo Criativo

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > Processo Criativo

Créditos/Carga Horária: 2cr/30h 

Ementa
Desenvolvimento e aplicação de métodos para o raciocínio crítico na solução de problemas com viés criativo. A disciplina se propõe a aplicar ferramentas de processos criativos para a experimentação e avaliação em demandas de projetos de design.
Conteúdo
Apresentação e discussão dos conceitos de criatividade por diferentes autores da área; Introdução e uso de ferramentas auxiliares do processo criativo, como por exemplo: brainstorming, brainwriting, mapa mental, analogia, CPS (Creative Problem Solving), etc. Exercícios teórico/práticos de concepção criativa, para a geração de ideias e no desenvolvimento das soluções de projetos, visando a busca da inovação com coerência; Aplicação prática em demandas que aproximem o discente de demandas reais que deverão ser solucionadas utilizando métodos específicos para exercício da criatividade.

Bibliografia Básica
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. 342 p. ISBN 9788521206149. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. 187p. STEPHAN, Auresnede Pires (Coord.). 10 cases do design brasileiro: os bastidores do processo de criação. São Paulo: Blucher, 2008-2010. 2 v. ISBN 9788521204619 v.1.

Bibliografia Complementar
KNELLER, George Frederick. Arte e ciência da criatividade. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1973. 121 p. GARDNER, Howard. Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999. 320 p. ((Ponta; 9)). ISBN 8573073071. BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 14. ed. São Paulo: Summus, c2004. 283 p. ISBN 9788532300027. BASADUR, Min. The power of innovation: how to make innovation a way of life and put creative solutions to work. London: Pitman, 1995. 330 p. ISBN 9780273613626. ALENCAR, Eunice Soriano de. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books do Brasil, c1997. 124p. ISBN 8534606110. MONTENEGRO, Gildo A. A invenção do projeto: a criatividade aplicada em desenho industrial, arquitetura, comunicação visual. São Paulo: Edgard Blucher, 1987. 131 p. ISBN 8521200072.

Bacharelado em Design