UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Metodologia Visual e Experimentação Gráfica

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > Metodologia Visual e Experimentação Gráfica

Créditos/Carga Horária: 2cr/30h 

 
Ementa
Desenvolvimento de habilidades relacionadas à visualização e representação gráfica. Emprego dos meios de representação como ferramenta de concepção em design gráfico. Representação gráfica como meio expressivo no desenvolvimento de projetos gráficos. Exercícios de estilização e interpretação gráfica de temas de composição de peças gráficas. Experimentações livres com elementos da linguagem visual sobre temas específicos diretamente relacionados com a prática projetual.
Conteúdo
Introdução aos elementos de composição de peças gráficas: formato, ponto, linha, plano, forma, textura, plano, contraste, cor e escala; Atenção ao binômio desenho/design, no processo de execução de imagens gráficas para a ação projetual; Experimentações com diversos meios de representação sobre diversos elementos de composição do projeto gráfico: tipografia, cores e imagens; Interpretação gráfica de imagens de origens diversas como subsídios para concepção de peças gráficas; Aplicação das experimentações propostas na concepção de projetos gráficos, na perspectiva do controle de cores impressas.

Bibliografia Básica
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2006; HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010; WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Bibliografia Complementar
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009; DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Rio de Janeiro: Vozes, 1992; FIELL, Charlotte e Peter. Contemporary Graphic Design. Koln: Taschen, 2007.

Bacharelado em Design