UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Design e Cultura Visual

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > Design e Cultura Visual

Créditos/Carga Horária: 2cr/30h 

Ementa
Investigação das relações entre os campos do design gráfico e da cultura. O design gráfico como fato da cultura e as relações sociais. Campo de produção simbólica do design e cultura material. Estudo de conceitos sociológicos e produção social do campo do design. Relação entre metodologia projetual e concepção de peças gráficas do campo do design gráfico.
Conteúdo
A constituição do design gráfico e o entendimento da atividade como fato da cultura; A relação entre cultura e ciência; As variáveis extraestéticas que determinam as imagens gráficas do design; Conceitos de campo de produção simbólica em Pierre Bourdieu e o campo do design; Metodologia projetual e concepção de peças gráficas no âmbito cultural; Princípios e esquemas hegemônicos de elaboração das configurações gráficas do campo do design gráfico; As relações entre o design institucionalizado e a produção visual vernacular; Aplicação dos conceitos teóricos na concepção de uma peça gráfica.

Bibliografia Básica
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015; BOURDIEU, Pierre. A produção da crença. 3 ed. Porto Alegre: Zouk, 2006; WOLFF, Janet. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Bibliografia Complementar
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Rio de Janeiro: Vozes, 1992; HELLER, Steven. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2009; FIELL, Charlotte e Peter. Contemporary Graphic Design. Koln: Taschen, 2007.

Bacharelado em Design