UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ART238 – Design e Marketing

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > ART238 - Design e Marketing

Créditos/Carga Horária: 4cr/60h

Ementa
Conceito de marketing, macro-ambiente, comportamento do consumidor, mercado, segmentação, diferenciação e posicionamento, estratégias de marketing.
Conteúdo
– Conceito de marketing – Marketing e vendas, marketing integrado – Comportamento do consumidor – Mercado – Segmentação – Diferenciação e posicionamento – Estratégias de posicionamento – Análise de SWOT – Objetivos, metas e ações de marketing – Introdução ao composto de marketing – Os conceitos básicos da estratégia de marketing – Posicionamento versus estratégias.

Bibliografia Básica
CHURCHILL, Gilbert Jr.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva. 2003. KERIN, Roger; PETERSON, Robert. Problemas de marketing estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2009. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

Bibliografia Complementar
BOONE, Louis E. KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998. HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. São Paulo: Bookman, 2001. SWANN, Alan. Diseño y marketing. 2. Ed. Barcelona: Gustavo Gili, 1994.

Bacharelado em Design