UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ART181 – Semiótica do Design Gráfico

Você está em: Curso > Ementas 2020 > Disciplinas Optativas > ART181 - Semiótica do Design Gráfico

Créditos/Carga Horária: 4cr/60h 

Ementa
O propósito da disciplina é examinar o modo de produção de sentido no campo do design gráfico. Fundamentos da Semiótica e relações com a Semiologia. O signo como fenômeno social. Questões relativas entre a imagem e a linguagem na produção de significados. Entendimento dos signos em imagens e peças gráficas tanto no campo do design gráfico, quanto em campos correlatos.
Conteúdo
Seminário relacionado ao funcionamento do signo na sociedade moderna: análise e entendimento da produção de significados em peças gráficas do campo do design gráfico; Abordagem crítica de conceitos relacionados à Semiótica; A relação entre a imagem e a linguagem; O signo como fato essencialmente social; As possibilidades expressivas do signo para a prática projetual do design gráfico; Proposição de aplicação dos estudos ao projeto de uma peça gráfica.

Bibliografia Básica
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Rio de Janeiro: Vozes, 1992; ECO, Umberto. O signo. Lisboa: Presença, 1997; ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Bibliografia Complementar
NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro, 2AB, 2009; TODOROV, Tzvetan. Teorias do símbolo. Lisboa: Edições 70, 1979; BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Bacharelado em Design