UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação do Curso

Você está em: Curso > Apresentação do Curso

O Bacharelado em Design propõe uma formação de caráter generalista, onde se estabelecem prioritariamente as áreas do Design de Produto e do Design Gráfico, almejando a preparação do profissional e suas expertises para solucionar problemas de design. A contínua necessidade e os anseios nas soluções que envolvem a projetação e seu processos, sejam em suas abordagens objetivas ou subjetivas, e ainda, nos mais diversos campos, reafirma o papel do designer na criação e nas inter-relações, expandindo vínculos de conhecimentos que motivam a inserção do profissional e da profissional no cenário contemporâneo.

A característica multidisciplinar do design denota e reafirma uma vocação com repertório global, que prepara o discente e a discente, na busca de alternativas competentes para solucionar problemas de menor a maior complexidades ao longo de seu percurso e à medida que evolui a cada semestre.

A característica do perfil generalista do design possibilita um acréscimo na formação profissional enfatizando a expertise e permitindo: a liberdade de escolha do discente em definir o seu campo de domínio; na área que melhor se habilita, de acordo com seu interesse, vocação, e ainda, com vistas ao cenário econômico e social que tange a atuação do profissional.

Perfil profissional

A definição do perfil profissional do designer está relacionada ao potencial criativo e inovativo, pautadas pela habilidade latente de resolver problemas relacionados aos processos de desenvolvimento de produtos adequados à sociedade e seus anseios. De origem projetual complexa, o curso requer um perfil profissional com requisitos para responder às variáveis inerentes à atividade e a dinâmica do seu campo de ação:

• Capacidade para identificar, formular, analisar e resolver problemas concernentes à atividade, reconhecendo e considerando os aspectos objetivos e subjetivos envolvidos no processo de design, como os funcionais, tecnológicos e comunicacionais.
• Capacidade para articular sistemática, metodológica e criativamente os elementos de cultura humana e material na proposição de soluções inovadoras.
• Habilidade instrumental, técnica e expressiva para expressar e representar os conceitos e soluções envolvidos nas várias etapas de desenvolvimento do processo de design.

Formas de ingresso

O ingresso ao Bacharelado em Design terá como referência o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). Para tal, serão ofertadas 50 vagas através de entrada declarada para o primeiro semestre do ano letivo. Sua realização será em turno integral.

Bacharelado em Design