Fechar menu lateral

TEZ Face Shield – Inovação do Design para combate ao Covid-19

tez_large

Entre as diferentes respostas dadas pela comunidade acadêmica da UFJF, para o combate ao coronavírus, uma equipe de professores do Bacharelado em Design do IAD, se propôs a desenvolver um projeto de protetor facial, face shield, buscando inovar em um produto amplamente diversificado e conhecido. 

Considerando as normas da ANVISA para produção de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, o projeto TEZ Face Shield foi desenvolvido a partir do corte a laser de apenas uma placa de PETG de 0,5mm no formato A3, onde estão todas as peças do produto. Assim, por partir de apenas um plano, a distribuição e estocagem de milhares de máscaras se dá em volumes consideravelmente pequenos. Além disso, a máscara se apresenta muito leve, melhor adaptada ao rosto do usuário permitindo maior movimentação sem risco de soltá-la, baixo índice de embaçamento e adaptação adequada aos diferentes diâmetros de cabeças. 
Este projeto rendeu como resultado acadêmico-tecnológico ao IAD e à UFJF, três depósitos junto ao INPI, estando o produto e sua marca devidamente registrados sob os números Nº BR2020200107467 (Modelo de Utilidade), Nº BR302020002259-9 (Desenho Industrial) e Nº: 919761836 (Marca Registrada). Todos os registros realizados com total apoio e orientação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – CRITT / UFJF.