Seguem os pesquisadores do Descor, sendo que pode ocorrer alguma modificação pela dinâmica dos trabalhos:
Professores
- Dr. André Francisco Alcântara Fagundes – Universidade Federal de Uberlândia
- Dra. Caissa Veloso e Sousa – Universidade Unihorizontes – BH
- Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – Universidade Federal de Juiz de Fora (líder do Descor)
- Dra. Flávia Vital Januzzi – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Ms. José Jamil Adum – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Dra. Lívia Almada Neves – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Dr. Lupércio França Bessegato – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Dr. Rodrigo Oliveira da Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Dr. Rodrigo Ribeiro Coimbra – IPAM Lisboa e Solbridge Coreia do Sul
- Ms. Túlio Pereira Veiga – Universidade Federal de Juiz de Fora
Estudantes mestrandos(as) – (2023-2024) – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Ana Carolina D Almeida Francisquini
- Andyara Cesar Teixeira Barbosa (saúde pública e bem-estar nas unidades e clínicas – ODS 3)
- Bianca Costa Vale de Almeida (cidade sustentável)
- Daniel Vieira do Carmo (consumo sustentável e vegano)
- Lucas Nunes Moreira (empreendedorismo e ODS)
- Luciana Schuchter Soares (empreendedorismo feminino)
- Luiz Otavio de Freitas Oliveira Filho (consumo de água e ODS)
- Rafael Altoé Frossard (recém diplomado no mestrado – egresso)
- Thaine Quitanilha Fernandes Vieira (empreendedorismo e ODS)
- Vitória Polato de Lima (consumo, moda, empreendedorismo e ODS)
As linhas de pesquisa do DESCOR foram recentemente ajustadas e atualizadas conforme a seguir:
- Linha de pesquisa 01: Desenvolvimento sustentável e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): críticas, aplicabilidades e impactos na gestão de organizações públicas, privadas e sociais.
- O objetivo da linha de pesquisa é de apontar uma visão crítica e científica, além de verificar, analisar e propor soluções sobre o comportamento das pessoas e organizações em relação aos ODSs e ao consumo, tendo em vista aplicações teóricas, metodológicas e posterior recomendações, proporcionando decisões em prol do Desenvolvimento Sustentável. Espera-se assim gerar ganhos sociais, econômicos, ambientais para as organizações e sociedade. O DESCOR defende e apoia os 17 ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Palavras-chave: Consumo sustentável; Consumo consciente; Desenvolvimento sustentável; Empreendedorismo feminino; Comportamento do consumidor; Comportamento das organizações; e Estado e sociedade.
- Linha de pesquisa 02: Estratégias, Organizações e Métodos Quantitativos de Apoio à Tomada de Decisão.
- O objetivo da linha de pesquisa Estratégias, Organizações e Métodos Quantitativos de Apoio à Tomada de Decisão é de analisar e verificar no campo da estratégia, a aplicação de teorias e metodologias a favor da eficiência e eficácia das organizações, tendo em vista o benefício sustentável dos negócios. Assim, espera-se contribuir para a sociedade proporcionando longevidade nas relações empresariais, parcerias públicas-privadas e respeito ao meio ambiente. O DESCOR apoia e defende os ODS da ONU. Palavras -chave: Estratégia; Organizações; Tomada de decisão; Desenvolvimento sustentável.
As linhas de pesquisas acima relacionadas, a partir de 2019, necessariamente deverão estar ligadas aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela ONU.
TEORIAS DE BASE
Os temas de interesse a seguir do DESCOR (esses temas devem ter ligação com teorias do comportamento do consumidor e marketing, como marketing social, consumo, Theory of Planned Behavior (TPB), consumo hedônico e utilitário, Transformative Consumer Research (TCR), a construção de uma TCDS – Teoria Crítica do Desenvolvimento Sustentável.
As teorias citadas devem estar intimamente ligadas aos (ODS) – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, formando os Grupos de Trabalho (GT), sendo estes compostos pelos mestrandos e pesquisadores do Descor:
- GT1: Comportamento do consumidor/consumo ligado a erradicação da pobreza
- GT2: Comportamento do consumidor/consumo ligado a fome zero e a agricultura sustentável
- GT3: Comportamento do consumidor/consumo ligado a saúde e bem estar
- GT4: Comportamento do consumidor/consumo ligado a educação de qualidade e empreendedorismo feminino
- GT5: Comportamento do consumidor/consumo ligado a igualdade de gênero
- GT6: Comportamento do consumidor/consumo ligado a água potável e saneamento
- GT7: Comportamento do consumidor/consumo ligado a energia limpa e acessível
- GT8: Comportamento do consumidor/consumo ligado a trabalho decente e crescimento econômico
- GT9: Comportamento do consumidor/consumo ligado a indústria, inovação e infraestrutura
- GT10: Comportamento do consumidor/consumo ligado a redução das desigualdades
- GT11: Comportamento do consumidor/consumo ligado a cidades e comunidades sustentáveis
- GT12: Comportamento do consumidor/consumo ligado a consumo e produção responsáveis
- GT13: Comportamento do consumidor/consumo ligado a ação contra a mudança global do clima
- GT14: Comportamento do consumidor/consumo ligado a vida na água
- GT15: Comportamento do consumidor/consumo ligado a vida terrestre
- GT16: Comportamento do consumidor/consumo ligado a paz, justiça e instituições eficazes
- GT17: Comportamento do consumidor/consumo ligado a parcerias e meios de implementação