Fechar menu lateral

Membros/linhas

Seguem os pesquisadores do Descor, sendo que pode ocorrer alguma modificação pela dinâmica dos trabalhos:

Professores

  1. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes – Universidade Federal de Uberlândia
  2. Dra. Caissa Veloso e Sousa – Universidade Unihorizontes – BH
  3. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – Universidade Federal de Juiz de Fora (líder do Descor)
  4. Dra. Flávia Vital Januzzi – Universidade Federal de Juiz de Fora
  5. Ms. José Jamil Adum – Universidade Federal de Juiz de Fora
  6. Dra. Lívia Almada Neves – Universidade Federal de Juiz de Fora
  7. Dr. Lupércio França Bessegato – Universidade Federal de Juiz de Fora
  8. Dr. Rodrigo Oliveira da Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora
  9. Dr. Rodrigo Ribeiro Coimbra – IPAM Lisboa e Solbridge Coreia do Sul
  10. Ms. Túlio Pereira Veiga – Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Estudantes mestrandos(as) – (2023-2024) – Universidade Federal de Juiz de Fora

  1. Ana Carolina D Almeida Francisquini
  2. Andyara Cesar Teixeira Barbosa (saúde pública e bem-estar nas unidades e clínicas – ODS 3)
  3. Bianca Costa Vale de Almeida (cidade sustentável)
  4. Daniel Vieira do Carmo (consumo sustentável e vegano)
  5. Lucas Nunes Moreira (empreendedorismo e ODS)
  6. Luciana Schuchter Soares (empreendedorismo feminino)
  7. Luiz Otavio de Freitas Oliveira Filho (consumo de água e ODS)
  8. Rafael Altoé Frossard (recém diplomado no mestrado – egresso)
  9. Thaine Quitanilha Fernandes Vieira (empreendedorismo e ODS)
  10. Vitória Polato de Lima (consumo, moda, empreendedorismo e ODS)

As linhas de pesquisa do DESCOR foram recentemente ajustadas e atualizadas conforme a seguir:

  • Linha de pesquisa 01: Desenvolvimento sustentável e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): críticas, aplicabilidades e impactos na gestão de organizações públicas, privadas e sociais.
    • O objetivo da linha de pesquisa é de apontar uma visão crítica e científica, além de verificar, analisar e propor soluções sobre o comportamento das pessoas e organizações em relação aos ODSs e ao consumo, tendo em vista aplicações teóricas, metodológicas e posterior recomendações, proporcionando decisões em prol do Desenvolvimento Sustentável. Espera-se assim gerar ganhos sociais, econômicos, ambientais para as organizações e sociedade. O DESCOR defende e apoia os 17 ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Palavras-chave: Consumo sustentável; Consumo consciente; Desenvolvimento sustentável; Empreendedorismo feminino; Comportamento do consumidor; Comportamento das organizações; e Estado e sociedade.
  • Linha de pesquisa 02: Estratégias, Organizações e Métodos Quantitativos de Apoio à Tomada de Decisão.
    • O objetivo da linha de pesquisa Estratégias, Organizações e Métodos Quantitativos de Apoio à Tomada de Decisão é de analisar e verificar no campo da estratégia, a aplicação de teorias e metodologias a favor da eficiência e eficácia das organizações, tendo em vista o benefício sustentável dos negócios. Assim, espera-se contribuir para a sociedade proporcionando longevidade nas relações empresariais, parcerias públicas-privadas e respeito ao meio ambiente. O DESCOR apoia e defende os ODS da ONU. Palavras -chave: Estratégia; Organizações; Tomada de decisão; Desenvolvimento sustentável.

As linhas de pesquisas acima relacionadas, a partir de 2019, necessariamente deverão estar ligadas aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela ONU.

TEORIAS DE BASE

Os temas de interesse a seguir do DESCOR (esses temas devem ter ligação com teorias do comportamento do consumidor e marketing, como marketing social, consumo, Theory of Planned Behavior (TPB), consumo hedônico e utilitário, Transformative Consumer Research (TCR), a construção de uma TCDS – Teoria Crítica do Desenvolvimento Sustentável.

As teorias citadas devem estar intimamente ligadas aos (ODS) – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, formando os Grupos de Trabalho (GT), sendo estes compostos pelos mestrandos e pesquisadores do Descor:

  1. GT1: Comportamento do consumidor/consumo ligado a erradicação da pobreza
  2. GT2: Comportamento do consumidor/consumo ligado a fome zero e a agricultura sustentável
  3. GT3: Comportamento do consumidor/consumo ligado a saúde e bem estar
  4. GT4: Comportamento do consumidor/consumo ligado a educação de qualidade e empreendedorismo feminino
  5. GT5: Comportamento do consumidor/consumo ligado a igualdade de gênero
  6. GT6: Comportamento do consumidor/consumo ligado a água potável e saneamento
  7. GT7: Comportamento do consumidor/consumo ligado a energia limpa e acessível
  8. GT8: Comportamento do consumidor/consumo ligado a trabalho decente e crescimento econômico
  9. GT9: Comportamento do consumidor/consumo ligado a indústria, inovação e infraestrutura
  10. GT10: Comportamento do consumidor/consumo ligado a redução das desigualdades
  11. GT11: Comportamento do consumidor/consumo ligado a cidades e comunidades sustentáveis
  12. GT12: Comportamento do consumidor/consumo ligado a consumo e produção responsáveis
  13. GT13: Comportamento do consumidor/consumo ligado a ação contra a mudança global do clima
  14. GT14: Comportamento do consumidor/consumo ligado a vida na água
  15. GT15: Comportamento do consumidor/consumo ligado a vida terrestre
  16. GT16: Comportamento do consumidor/consumo ligado a paz, justiça e instituições eficazes
  17. GT17: Comportamento do consumidor/consumo ligado a parcerias e meios de implementação