Disciplina: DCC065 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Créditos: 4
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
Ementa | - Definição de objetos gráficos planares - Modelos de Geometria - Estudo da Cor - Modelagem de objetos e construção de cenas 3D - Visualização da cena - Cenário Virtual - Câmera Virtual - Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis - Iluminação - Técnicas de Mapeamento de Texturas - Animação |
Conteúdo | 1. Definição de objetos gráficos planares 2. Modelos de Geometria 3. Estudo da Cor 4. Modelagem de objetos e construção de cenas 3D 5. Visualização da cena 6. Cenário Virtual 7. Câmera Virtual 8. Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis 9. Iluminação 10. Técnicas de Mapeamento de Texturas 11. Animação |
Bibliografia | FOLEY, J et al.. Computer graphics - principles and practice. 2ª Edição, Editora Addison-Wesley, 2010. HEARN, D., Baker, M. P. e Carithers, W. Computer Graphics with OpenGL. 4ª Edição, Prentice Hall, 2010. SHIRLEY, P. et al. Fundamentals of Computer Graphics. 3ª Edição, Editora AK Peters, 2009. |
Bibliografia (continuação) | |
Bibliografia complementar | AZEVEDO, E. e CONCI, A. Computação Gráfica - Teoria e Prática. Editora Elsevier, 2003. BURDEA, G., COIFFET, P. Virtual Reality Technology, Wiley, (2nd Edition). New York, 2003. GONZALEZ, R, WOODS, R. Processamento Digital de Imagens, 3ª Edição, Pearson, 2010. SHREINER, Dave. OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL. 5ª edição. Addison-Wesley. 2006. VINCE, J. Mathematics for Computer Graphics. Springer, 2005. |
Departamento de Ciência da Computação
E-mail:secretaria.dcc@ice.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3327
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Ciências Exatas – ICE
Departamento de Ciência da Computação – DCC
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário
Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG
CEP: 36036-900