UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: 1248004 - FUNDAMENTOS E CONCEITOS DE DESIGN INSTRUCIONAL

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Conceituação e Contextualização do Design Instrucional. Etapas e Agentes do Processo de Design Instrucional. Modelos do Design Instrucional. Fundamentação do Design Instrucional. Principais Mídias Instrucionais.
Conteúdo 1. Conceituação e Contextualização do Design Instrucional
Conceito de design instrucional (DI), ensino a distância (EAD), blended learning, e-learning, educação on-line e a relação entre esses conceitos. Crescimento do DI. Relação do DI com o desenvolvimento acelerado das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A história do design instrucional. Possíveis áreas de atuação de design instrucional. Competências necessárias para a atividade de designer instrucional. A importância da utilização das TICs na atividade de designer instrucional.
2. Etapas e Agentes do Processo de Design Instrucional
Etapas (análise e planejamento, análise de conteúdo, mapas instrucionais etc.) e produtos (plano instrucional básico, relatório de análise de conteúdo, mapa instrucional etc.) do processo de design instrucional. Agentes (gestores de projeto, coordenadores de conteúdo, conteudistas etc.) do Processo de Design Instrucional. Papel do autor no processo de DI.
3. Modelos do Design Instrucional
Os diferentes modelos instrucionais: Dick e Carey, ADDIE, Kemp, Morrison e Ross etc. Comparação do modelo genérico de análise de sistemas com os modelos instrucionais.
4. Fundamentação do Design Instrucional
Recursos Instrucionais (ferramentas de comunicação, TICs). Táticas instrucionais (pré-instrucionais, pós-instrucionais, expositivas, interativas, avaliativas etc.). Estratégias instrucionais (de apresentação, de interação, de avaliação).
5. Principais Mídias Instrucionais
Midias Textuais. Mídias Digitais. Indicação de uso prático das mídias.
Bibliografia FILATRO, A. DESIGN INSTRUCIONAL NA PRÁTICA . Editora: Pearson / Prentice Hall ISBN-10: 8576051885 ISBN-13: 9788576051886, Edição 1, 192 pag, 2008.
FILATRO, A. DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SENAC ISBN-10: 8573599324 3ª Edição, 216 pag. 2011.
MORRISON, G., ROSS, S., KEMP, J., KALMAN, H. DESIGNING EFFECTIVE INSTRUCTION. John Wiley & Sons, Inc. 6th Edition. 2011.
Artigos publicados em revistas e anais de eventos da área como SBIE, RIBIE, Congresso da ABED, ESUD, entre outros.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar