UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: CRE058 - RELIGIÃO E EDUCAÇÃO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

Ementa Análise das relações entre religião e educação a partir da discussão de questões epistemológicas, políticas e sociais. Estudo da trajetória do ensino religioso nas escolas com ênfase na legislação educacional e nas experiências curriculares. Reflexões a respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino Religioso e suas relações possíveis com a(s) Ciência(s) da Religião. Problematizações em torno de temas como pluralismo religioso e tolerância religiosa no exercício do ensino religioso nos Estados laicos
Conteúdo 1- Ensino religioso: legislações, modelos e percursos em experiências nacionais e estrangeiras
2- A religião na sala de aula: propostas curriculares, experiências e estudos de caso
3- Dilemas epistemológicos do Ensino religioso: debates teóricos e proposições
4- A(s) Ciência(s) da Religião e a fundamentação teórica e metodológica do Ensino Religioso
5- Ensino religioso e laicidade do Estado: pluralismo religioso e tolerância religiosa no ambiente escolar
Bibliografia BOURNIQUE, J. A pedagogia do herói: ensino religioso de 12 a 14 anos. Petrópolis: Vozes,1968
COELHO, Maria Efigênia Daltro. Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa: integração e relação na compreensão do Ensino Religioso. Mestrado Profissionalizante em Teologia. Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2009.
DAWSON, Christopher. La crisis de la educacion occidental. Madri: Rialpe, 1962.
RECH, Vilma Tereza. Pluralismo religioso: diálogo e alteridade no ensino religioso. Porto Alegre: Dissertação de mestrado em Teologia. PUC: Rio Grande do Sul, 2009.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BIACA, V. O sagrado no ensino religioso. Curitiba: Seed, 2006.
CARON, L. (org.) O ensino religioso na nova LDB. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
COSTELLA, Dominico & OLIVEIRA, Edinilson. T. Epistemologia do Ensino Religioso. Religião & Cultura, v. 6, n. 11, p. 43-56, 2007.
DEBRAY, R. L¿enseignement du fait religieux dans l¿école laique: rapport au ministre de l¿education nationale. Paris: Odile Jacob, 2002.
JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O ensino religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. Tese de Doutorado, Universidade Pontifícia Selesiana de Roma, 2000.
______. Et alli. Encantar: uma prática pedagógica do ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2003.
NESBITT, Eleanor. Children and the world to come: the views of children aged 8 to 14 years on life after death. Religion today, n 8, v. 3, p. 10-14, 1993.
______. Researching 8 to 13 years olds. Perspectives on their experience of religion¿. In: A. Lewis & G. Lindsay (eds.). Researching children´s perspectives. Buckingham: Open University Press, 2000.
PIRES, Flávia. Tornando-se adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, 2010, p. 143-164.
SENA, Luzia. Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo. Paulinas, 2006.
SOARES, Afonso Maria Ligório. Ciência da Religião, ensino religioso e formação docente. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, set., 2009.
STEIL, Carlos Alberto. O ensino religioso na sociedade plural. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 50-52, ago. 1996.
Voltar

Departamento de Ciência da Religião