UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: CRE055 - RELIGIÃO E PSIQUE

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

Ementa A disciplina objetiva relacionar a ciência da religião com a ciência da psique humana. Desde as mais antigas tradições da história do pensamento ocidental buscou-se compreender as possíveis implicações recíprocas entre ambos os assuntos: de um lado, o efeito da religião sobre a vida anímica, seja em sentido positivo, como empoderamento, transformação, fonte de sentido e, em sentido negativo, enquanto fonte de psicopatologias; e de outro, em sentido inverso, a influência da psique sobre a religião, enquanto raiz de vivências religiosas, em sentido positivo, como expansão da consciência, intuição do mistério, resposta às questões ontológicas e existenciais e, em sentido negativo, como projeção, compensação e distorção da realidade. Com o desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Psicologia da Religião, a partir de autores e escolas de diversos matizes, reuniram-se uma série de conhecimentos fundamentados e que permitem uma compreensão de diferentes aspectos desta relação ambivalente e de influência mútua. Estudando a religião com profundidade, é possível conhecer melhor os seus efeitos sobre a psique humana; estudando com profundidade a psique, é possível conhecer melhor os seus efeitos sobre a religião.
Conteúdo A disciplina objetiva relacionar a ciência da religião com a ciência da psique humana. Desde as mais antigas tradições da história do pensamento ocidental buscou-se compreender as possíveis implicações recíprocas entre ambos os assuntos: de um lado, o efeito da religião sobre a vida anímica, seja em sentido positivo, como empoderamento, transformação, fonte de sentido e, em sentido negativo, enquanto fonte de psicopatologias; e de outro, em sentido inverso, a influência da psique sobre a religião, enquanto raiz de vivências religiosas, em sentido positivo, como expansão da consciência, intuição do mistério, resposta às questões ontológicas e existenciais e, em sentido negativo, como projeção, compensação e distorção da realidade. Com o desenvolvimento da pesquisa acadêmica em Psicologia da Religião, a partir de autores e escolas de diversos matizes, reuniram-se uma série de conhecimentos fundamentados e que permitem uma compreensão de diferentes aspectos desta relação ambivalente e de influência mútua. Estudando a religião com profundidade, é possível conhecer melhor os seus efeitos sobre a psique humana; estudando com profundidade a psique, é possível conhecer melhor os seus efeitos sobre a religião.
Bibliografia ALETTI, Mario. A figura da ilusão na literatura psicanalítica da religião. Psicologia USP, 2004, 15(3), p. 163-190.
ALVES, Rubem. O que é religião? São Paulo: Loyola, 1999. 126p.
BELZEN, Jacob A. van. Constituição histórica da Psicologia Científica da Religião. In: PASSOS, J. D. et USARSKI, F. (Orgs.) Compêndio de Psicologia da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013. P. 319-331.
DREWERMANN, Eugen. Religião para quê? São Leopoldo: Sinodal, 2004.
DALGALARRONDO, Paulo. Religião, psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ERIKSON, E. H. e ERIKSON, J. O ciclo da vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FRAAS, Hans-Jürgen. A religiosidade humana. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão e outros. Edição Standard Brasileira Completa das Obras Psicológicas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro, Imago, 1996.
HILMAN, James. Uma busca interior em Psicologia da Religião. São Paulo: Paulus, 1984.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia ocidental e oriental. Petrópolis: Vozes, 1983.
KÜNG, Hans. Freud e a questão da religião. Campinas: Verus, 2006.
NOÉ, Sidnei Vilmar. A vocação sublime... Psicologia USP. Vol. 21, no. 1-2010. P. 165-182.
PAIVA, Geraldo. Ciência, Religião, Psicologia: Conhecimento e Comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(3), pp. 561-567. São Paulo: USP, 2002.
PAIVA, Geraldo. Estudos psicológicos da experiência religiosa. Temas em Psicologia, 1998, Vol. 6, n. 2, p. 153-160.
RIEMANN, Fritz. Formas básicas de la angustia. Barcelona: Herder, 1996.
RIZZUTO, Ana-Maria. Por que Freud rejeitou Deus? São Paulo: Editora Loyola, 2002.
VALLE, Edênio. Psicologia e experiência religiosa. São Paulo: Loyola, 1998.
VERGOTE, Antoine et al. Entre a necessidade e o desejo. Diálogos da Psicologia com a Religião. São Paulo: Loyola, 2001.
UTSCH, Michael. Tarefas e limites da psicologia da religião: uma perspectiva dialogal. Numen, v. 16, n. 2, p. 539-555
WINNICOTT, Donald Woods. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
WONDRACEK, Karin H. K. O futuro e a ilusão. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar Em aberto
Voltar

Departamento de Ciência da Religião