UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: CRE049 - NOVAS EXPRESSÕES RELIGIOSAS

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

Ementa Portadora de várias denominações, ¿nova era¿, ¿novas expressões religiosas¿, ¿nova consciência religiosa¿, ¿neo-esoterismos¿, ¿religiosidades do self¿, esta sensiblidade religiosa contemporânea que eclodiu nos anos 1980 tem como característica marcante a desinstitucionalização, podendo ser resumida na já célebre frase de Gracie Davies ¿believe without belong¿ (crer sem pertencer). A disciplina busca estudar o fenômeno associando-o às transformações societárias ligadas à crise da modernidade e à chamada ¿pós-modernidade¿ com seu corolário de fragmentação, do fim das grandes narrativas (Lyotard), da hiper-individualização e da reflexividade (Giddens). Visa estabelecer o ethos, a identidade fluida e as principais características desse movimento que se propaga através das redes, do nomadismo, do hibridismo-sincretismo a partir das grandes religiões universais (principalmente as orientais) e do consumo
Conteúdo - Interpretação da ¿nova consciência religiosa¿ dentro dos marcos da crise da modernidade e de suas consequências,
- Histórico da ¿nova consciência religiosa¿ buscando suas origens na contracultura dos anos 1960 e numa releitura dos movimentos esotéricos do século XIX como a Teosofia.
- Investigação dos conceitos nativos chave da ¿nova consciência religiosa¿: holismo, energia, consciência , espiritualidade.
- Interpretação das crenças e práticas do movimento como a dimensão da consciência/mente, da não-pertença e do nomadismo, da busca de cura e bem estar espiritual associada ao consumo na chave da subjetividade individualista e reflexividade.
- Dinâmica do holismo, do místico e do individualismo no ethos e na cosmologia ¿new age¿.
- Interpretação sobre a ética ecológica do movimento e sua associação com o holismo.
- Estudo sobre a parte sociológica da reprodução do movimento: redes, comunidades, centros holísticos e terapêuticos, workshops, festivais e feiras, terapeutas e gurus, ¿mercado de bens simbólicos¿ e o consumo.
- Interpretação sobre o sincretismo cultural/religioso do movimento envolvendo as grandes tradições religiosas e culturais.
Bibliografia AMARAL, Leila. Carnaval da alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova Era. Petropolis: Vozes. 2000.
CAROZZI, Maria Julia (org.). A Nova Era no Mercosul. Petropolis: Vozes, 1999.
MAGNANI, José Guilherme. Mystica Urbe: um estudo antropológico sobre o circuito neo-esotérico na metrópole. São Paulo: Studio Nobel, 1999.


Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar AMARAL, Leila. "Nova Era: um movimento de caminhos cruzados". In: Nova Era: um Desafio para os Cristãos. São Paulo, Paulinas, 1994, p.11-49.
__________. ¿Os errantes da Nova Era e sua religiosidade caleidoscópica¿. Cadernos de Ciências Sociais, vol.3, n.4, 1993, pp. 19-31.
BELLAH, Rorbet N. ¿A nova consciência religiosa e a crise da modernidade¿. Religião e Sociedade 13/2, 1986, pp: 18-37.
CHAMPION, Françoise. ¿Les sociologues de la postmodernité et la nébuleuse mystique-ésotérique¿¿ Archives des sciences sociales des religions, 67/1, 1989, pp.155-169.
D'ANDREA, Anthony. "A 'Nova Era' no Brasil: New Age, Espiritismo e Cultura Psicológica". In: O Self Perfeito e a Nova Era. Individualismo e Reflexividade em Religiosidades Pós-Tradicionais. Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, IUPERJ, 1996, pp. 187-196.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp. 1990.
HEELAS, Paul. The New Age movement. Oxford : Blackwell, 1996.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna.. Rio de Janeiro: José Olimpio editora, 1998.
SOARES, Luís Eduardo. ¿Religioso por natureza: cultura alternativa e misticismo ecológico no Brasil. In: Leilah Landim (org.) Sinais dos Tempos: tradições religiosas no Brasil, Rio de Janeiro: ISER, 1989, pp.121-144.
TAVARES, Fátima Regime Gomes. Alquimias da Cura: um estudo sobre a rede alternativa no Rio de Janeiro. Tese de Doutoramento, PPGSA/IFCS/UFRJ, 1998.
Voltar

Departamento de Ciência da Religião