UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: CRE019 - FILOSOFIA DA RELIGIÃO II

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

Ementa FILOSOFIA DA RELIGIÃO II
CRÉDITOS: 04
A disciplina se estrutura a partir de uma seleção de temas relevantes da Filosofia da Religião a serem trabalhados com a leitura e discussão de textos de alguns pensadores contemporâneos. A leitura desses textos terá como norte o estabelecimento e definição de problemas fundamentais da Filosofia da Religião bem como de seus possíveis encaminhamentos e consequências. Serão aprofundadas as relações entre: religião e existência, como elaborada por Kierkegaard, e seus desdobramentos; a fé e sua conceituação, a partir de Paul Tillich, e seus desdobramentos; cristianismo e vida, e o problema da morte de Deus, com Nietzsche, e seus desdobramentos; religião, secularização e pós-modernidade, a partir de Vattimo, e seus desdobramentos.
Conteúdo Religião e existência - Kierkegaard
Filosofia e Cristianismo - Kierkegaard
Razão, fé e moralidade - Kierkegaard
O problema da conceituação de fé - Tillich
Fé, símbolo e linguagem - Tillich
Fé e conhecimento - Tillich
Fé e a integração/desintegração do humano - Tillich
Cristianismo, vida e a morte de Deus - Nietzsche
Religião, secularização e pós-modernidade - Vattimo
Bibliografia KIERKEGAARD, Søren A. Migalhas Filosóficas: ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Trad. de Ernani Reichmann e Alvaro L. M. Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Diário de um Sedutor; Temor e Tremor; O Desespero Humano. Trad. de Carlos Grifo, Maria José Marinho, Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo: maldição ao cristianismo: Ditirambos de Dionísio. Trad. notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
ROOS, Jonas. Religião e estilo literário na obra de Kierkegaard (capítulo de livro no prelo).
TILLICH, Paul. Dinâmica da fé. Trad. de Walter O. Schlupp. 5 ed. São Leopoldo: Sinodal, 1996.
VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade. Trad. de Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar ALVES, Rubem. O que é religião. Ars Poética: São Paulo, 1996.
CORETH, Emerich. Deus no pensamento filosófico. Trad. de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. São Paulo: Loyola, 2009.
GARDINER, Patrick. Kierkegaard. Trad. de Antônio Carlos Vilela. São Paulo: Edições Loyola, 2001. (Mestres do Pensar).
HICK, John. Curso moderno de filosofia da religião. Trad. de Therezinha Alvim Cannabrava. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
PENZO, Giorgio. Friedrich Nietzsche (1844-1900): o divino como problematicidade. In: PENZO, Giorgio; GIBELLINI, Rosino (Orgs.) Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
ROOS, Jonas. Razão e fé no pensamento de Søren Kierkegaard: o paradoxo e suas relações. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2006.
SALAQUARDA, Jörg. Nietzsche and the judaeo-christian tradition. In: MAGNUS, Bernd; HIGGINS, Kathleen M. (Eds.). The Cambridge companion to Nietzsche. Cambridge: Cambriidge University Press, 2007.
SAVIAN Filho, Juvenal. Deus. São Paulo: Globo, 2008.
TILGHMAN, B.R. Introdução à filosofia da religião. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1996.
Voltar

Departamento de Ciência da Religião