UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2003083 - FILOSOFIA E TEOLOGIA

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

Ementa disciplina visa estabelecer, histórica e sistematicamente, as bases dos diálogos e/ou disputas entre filosofia e teologia na tradição européia e ocidental em sentido amplo. A abordagem concentra-se, no geral, na análise hermenêutica dos vários autores e sistemas em diálogo ou disputa. Aplica-se também, para testar tal análise, à discussão conceitual específica dos filosofemas e teologúmenos relativos ao problema e ao locus de Deus. Objetivo deste estudo é, através de programas sempre novos, ligados à pesquisa em andamento,estabelecer convergências e divergências de método e conteúdo entre a tradição da teologia filosófica e a tradição da dogmática (respectivamente, da teologia sistemática) no tocante ao locus de Deus. Objeto da análise serão textos de filósofos, de um lado, e de teólogos cristãos, de outro.
Conteúdo O curso abordará conceitos relevantes da Filosofia da Religião a partir do estudo da obra fundamental do filósofo e teólogo alemão Paul Tillich, sua Teologia sistemática. O curso acompanhará a estrutura desta obra em suas cinco partes. Em cada parte será discutido um conceito filosófico relevante na história do pensamento ocidental, um conceito teológico e, fundamentalmente, a relação entre ambos, a saber: 1) Razão e Revelação; 2) O ser e Deus; 3) A existência e o Cristo; 4) A vida e o Espírito; 5) A história e o Reino de Deus.
Bibliografia TILLICH, Paul. Teologia sistemática. 5 ed. revista. Trad. de Getúlio Bertelli e Geraldo Korndörfer. Revisão de Enio Mueller. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
PANNENBERG, W. Filosofia e teologia.Tensões e convergências de uma busca comum. São Paulo: Paulinas, 2008.
DERRIDA, Jacques/VATTIMO, Gianni (editores). A Religião. São Paulo, Edições Liberdade, 2000.

Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Departamento de Ciência da Religião