UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

3. TCC

Você está em: Para Alunos > 3. TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido na disciplina EST084 – Monografia em Estatística, num total de 120 horas (para os discentes do currículo anterior, 12010, é a disciplina EST052 – Monografia,em Estatística, com um total de apenas 60 horas). A matrícula nessa disciplina é efetuada apenas pela Coordenação, sendo necessária a aprovação prévia do projeto do TCC que deve ser submetido no prazo estipulado pela Coordenação.

Regulamento para Monografia do Curso de Estatística

 

A elaboração, defesa e entrega do Trabalho de Conclusão do curso de Estatística, devem estar de acordo com o estabelecido na Resolução Nº 02/2018, em consonância com o artigo 53º do RAG – Regulamento Acadêmico da Graduação.

 

Excepcionalmente, enquanto perdurar a suspensão de atividades presenciais na UFJF, haverá a modalidade de apresentação remota dos TCCs, com vistas a assegurar a segurança de discentes e docentes. O Protocolo Operacional de Procedimentos para Apresentações de TCC de Forma Remota, elaborado pela ProGrad, regula esse formato. O agendamento da webconferência de defesa do TCC ocorre na seção 2 do formulário.

Instruções

PONTO DE PARTIDA – Inscrição na disciplina EST084 – Monografia em Estatística

Para se inscrever para a disciplina o aluno deve seguir a sequência:

  1. FAÇA O DOWNLOAD DO DOCUMENTO DE SUBMISSÃO DE INSCRIÇÃO – MONOGRAFIA EM ESTATÍSTICA, ENVIADO PELA COORDENAÇÃO POR E-MAIL;

  2. O DOCUMENTO ASSINADO POR DISCENTE E ORIENTADOR DEVE SER DIGITALIZADO;

  3. PREENCHA O FORMULÁRIO ONLINE, QUE TEVE SEU LINK TAMBÉM ENVIADO PELA COORDENAÇÃO POR E-MAIL, E FAÇA O UPLOAD DO DOCUMENTO CITADO ANTERIORMENTE .

 

DURANTE O DESENVOLVIMENTO

  1. Normas de formatação

Em caso de problemas ao formatar ou dúvidas, o acadêmico poderá contar com apoio dos funcionários das bibliotecas da UFJF marcando um atendimento pelo telefone pelo telefone (32) 2102-3751 ou pelo email atendimento.cdc@ufjf.edu.br.

Toda a normalização bibliográfica a qual a UFJF se baseia, está de acordo com as normas da ABNT. Há um Manual de Normalização que pode ser consultado.

 

1.1 Acerca de referências:

Existem serviços geradores de referências e manuais de elaboração que podem servir ao aluno.

 

 

 

1.2 Template

Acerca da formatação do trabalho como um todo, existem templates gentilmente fornecidos pela biblioteca da UFJF:

Templates em forrmato DOCX e LaTeX

 

ÀS VÉSPERAS DA DEFESA

Seção 1

Aproximando-se, enfim, a data da defesa a Coordenação do Curso de Estatística enviará aos orientadores o Formulário de Marcação de apresentação de monografia e entrega da documentação final. Neste formulário, em sua seção 1, orientador e discente devem verificar juntos as datas disponíveis para marcação de defesa. Cientes das datas e horários disponíveis, discente e orientador devem discutir com possíveis membros da banca data e horário que melhor atendem a todos. Tão logo cheguem a um consenso, a seção 2 do formulário deve ser preenchida e um E-mail deve ser enviado à coordenação pelo orientador, informando o nome do e matrícula do discente referido e solicitando confirmação.

 

FIQUE ATENTO:

Deve-se verificar um intervalo de horário em que no mínimo TRÊS horas estejam disponíveis.

 

Seção 2

Na seção 2 são exigidos informações acerca da banca, data e horários pretendidos. A seguir, os dados requisitados:

 

Dados do discente exigidos:

 

Dados de orientador e coorientador (se houver) exigidos:

 

Dados do trabalho exigidos:

 

Dados exigidos para cada um dos membros da banca:

 

Acerca da marcação, são exigidos:

 

É também requisitada a Declaração de Concordância em defender a tese remotamente por parte do discente.

Ao final do preenchimento da seção 2, um e-mail deve ser enviado à coordenação pelo orientador, informando o nome e a matrícula do discente referido e solicitando confirmação. O assunto do e-mail deve ser:

Marcação de defesa de monografia” – sem as aspas.

 

Caso haja deferimento, a coordenação responderá ao E-mail confirmando e, também, enviando ao professor o link, o usuário e a senha da sala de apresentação a ser utilizada no dia definido. Além disso, será encaminhada a Ata de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Estatística preenchida, os certificados de Participação na banca e o Termo de Autorização para publicação de trabalhos acadêmicos em formato eletrônico no Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF.

 

DURANTE A DEFESA

 

Ao final da apresentação deve acontecer a assinatura da ata, também disponibilizada por e-mail ao orientador, por parte dos envolvidos.

O orientador receberá um e-mail com as instruções finais, na conclusão delas, a seção 4 deve ser preenchida.

Importante:

Ao Orientando que não conseguir aprovação na disciplina Monografia em Estatística será permitida nova matrícula curricular, respeitando o tempo de integralização do curso, em que poderá ser realizado novo trabalho ou reformulação do anterior, de acordo com a anuência do orientador.

 

APÓS A DEFESA

Seção 3

Caso o Trabalho de Conclusão de Curso seja aprovado, deve acontecer a entrega da documentação listada a seguir:

 

Ao final do preenchimento da seção 3, a coordenação enviará ao e-mail do orientador os certificados de participação na banca.

 

 

Veja também: Monografias do curso.