UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

7. Estágio

Você está em: Para Alunos > 7. Estágio

O que é estágio?

É um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior (…) Art. 1º da Lei 11.788 de 25/09/2008.
Quais são os tipos de estágio?
O Estágio obrigatório é previsto na arquitetura curricular como uma disciplina obrigatória e, portando, na qual pressupõe matrícula específica e o atendimento de pré-requisitos. Sem ele o aluno não pode formar!
O Estágio não-obrigatório é o estágio em que a opção de participar é uma prerrogativa do próprio acadêmico. Em alguns casos, é possível efetivar a troca de parte da carga horária e disciplinas eletivas por horas de estágio, em um processo denominado flexibilização curricular.
O acadêmico deve, de acordo com o seu curso, consultar o Regulamento de Estágio para obter informações detalhadas sobre carga horária, possibilidade de realização, pré-requisitos, etc.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – UFJF

Introdução

O estágio pode ser o primeiro contato com o mercado de trabalho, onde o aluno terá a oportunidade de acumular experiências e pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. O estágio no curso de Estatística é de caráter não obrigatório, mas pode ser computado como créditos complementares na flexibilização curricular.

A Comissão Organizadora de Estágio (COE) da Estatística é responsável por delimitar as diretrizes que garantam ao aluno exercer funções condizentes com as áreas de atuação do profissional de Estatística.

As condições para a realização do estágio são:

OBS: Vale ressaltar que o estágio será cancelado caso haja reprovação na disciplina Monografia (EST084) pela segunda vez. Nos semestres subsequentes à iniciação do estágio, o aluno deverá estar frequente e seu IRA não poderá em hipótese alguma ser 10% (dez por cento) inferior àquele da data de início da atividade.

Passo a Passo

Passo a passo da homologação de estágio não obrigatório pelo discente

  1. Verificar se a empresa possui convênio com a UFJF

A empresa deve estar cadastrada no sistema da UFJF.

A consulta das instituições conveniadas para estágio pela UFJF pode ser feita através da aba Estágios no SIGA. (SIGA 3 Azul > Estágios > Cadastros Básicos > Concedente/Convênio)

Caso a parte concedente não tenha convênio com a UFJF e não haja agente de integração, é necessário que a instituição faça a proposta de convênio.

  1. Cadastrar estágio não obrigatório  

Não solicite a homologação do estágio caso a empresa ainda não possua cadastro, e lembre-se que o processo de homologação leva em torno de 40 (quarenta) dias. Assim, a data de início efetivo do estágio não poderá ser antes deste prazo.

Em seguida, cadastrar estágio não obrigatório no SIGA, preenchendo os dados solicitados, para análise e futura homologação. Em caso de dúvidas, siga o tutorial de cadastro de estágio no SIGA.

Ao definir a data de início de estágio, devem ser observados os prazos de tramitação da documentação e de assinatura dos documentos. Desta forma recomenda-se iniciar o processo no mínimo 30 dias antes da data prevista para o início do estágio. 

Se houver algum erro no preenchimento de dados, a Secretaria de Ensino e Currículo de Graduação da PROGRAD entrará em contato com o discente, que reenviará via SIGA para nova análise e o processo será reiniciado.  

  1. Preparação para a abertura do processo

Se não houver erros, o discente receberá um e-mail do SIGA com as seguintes orientações:

Em caso de dificuldade, fazer contato com o e-mail usuarioexterno.cat@ufjf.edu.br, pelo Whatsapp (32) 2102-3911 ou endereço de e-mail faleconosco@ufjf.edu.br

Após a conversão dos arquivos e do cadastro feito pelo discente e pelo representante da concedente no SEI/UFJF, enviar o e-mail para a COE do curso de Estatística.

  1. Enviar o documento para a Comissão Orientadora de Estágio (COE/Estatística)

Após a confirmação dos cadastros de usuário externo do discente e dos representantes da concedente, o aluno deve enviar e-mail à COE da Estatística solicitando a abertura do processo interno de homologação de estágio.

  1. Assinar documento

O discente, o supervisor, o representante da Concedente e o orientador devem então assinar o documento enviado pela COE. Acessar o processo. clicar na caneta e digitar a senha do SEI no campo indicado. Feitas as assinaturas, devem enviar e-mail à PROGRAD informando.

O discente deve comunicar à COE da Estatística quando todas as assinaturas estiverem efetuadas. 

  1. Baixar o PDF dos documentos.

Entrar no SEI/UFJF, clicar sobre o número do processo, selecionar os documentos “PROGRAD ESTÁGIO 01.1: Termo de Compromisso” e “PROGRAD ESTÁGIO 01.2: Plano de Atividades” e clicar no botão Gerar PDF (localizado na lateral direita superior da tela).

  1. Enviar os documentos gerados em PDF por e-mail para a Concedente
  1. Iniciar o estágio

Se tudo estiver correto, a COE da Estatística verificará as assinaturas e encaminhará o processo para a PROGRAD, que concluirá o processo e avisará o discente, através de e-mail.

Informações úteis:

E-mail da Coordenação: curso.estatística@ufjf.edu.br

Coordenador: Prof. Alfredo Chaoubah (In tempore)

 

E-mail da COE da Estatística: coe.estatistica@ice.ufjf.br

Presidente: Alfredo Chaoubah

 

[Link para download do tutorial de cadastro de estágio não obrigatório pelo discente no SIGA]

[Link para dowload do Procedimento Operacional Padrão – Homologação de Estágio]

Veja também: Formulários e Modelos.