UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Atividades Complementares

Você está em: Acesso rápido > Atividades Complementares

As Atividades Acadêmicas Complementares estruturam-se em forma de FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, em que é permitido ao discente optar por diversas alternativas de atividades acadêmicas, que constam na Seção 3.3 do Projeto Pedagógico do curso de Estatística (vide transcrição baixo da Tabela 2) e na Resolução 18/2002 do Conselho Setorial de Graduação. Os créditos reconhecidos serão computados como carga horária complementar do curso de Estatística. A Flexibilização Curricular está também regulamentada no RAG (Regulamento Acadêmico da Graduação), especialmente nos Artigos 1º (inciso XXI), Artigos 72 e 73. 

Ressalta-se que o objetivo das Atividades Acadêmicas Complementares é proporcionar a participação do discente na construção de seu currículo, por meio da produção e do contato com diversas formas do conhecimento

INSTRUÇÕES GERAIS:

  1. A solicitação de cômputo de atividades acadêmicas complementares se dará apenas por meio do preenchimento correto do Formulário de Cômputo de Créditos em Flexibilização Curricular (link de acesso abaixo) e do fornecimento da documentação comprobatória pertinente.

  2. O discente poderá submeter solicitação de cômputo de atividades complementares apenas durante o período de submissão determinado pela Coordenação do curso de Estatística. Terão prioridade de análise os discentes pertencentes ao grupo de formandos com colação de grau chancelada pela Coordenação.

  3. Toda solicitação de cômputo de atividade acadêmica complementar deve estar acompanhada de documento comprobatório correspondente válido, em que esteja especificada a  carga horária, período de realização da referida atividade e outras informações pertinentes à atividade, de acordo com o resumido na tabela abaixo.

  4. Estágios não obrigatórios, oficializados junto à Coordenação de Estágios da UFJF, possuem caráter não obrigatório no curso de Estatística, respeitando-se o estabelecido no Capítulo VII do RAG (Regulamento Acadêmico de Graduação).

  5. Apenas serão consideradas as participações em eventos e as publicações que estiverem registradas no Currículo Lattes do discente e do professor orientador do trabalho acadêmico em questão.

  6. Solicitações que não seguirem TODO o rigor apresentado nesta página irão para o fim da fila, podendo acarretar seu INDEFERIMENTO, a depender do grau de descumprimento apresentado.

  7. Qualquer solicitação duplicada de inclusão de atividade acarretará no cancelamento  de TODO o pedido anterior, perdendo a ordem de prioridade.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DO PEDIDO:

Antes do preenchimento do formulário, listamos a seguir alguns pontos importantes que devem ser considerados pelo discente:

  1. Durante o preenchimento do formulário, o discente deve fazer todas as solicitações correspondentes a cada semestre letivo de uma só vez, durante o preenchimento do mesmo formulário;

  2. Os documentos comprobatórios devem estar agrupados em um único arquivo PDF(ver o tutorial) que será submetido no final do preenchimento do formulário do pedido. O agrupamento dos documentos comprobatórios em arquivo PDF deverá obedecer a exata ordem de solicitação das atividades correspondentes. Os arquivos em desacordo com essa instrução perderão a prioridade;

  3. O sistema adotado não permite o preenchimento parcial de formulário. Recomenda-se que o discente tenha todo o material compratório preparado e formatado, mantendo um arquivo txt ou doc com as informações importantes já organizadas.

  4. Para análise da solicitação de créditos relacionada a publicação de artigo em periódico nacional ou estrangeiro; capítulo de livro ou livro, no Brasil ou no estrangeiro é obrigatório o fornecimento do ISSN (International Standard Serial Number) do periódico ou do ISBN (International Standard Book Number) do livro, conforme a publicação a ser considerada na análise. 

  5. É recomendado que todo aluno tenha uma conta na Plataforma Lattes, do CNPq, também conhecida como “Currículo Lattes”. Porém, especificamente no caso de publicação científica, participação em eventos científicos, apresentação de trabalhos em eventos científicos ou participação em equipe de projeto de pesquisa ou de iniciação científica, etc. é obrigatório o registro no Currículo Lattes (do discente e do professor orientador) de todas essas atividades.

Tabela 2: Quadro de Atividades Acadêmicas Complementares (pág. 18, PPC do curso de Estatística)

Atividades Acadêmicas Curriculares

Créditos ou Carga Horária por período letivo

Documentos requeridos

Atividades de iniciação à docência ou de treinamento profissional

4 créditos

Histórico escolar

Atividades de iniciação à pesquisa

4 créditos

Certificado expedido pela PROPP

Atividades iniciação à extensão

4 créditos

Certificado expedido pela PROEXC

Estágio Curricular

4 créditos

Atestado da UFJF que certifique que o estágio cumpre os requisitos legais.

Grupos de Estudo

2 créditos

Projeto de formação e ingresso do grupo de estudo aprovado previamente pelo Colegiado, acompanhado de atestado de participação e aproveitamento.

Participação em eventos

Congressos

Apresentação de trabalhos

1 crédito

Certificado de participação com apresentação de trabalho, constando nome e data do evento e devidamente reconhecido pela organização do mesmo.

Organização

1 crédito

Certificado de participação  na organização do evento, constando nome e data do mesmo, devidamente reconhecido por uma organização reconhecida pela universidade ou declaração de um organização patrocinadora

Participação

Proporcional à carga horária, limitando-se a 1 crédito

Certificado de participação e constando nome e data do evento, carga horária e devidamente reconhecido pela organização do evento.

Seminários

Colóquios

Simpósios

Encontros

Festivais

Palestras

Exposições

Oficinas

Cursos de curta duração

Outros (a serem definidos pelo Colegiado de Curso ou Conselho de Unidade e homologados pela Pró-Reitoria de Graduação)

Certificado de participação e constando nome e data do evento, carga horária, devidamente reconhecido pela organização do evento e homologados pela Pró-Reitoria de Graduação

Publicações

Trabalho completo publicado em anais de congresso científico nacional

Anais com câmara editorial de revisão.

2 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador acadêmico do trabalho, comprovação por meio da url do trabalho nos anais oficiais do evento ou cópia do trabalho, no formato estabelecido pelo evento, acompanhado por documento de aceitação do trabalho. Informar url da composição de câmara editorial de revisão ou declaração do orientador acadêmico.

Trabalho completo publicado em anais de congresso científico internacional

3 créditos

Artigo em periódico especializado nacional com corpo editorial externo.

Revista indexada (ISSN)

3 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do DOI do artigo ou cópia do artigo no formato do periódico, acompanhado por documento de aceitação do trabalho. Informar url da composição do corpo editorial externo. 

Artigo em periódico especializado estrangeiro com corpo editorial externo.

4 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do DOI do artigo ou cópia do artigo no formato do periódico, acompanhado por documento de aceitação do trabalho. Informar url da composição do corpo editorial externo.

Artigo de divulgação científica, técnica e artística publicado em jornal ou periódico não indexado

1 crédito

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do DOI do artigo ou cópia do artigo no formato do periódico, acompanhado por documento de aceitação do trabalho.

Livro publicado no País

ISBN ou editora com conselho editorial

6 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do livro ou cópia da capa e das páginas iniciais até a ficha catalográfica do livro. Informar url da composição do corpo editorial.

Capítulo de livro publicado no País

4 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do livro ou cópia da capa e das páginas iniciais até a ficha catalográfica do livro e as páginas inicial e final do capítulo. Informar url da composição do corpo editorial.

Livro publicado no Exterior

8 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do livro ou cópia da capa e das páginas iniciais até a ficha catalográfica do livro. Informar a url da composição do corpo editorial.

Capítulo de livro publicado no exterior

6 créditos

Registro no Lattes do discente e do professor orientador do artigo e comprovação por meio da url do livro ou cópia da capa e das páginas iniciais até a ficha catalográfica do livro e as páginas inicial e final do capítulo. Informar a url da composição do corpo editorial.