UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Perguntas frequentes

Você está em: Matrícula > Perguntas frequentes

 

1. Sou aluno de primeiro período, devo fazer matrícula? E quando sai minha grade de horários?

Alunos de primeiro período possuem sua matrícula realizada pelo CDARA, não sendo necessário intervenção do aluno. Contudo, no começo do período, é necessário que o aluno confirme sua matrícula na Central de Atendimento para informar à UFJF que o aluno irá realmente preencher a vaga que teve direito via vestibular. A grade de horários estará disponível através do SIGA somente na semana anterior ao começo do período letivo.

 

2. Por que a disciplina que eu me reprovei no semestre passado não está sendo oferecida este período no turno do meu curso? Isso vai atrasar minha formatura?

Os departamentos oferecem disciplinas com vagas para a Ciência da Computação somente no semestre em que a disciplina consta na grade do curso. Por exemplo, a disciplina de Estrutura de Dados é uma disciplina obrigatória do segundo período do curso noturno e, por isso, esta é oferecida no turno noturno sempre no primeiro semestre do ano. Já para o curso diurno (via Ciências Exatas), esta disciplina é oferecida no segundo semestre do ano. Ou seja, para as disciplinas obrigatórias, se o aluno do curso noturno se reprovou em uma disciplina, ela somente será oferecida novamente no turno da noite, obrigatoriamente, um ano depois. Para os alunos que possuem disponibilidade de cursar disciplinas fora do seu turno, é possível cursar aquela disciplina em que foi reprovado em outro turno logo no semestre seguinte à reprovação. Contudo, é necessário que exista vaga na disciplina. Se o aluno não conseguiu vaga ou não poderá cursar a disciplina em outro turno, então pode-se aproveitar o espaço no horário para adiantar disciplinas de períodos posteriores do seu curso, desde que estas não possuam pré-requisitos ou o aluno já tenha sido aprovado nos seus pré-requisitos. Esta é a única forma do aluno não atrasar a sua formatura por conta de reprovação em disciplinas.

 

3. Estou nos primeiros períodos do curso e quero adiantar uma disciplina que consta na grade como sendo do meio ou final do curso. Posso cursar essa disciplina? Vou ser reprovado nela?

Algumas disciplinas constam na grade do curso em períodos mais tardios mas não possuem pré-requisitos. Essas disciplinas podem ser cursadas a qualquer momento. Elas estão em períodos mais tardios somente por uma questão de espaço na grade. Se não há pré-requisito na disciplina ou se o aluno já cursou seus pré-requisitos, este possui toda condição de cursar e ser aprovado na disciplina.

 

4. Vou começar minha monografia neste período mas não tem turma pra disciplina DCC110 – Monografia Final em Computação no SIGA. Como faço para me matricular?

Leia as instruções no link “Monografia” no menu ao lado.

 

5. Quero adiantar créditos e vi que a disciplina Metodologia Científica em Computação é uma boa candidata. Vale a pena eu cursá-la?

Não!!! Essa disciplina serve para o aluno planejar a sua monografia. Então, para fazer Metodologia Científica em Computação o aluno precisa ter um orientador e já ter um tema de monografia pensado. O objetivo da disciplina é o aluno começar a estudar sobre o seu tema de pesquisa para monografia, fazer um cronograma inicial de trabalhos, analisar as dificuldades, etc. Se você não fará Monografia logo no semestre seguinte, então não se matricule em Metodologia Científica em Computação.

 

6. Quero fazer estágio, como validar os créditos?

O curso só prevê estágios supervisionados, o que significa que o aluno deve estar matriculado na disciplina de estágio. Estágio é uma disciplina, o que significa que há um professor orientador e uma nota será atribuída no final do estágio. O aluno deve se matricular todo semestre na disciplina. Contudo, antes de se matricular na disciplina de estágio, verifique as normas de estágio do curso (link no menu ao lado).

 

7. Como eu posso conseguir créditos de Atividade Curricular Eletiva?

Atividades Curriculares Eletivas fazem parte da Flexibilização Curricular descrita no RAG. Dentre as atividades que valem como atividades curriculares eletivas estão a participação em eventos, grupos de estudo, participação em GET/PET, iniciação científica, treinamento profissional, monitoria, etc. Para pedir créditos dessas atividades, é necessário ir na Secretaria da Coordenação munido de comprovante (declaração do orientador ou certificado) descrevendo a natureza da atividade, título do projeto, período e carga horária. Ao chegar na coordenação, informe que você quer fazer aproveitamento de créditos em Atividades Curriculares Eletivas. Vale ressaltar que o RAG determina uma creditação máxima por semestre, o que significa que o aluno pode ter feito 1 ou 15 minicursos no mesmo semestre, será contabilizado somente o máximo permitido pelo RAG para essa atividade, que é de 1 crédito no período. Importante: faça o pedido de aproveitamento tão logo a atividade tenha se encerrado (final do minicurso, final da bolsa, etc), pois pode demorar um pouco para a CDARA conceder os créditos solicitados. Veja a tabela de creditação aprovada pelo Colegiado de Curso.

 

8. Qual a diferença entre disciplinas eletivas e opcionais (ou optativas)?

Disciplinas eletivas são disciplinas não obrigatórias que estão previstas no Plano Pedagógico do Curso como sendo disciplinas para complementação da formação do aluno dentro de algum perfil de atuação para o egresso de Ciência da Computação. Assim, são disciplinas eletivas somente as disciplinas prevista no Plano do Curso. Disciplinas optativas são quaisquer disciplinas oferecidas na UFJF e possuem o objetivo de incentivar uma formação universal do egresso. Ou seja, o aluno pode utilizar disciplinas optativas para cursar outros assuntos do seu interesse, como língua estrangeira, economia, educação física, cinema, etc. Como disciplinas optativas são quaisquer disciplinas oferecidas na UFJF, então disciplinas eletivas podem contar como optativas também.

 

9.  Fui aluno de outro curso da UFJF ou outra IES e gostaria de aproveitar as disciplinas que eu cursei, o que eu faço?

O pedido de aproveitamento de créditos deve ser feito diretamente na Central de Atendimento da UFJF no período determinado pelo Calendário Acadêmico. O aproveitamento de créditos está sujeito à análise da ementa da disciplina que foi cursada, da aprovação na mesma e da carga horária.