UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Processo de Matrícula

Você está em: Matrícula > Processo de Matrícula

Onde fazer a matrícula

A matrícula na UFJF é feita através do SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, usando qualquer tipo de computador ligado à internet com um navegador instalado.

Etapas da matrícula

A matrícula é feita pelos alunos em várias etapas, antes do início de cada semestre letivo.

Disciplinas, Turmas e Horários

Para verificar o horário das disciplinas do período, acesse o Plano Departamental do Departamento que oferece a disciplina que você deseja cursar. O Plano está disponível no SIGA no link ENSINO. Por exemplo, disciplinas da computação são oferecidas pelo DEP DCC, disciplinas de Idiomas são oferecidas pelo DEP UNI – UNIVERSALIZAÇÃO, disciplinas como Cálculo e Geometria Analítica estarão em DEP MAT, e assim por diante.

Regras para os cursos 35A e 65C

A matrícula nos cursos da Ciência da Computação segue as seguintes regras:

O limite de créditos em que se pode matricular é 32 por semestre letivo.

Matriculas em disciplinas com coincidência de horários serão canceladas.

Matrículas em disciplinas sem que seus pré-requisitos tenham sido cursados serão canceladas.

Perguntas e Respostas Frequentes

Sou aluno do curso noturno e gostaria de me matricular em disciplinas no período diurno (ou vice-versa). Posso?

Pode sim, desde que haja vagas disponíveis para o seu curso. Caso não haja vagas disponíveis para o seu curso, o SIGA não deixará você se matricular na turma e constará como SEM RESERVA. Neste caso, o coordenador de curso, na época do reajuste de matrícula, pode solicitar vaga para você. Vale dizer que o aluno do curso noturno NÃO TEM direito garantido para cursar disciplinas no período diurno e vice-versa. Pode-se tentar vagas, mas a preferência sempre será do aluno que está cursando no seu turno correto. Nem sempre é possível conseguir vaga, pois isso depende da quantidade de vagas não preenchidas na turma (disciplinas como GA, Calculo, etc, são bem difíceis de conseguir vaga para repetentes). De qualquer forma, espere até o período de ajuste de matrícula para solicitar vaga ao coordenador.

Como faço para me matricular em Monografia Final em Computação?

A matrícula em Monografia Final em Computação é feita diretamente pelos coordenadores de curso durante a semana de ajuste de matrícula. Contudo, é necessário que o aluno informe ao coordenador seu número de matrícula e o professor que sera o orientador do trabalho.

Como faço para me matricular nas disciplinas de LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?

Os alunos podem cursar as disciplinas de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, italiano) que a Universidade oferece para todos seus alunos. As matrículas devem ser feitas DIRETAMENTE NO SIGA como Disciplinas Opcionais, código 99A.

Para saber qual o código da disciplina, clique em PLANO DEPARTAMENTAL no SIGA e escolha o departamento DEP UNI1 – DEPARTAMENTO UNIVERSALIZACAO.

Como faço para me matricular nas disciplinas de outros departamentos/institutos?

Se houver vaga para o seu curso (35A – Ciência da Computação Noturno ou 65C – Ciência da Computação Diurno), basta se matricular normalmente. Se não houver vagas para o seu curso mas houver vagas para o código 99A, então se matricule na disciplina como Disciplinas Opcionais. Caso não haja vaga para nenhum dos dois códigos, o SIGA informará a sua situação como SEM RESERVA. Neste caso, o coordenador de curso, na época do reajuste de matrícula, pode solicitar vaga para você. Nem sempre é possível conseguir vaga, pois isso depende da quantidade de vagas não preenchidas na turma e do interesse do departamento (no caso de disciplinas de outros institutos). De qualquer forma, espere até o período de ajuste de matrícula para solicitar vaga ao coordenador.

A turma que eu quero me matricular não aparece no meu SIGA, mas ela existe no plano departamental.

O SIGA só vai listar para você as disciplinas com reserva para o seu curso e que estão na sua grade. Se ela existe no plano departamental mas não aparece para você é porque não tem reserva para o seu curso ou é opcional. Você pode tentar matricular nela como opcional, mas lembre-se de antes verificar no plano departamental se há vaga para seu curso, caso contrário o SIGA irá descartar sua solicitação. Caso não tenha vaga para você, leia na pergunta abaixo o que fazer em caso de disciplinas SEM RESERVA.

Qual o significado das mensagens que aparece no campo SITUAÇÃO na análise das pré-matrículas feitas pelo SIGA?

Não foram encontrados problemas na última análise feita pelo SIGA e sua pré-matrícula na disciplina e turma, por enquanto, está tudo ok. Entretanto sua matrícula nessa disciplina e turma ainda não está garantida pois depende da segunda análise que será feita pelo SIGA.

Sua pré-matrícula na disciplina não está ok pois você não foi aprovado (ou falta ser lançada a nota) em uma ou mais disciplinas que são pré-requisitos para a disciplina pretendida. Só é permitida a quebra de pré-requisitos para alunos formandos, assim mesmo de forma limitada. Leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação para saber mais sobre este assunto.

Há coincidência de pelo menos um horário da disciplina e turma, com outra disciplina que você também fez pré-matrícula. A mesma mensagem aparece também nesta outra disciplina. No ajuste de matrícula pelos alunos, escolha uma das disciplinas apenas.

Não há vagas reservadas para o seu curso nesta disciplina e turma. Para resolver esta situação, escolha outra turma onde há reserva de vagas para o seu curso. Ou então, se isto não for possível, entre em contato com o seu coordenador NA ÉPOCA DE AJUSTE DE MATRÍCULA para saber da possibilidade de se conseguir uma vaga para você nessa outra turma que atende aos seus interesses. Nem sempre é possível conseguir esta vaga mas não custa tentar.

Mesmo a disciplina tendo reserva de vaga para o seu curso, as vagas são limitadas. Assim, há mais alunos querendo cursar a disciplina do que vagas sendo oferecidas. A vaga na disciplina será dada para o aluno que, nesta ordem, (1) está cursando a disciplina pela primeira vez, (2) foi reprovado por nota ou trancou a disciplina, (3) foi reprovado por infrequência.  Assim, se você se reprovou na disciplina, você só garantirá vaga novamente nela quando (a) tiver reserva de vaga para seu curso e (b) todos os alunos que estão cursando a disciplina pela primeira vez conseguiram vaga. Cuidado, portanto, com as reprovações por infrequência, pois você será o último a conseguir vaga na disciplina no futuro. Quando acabam as vagas nas disciplinas, na grande maioria dos casos, não há como pedir vagas adicionais pois o número de vagas está limitado ao número de pessoas que cabem na sala de aula ou laboratório. Quando há empate no preenchimento de vagas (por exemplo, 3 alunos não conseguiram vaga e todos os três reprovaram na disciplina por nota), a vaga fica com o aluno com maior IRA. Então, cuide do seu IRA com carinho!

Há vagas reservadas para o seu curso nesta disciplina e turma mas elas já foram preenchidas por outros alunos que tem preferência sobre você, na ocupação destas vagas. Leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação para saber sobre estas preferências.

A matrícula em disciplinas opcionais (que não constam do currículo do seu curso) é limitada a 50% dos créditos cursados e aprovados em disciplinas obrigatórias do seu curso, no semestre imediatamente anterior. Por exemplo: se você no semestre passado estava matriculado em 20 créditos de disciplinas obrigatórias do seu curso e só passou em 12, então só poderá cursar 6 créditos em disciplinas opcionais nesse semetre.

A análise da pré-matrícula ainda não foi feita pelo SIGA.

Para saber mais detalhes sobre seus direitos e deveres na matrícula na UFJF leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação e também procure sua respectiva coordenação de curso para orientações específicas sobre a sua matrícula.