Fechar menu lateral

Plano de Negócios Partec JF

Imagem ilustrativa Prédio Sede PARTEC JF.

Imagem ilustrativa Prédio Sede PARTEC JF.

Plano de Negócios (2013)

Em 2013, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu um passo importante, com a contratação da Fundação Dom Cabral (FDC), para coordenar o desenvolvimento do Plano de Negócios do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PARTEC)

Confira aqui o de Plano de Negócios 2013

Plano de Negócios (2022)

Em 2022, foi necessária a atualização do Plano de Negócios do PARTEC. Nesta fase, foi contratada a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi) – instituição com larga experiência na construção de projetos de ambientes tecnológicos e de inovação, como os Parques Tecnológicos, Centros de Inovação e Incubadoras de Empresas, para conduzir a revisão do Plano de Negócios do PARTEC. O trabalho de revisão do Plano de Negócios do PARTEC foi concluído em março de 2022.

Confira aqui o Plano de Negócio 2022

Na revisão do Plano de Negócios, a estratégia de implantação e operacionalização do PARTEC, a UFJF disponibilizou três áreas distintas:

Módulo 1 – Partec JF

o Módulo 1 será interno e voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador e os dois outros Módulos voltados para estímulo à inovação aberta e atração e instalação de empresas inovadoras para Juiz de Fora.

Representação territorial dos módulos do PARTEC:

Representação territorial dos módulos do PARTEC.

Representação territorial dos módulos do PARTEC.

O Módulo 1 funcionará dentro do campus da UFJF e será voltado para o fortalecimento do empreendedorismo inovador.

O Módulo 1 terá 2 (dois) prédios:

Prédio Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT):

Neste ambiente é oferecido programas de empreendedorismo. O prédio tem aproximadamente 3.879,25 m² e conta com espaço para a pré-incubação – Programa Speedlab; a incubadora e condomínio de empresas – 14 salas para locação; o laboratório de prototipagem rápida, o coworking, que conta com  54 postos de trabalho e infraestrutura moderna; auditório para 40 lugares; refeitório e área administrativa para a equipe de governança, gestão e execução dos programas.

Neste prédio, funciona também o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Fadepe, a Liga das Empresas Juniores da UFJF e as equipes de competição da Universidade. As ações desenvolvidas neste ambiente são voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo inovador, contando com as seguintes atividades: estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da transferência tecnológica.

Prédio Sede do PARTEC JF

Este ambiente, que tem previsão de inauguração no início de 2024, terá aproximadamente 2.000 m² de área construída, contando com 3 andares. No térreo, o prédio contará com recepção e área para eventos, sanitários, auditório com capacidade para 150 pessoas, área para instalação de restaurantes e cafés.

No 1º andar, teremos um coworking para promoção de atividades com foco em empreendedorismo e inovação e salas de reuniões.

O 2º andar terá a instalação de um FabLab Design, espaço para startups e empresas, além de refeitório.

No 3º andar, serão instalados os ambientes para os programas de TCC conexão com o mercado, o LinkLab – conexão de grandes empresas com startups e o ambiente para a equipe operacional, de gestão e de governança do Parque. Esses ambientes serão voltados para a criação e o apoio a empresas de base tecnológica, irá estimular a inovação aberta, atuará na atração de laboratório de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) de empresas para dentro da Universidade e fomentará a conexão da UFJF com o ecossistema de inovação e instituições parceiras do PARTEC.

A expansão do Prédio Sede do PARTEC – Para ampliar o espaço disponível para apoio a empresas de base tecnológica e ofertar programas, eventos e ações de empreendedorismo inovador, será necessária uma expansão do Prédio Sede do PARTEC para adequar o projeto arquitetônico ao Plano de Negócios do Parque.

 

Imagem ilustrativa Prédio Sede PARTEC JF.

Imagem ilustrativa Prédio Sede PARTEC JF.

 

Módulo 2 – CIEPTEC

A UFJF se tornou proprietária da estrutura da antiga CONAB em Juiz de Fora, localizado no distrito industrial de Juiz de Fora – Zona Norte. A área foi cedida pela União e será a sede do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (CIEPTEC – UFJF Norte).

O CIEPTEC tem uma área de aproximadamente 40.000 m² e conta com um galpão de 14.000 m², com pé direito duplo.

O CIEPTEC irá viabilizar e criar uma aproximação entre a UFJF e a Zona Norte da cidade, por meio do desenvolvimento de projetos e programas integrados de ensino, pesquisa e extensão, tecnologia, inovação e cultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social daquela região, assim como para a ampliação e consolidação das ações para a interação com as empresas e indústrias instaladas no distrito industrial.

Recentemente, foi instalada a Usina de Biocombustíveis, capaz de prover a transformação de resíduos (óleo de cozinha usado e resíduos vegetais) em biocombustíveis. Este módulo tem previsão de implantação no médio prazo e será voltado para a inovação aberta, contando com as seguintes ações: estímulo para o desenvolvimento de soluções para empresas, ampliação do relacionamento com médias e grandes empresas do ecossistema de inovação, estímulo a novos players, formação do corredor de Tecnologia Norte (Tecnorte) – com interação e parceria com o setor industrial, formando um polo de empreendedorismo e inovação da região.

 

Área do Módulo 2 - CIEPTEC.

Área do Módulo 2 – CIEPTEC.

 

Módulo 3 – Terreno BR 040

Área com previsão para implantação no longo prazo, localizado na Rodovia BR 040, já com zoneamento e com  projeto para a estruturação de um Parque.

O Terreno na BR 040 tem aproximadamente 1 milhão m² e será voltado para a atração e instalação de empresas inovadoras em Juiz de Fora e terá como foco: atração, em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE e a Prefeitura de Juiz de Fora, de empresas âncoras, centros de pesquisa e centros de inovação setoriais, A área tem licenciamento ambiental para instalação de empresas em todos os segmentos, pois conta com compensação ambiental, através da cessão do Jardim Botânico (ver Regimento do Jardim Botânico UFJF).

 

Área e Projeto Urbanístico do Módulo 3 – Terreno BR 040.

Área e Projeto Urbanístico do Módulo 3 – Terreno BR 040.

Área e Projeto Urbanístico do Módulo 3 – Terreno BR 040.

Área e Projeto Urbanístico do Módulo 3 – Terreno BR 040.

Conheça mais sobre as atividades do Partec JF aqui