Fechar menu lateral

Critt recebe economista para discutir Agenda de 2030 da ONU

Nesta manhã de sexta-feira, 10, ocorreu no auditório do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), um Workshop sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) com a apresentação da economista Flávia Alfenas, introduzindo as propostas junto a exposição do projeto Sustainable Ideas Game (SIG).

WhatsApp Image 2018-08-10 at 14.57.15

Flávia Alfenas (à direita) junto a equipe do Critt UFJF.

 

Flávia é participante do treinamento em Governança Global e Cooperação Internacional do Instituto de Desenvolvimento Alemão (DIE), que visa desenvolver um modelo de Workshop para engajar as pessoas no que viria ser as propostas da ONU para 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) . Dessa forma, foi desenvolvido o Sustainable Ideas Game (SIG), um jogo que pretende estimular a proposição de ideias concretas para a implementação desses objetivos.

 

 

O fechamento contou com uma rodada de “feedback” de impressões da palestra e ainda reflexões sobre a experiência. Segundo Flávia, “o objetivo da Agenda é dar continuidade ao que foi iniciado nos anos 2000. E todas as metas se entrelaçam de algum modo, dificilmente encontramos uma iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável que cumpra apenas um objetivo”.

 

FLÁVIA ALFENAS AMORIM

Doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG/ 2014). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE/ 2009). Especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007). Bacharel em Ciências Econômicas (UFJF/2006). Tem experiência em pesquisa, consultoria técnica e gestão de projetos. Seu campo de conhecimento aborda pesquisas na área de demografia, temáticas da estratificação social e educacional, desenvolvimento institucional, implementação de políticas públicas e governança global e cooperação internacional com foco em sustentabilidade. Trabalhou como especialista da FGV Projetos na área de desenvolvimento institucional: planejamento estratégico e reestruturação organizacional e avaliação de políticas públicas. Atuou também como Especialista do Núcleo de Concursos, Exames, Avaliações e Certificações da FGV Projetos, responsável pelo planejamento, organização e execução de certames. Tendo concluído o programa Managing Global Governance, MGG Academy, uma iniciativa do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento Alemão (BMZ), implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Alemão (DIE), atualmente desenvolve pesquisa na área de sustentabilidade, com foco em educação para o desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.