Fechar menu lateral

Programa de Incubação do Critt UFJF lança três empresas ao mercado

Na noite de ontem, 30, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) junto à autoridades, empresários e seus familiares, celebraram a Cerimônia de Graduação de três empresas participantes do programa de Incubação do Centro. Após o desenvolvimento e amadurecimento adquiridos em contato com a Universidade, Bemmelhor, Imovi e Smarti9 iniciam um novo período no mercado comercial.

 

Um dos sócios da Smarti9, Diogo Fernandes, ressalta a importância do momento para as empresas: “É o encerramento de um ciclo e a Graduação representa todo esse período de capacitações e crescimento que tivemos nos últimos anos, evidenciando que a incubação gera resultados e que hoje estão bem visíveis”. 

????????????????????????????????????

Convidados e familiares prestigiaram os empresários. Foto: Carla Ramalho UFJF

 

Para o Gerente de Empreendedorismo da UFJF e responsável pela Incubadora de Base Tecnológica, Leonardo Frossard, o momento é de satisfação. “São em média três anos de trabalho com essas empresas, por isso, a Cerimônia de Graduação representa a coroação do resultado do trabalho de cada um dos empresários”. O gestor explica ainda que a Incubadora continuará o acompanhamento. “Além disso, por meio da iniciativa Condomínio de Empresas teremos a oportunidade de mantê-los por perto, usufruindo de capacitações, consultorias e do apoio do setor de Transferência de Tecnologia, fazendo a interação entre Universidade, pesquisadores e as empresas.”

 

Desafios do mercado

 

Na ocasião, os convidados puderam conhecer a história da Ortofarma, contada por um de seus fundadores, o professor da UFJF, Marcos Brandão. A empresa, que também participou do programa de Incubação do Critt UFJF, já exporta sua tecnologia para outros países. O pesquisador reafirma que a trajetória inovadora tem muitos desafios, mas essa jornada é igualmente prazerosa.

 

Para enfrentar a nova fase, os empresários continuarão contando com o apoio das famílias. Para Sebastião Fernandes, ver o amadurecimento da empresa do filho é recompensador. “É um dia muito importante para nós, pois participamos de todas as etapas desses anos,  e ver o resultado da correria diária do meu filho e também dos outros sócios da Smarti9, é muito gratificante.”

????????????????????????????????????

Diretor de Inovação da UFJF, Ignácio Delgado, ressalta a importância do empreendedorismo. Foto: Carla Ramalho UFJF

 

Para o diretor comercial da Bemmelhor, Marcelo Alcênio, o horizonte é estimulante. “A expectativa da BemMelhor é muito positiva, mesmo com nosso país em crise. Hoje, já vendemos mais do que nós vendíamos a quatro anos atrás, mesmo com o recuo do mercado.” Ele explica ainda que a empresa está contente com o momento, com uma equipe e produtos mais fortes.

 

Já um dos sócios da Imovi, João Marcos Ferreira, comemorou a nova fase da empresa, apresentando os resultados atuais após o período de incubação. Agora com mais clientes, tecnologia e infraestrutura, “tudo isso aponta que estamos no caminho certo”, avalia ele.

 

A Incubadora de Base Tecnológica do Critt UFJF já graduou mais de 25 empresas e atua há 21 anos no apoio e fortalecimento de micro e pequenas empresas, por meio do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada.

 

Cobertura completa em: bit.ly/GraduacaoFotos

 

Outras informações: 2102-3435 (Incubadora de Base Tecnológica)