Fechar menu lateral

Startup incubada no Critt/UFJF é premiada pelo 2º maior grupo do mundo no ramo de energia

Sistema permite controle de aparelhos programado à distância. Foto: Divulgação/Smarti9

Sistema permite controle de aparelhos programado à distância. Foto: Divulgação/Smarti9

A Smarti9, uma das nove startups atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), teve um de seus produtos, o i9Híbrido, premiado no programa Engie Brazil Innovation Award. A iniciativa é promovida pelo grupo francês Engie, o segundo maior do mundo no ramo de energia, que atua na geração e distribuição de eletricidade, gás natural e energia renovável, e visa fomentar a criatividade empreendedora no país.

Com a premiação, a Smarti9 será incluída nos programas de pesquisa e desenvolvimento da Engie Tractebel Energia, subsidiária do Grupo e maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, e no esquema de novos negócios da Engie no país. Além disso, o gerente do projeto indicado na inscrição e um acompanhante participarão do evento mundial de inovação do Grupo, o Engie Innovation Week, que teve início hoje e vai até o próximo dia 10, em Paris.

“Além de potencial parceira, a Engie também é cliente da nossa solução. Receber esse reconhecimento irá consolidar o projeto e será uma ótima oportunidade de apresentar o potencial do negócio para o Grupo e todos os seus parceiros e investidores, havendo ainda a possibilidade de obtermos investimento financeiro no projeto e acelerarmos sua implantação em larga escala – em todo o país, e possivelmente, no mundo”, destaca o CEO da Smarti9, Diogo Fernandes.

Os vencedores participarão da programação a partir de amanhã (7) e terão suas passagens pagas pela organização. Porém, hoje mesmo os empresários tiveram a oportunidade de apresentar o projeto vencedor no Engie Brasil Innovation Day 2016, no Rio de Janeiro, diante de autoridades, entidades e empresários de diversos ramos, em um painel de debate sobre a importância da inovação no mundo, no Brasil e nas empresas.

 

Com apenas quatro anos de existência, empresa incubada já foi reconhecida a nível global. Foto: Divulgação/Smarti9

Com apenas quatro anos de existência, empresa incubada já foi reconhecida a nível global. Foto: Divulgação/Smarti9

Confiabilidade

A Smarti9 é resultado de mais de uma década de pesquisa do Laboratório de Comunicações (LCom) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já recebeu mais de R$ 4 milhões em investimentos para estudos sobre a tecnologia Powerline Communication (PLC) – um sistema de telecomunicações, ou seja, transmissão de dados, que utiliza como meio de transporte a rede elétrica de distribuição.

Apenas um mês após sua fundação, em 2012, o empreendimento iniciou seu processo de incubação no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), vislumbrando a oportunidade de crescerem como empreendedores a partir dos programas de capacitação oferecidos pela incubadora, além de ganharem visibilidade devido aos trabalhos que são desenvolvidos pela mesma e também a proximidade com os laboratórios da UFJF.

Desde então, tornou-se reconhecida pela experiência e competência de seus sócios e pela alta qualidade de sua equipe, que alia estudos e pesquisas avançadas aos seus projetos sempre inovadores, e participou de várias competições de abrangência estadual, nacional e até mesmo no exterior, ganhando diversas premiações, como o 1º Lugar e Melhor Ideia do Grand Prix Senai de Inovação; e o 3º Lugar no Prêmio Mineiro de Inovação 2014 – Categoria Produtos.

A empresa também foi escolhida como Melhor time da América Latina e Menção Honrosa no Global Venture Labs Investment Competition 2015; o 3º Lugar no Prêmio EDP 2020; o 4º Lugar na Feicintec 2014; o 2º Lugar no Desafio Brasil 2014 ; o 1º Lugar e Melhor Technology Show Case no Global Idea to Product 2014; o 3º Lugar na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2014 – i9Analyzer; e 1º Lugar no XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Sessão Feira Tecnológica, além de ser finalista no Prêmio Santander 2015.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 237 (Smarti9)

(32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

Visite também o site da Smarti9.

 

Leia mais:

Startup incubada no Critt/UFJF é selecionada para participar de processo de aceleração nos EUA

Startups incubadas no Critt/UFJF são selecionadas para o 1º Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil