Fechar menu lateral

Software promete acelerar análise de empresas participantes de processos licitatórios

12318365_899011270195435_854286144_o

Empresas de engenharia civil que participam de processos licitatórios serão beneficiadas por aplicativo. Foto: Ilustrativa

Na maioria das organizações, seja para contratar ou oferecer serviços, os processos estão sujeitos à obrigações burocráticas. Desde o fornecimento de produtos alimentícios a materiais para construção civil ou contratação de mão de obra, algumas exigências com relação a orçamento, capacitação, experiência e representatividade são analisadas.

Esse processo, sobretudo no âmbito público, ocorre por meio de licitações, que tem por objetivo permitir às instituições do segmento avaliarem a melhor relação custo-benefício na aquisição ou uma prestação de um serviço, podendo, dessa forma, selecionar aquela que se apresente como a menos onerosa e que atenda a demanda dessas entidades com a maior qualidade possível.

Tendo em vista as dificuldades que envolvem esses editais, principalmente no campo da Engenharia Civil, no próximo ano, a Ada Tecnologia lançará no mercado o Attester, um software que pretende modernizar e otimizar o armazenamento de dados das empresas de engenharia do Brasil, tornando os processos licitatórios mais rápidos e transparentes.

“O foco desse produto é permitir que o contratante possa analisar se as empresas candidatas possuem o conhecimento exigido para lidar com uma situação específica, e ainda, otimizar este processo de armazenamento e busca de dados para os interessados em participarem desse tipo de processo”, explica Edimar “Didi” Maria Santiago, diretora administrativo-financeira da Ada Tecnologia.

 

Organização e Otimização

“Na instalação de uma ponte, por exemplo, são necessários alguns conhecimentos de tudo que envolva a sua construção. Para isso, é necessário saber se a empresa contratada é conhecedora de tais especificidades e, ainda, se já possuiu outras experiências em trabalhos semelhantes. Sendo assim, elas precisam pesquisar em seus acervos quais os conjuntos de atestados atendem às exigências feitas pelos contratantes”, ilustra ela.

Ainda de acordo com Didi, essa coleta de dados pode ser extremamente desgastante caso as empresas e os profissionais não possuam uma boa gestão de informações sobre cada tipo de serviço oferecido, ou ainda, sobre a capacitação dos profissionais. “É aí que entra o Attester. O software foi desenvolvido para oferecer respostas rápidas e precisas quanto aos requisitos de capacitação técnica presentes nos editais públicos e privados”, pontua.

“O aplicativo já se encontra em fase de teste em duas empresas pioneiras do ramo, e a previsão para a sua comercialização é no início de 2016”, explica ela. As empresas e profisisonais que se interessarem poderão adquirir o software por meio do site da da Ada Tecnologia.

 

Amplo Mercado

A Ada Tecnologia é uma das 11 empresas atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), tendo iniciado suas operações em maio de 2013, idealizada pelo engenheiro civil Teobaldo de Sousa Marques, atual diretor administrativo do empreendimento.

O projeto ganhou forma quando o engenheiro, observando de perto necessidades e falhas do universo da construção civil, resolveu traduzir suas inquietações identificadas em seu trabalho de conclusão de curso. Diante disso, Marques, que já pensava em transformar suas constatações em soluções, procurou se informar sobre as possibilidades para a criação de produto, e conheceu o Critt/UFJF e seu programa de incubação de empresas.

Hoje, com dois anos de funcionamento, a empresa caminha para consolidar-se no mercado, visando atingir, principalmente, grandes corporações do ramo. “Nosso produto se destina as empresas de engenharia que possuem maiores volumes de dados e participam mais ativamente de licitações. Todavia, o Attester também poderá ser utilizado por profissionais autônomos que desejam organizar os seus acervos”, explica Teobaldo.

 

Outras informações: (32) 2012-3435 – Ramal 245 | (32) 9 9162-8866 | contato@adatecnologia.com.br (Ada Tecnologia)

Acesse o site e conheça software: www.adatecnologia.com.br

(32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

 

Leia mais:

Plataforma intuitiva desenvolvida por empresa incubada simplifica compra e venda de imóveis

Bemmelhor moderniza relação entre empresas e mercado com soluções em telecomunicações

Inovação em sorrisos: Tecnologia reduz custo e eleva qualidade de próteses dentárias

Midialinks inova no mercado publicitário com integração rápida e prática entre empresas