CRDH + Ação, Cidadania, Juventude e Comunidade

1O projeto de extensão Ação, Cidadania, Juventude e Comunidade (ACJC), coordenado pelo professor Bráulio de Magalhães, do departamento de direito da UFJF-GV, em parceria com o Instituto Nosso Lar, atua juntamente com jovens do bairro Turmalina, em Governador Valadares. O trabalho feito por eles visa reduzir situações de vulnerabilidade, de modo ampliado, com o despertar de alternativas para conscientização, intercompreensão e empoderamento do público jovem, de modo a afastá-los de espaços e situações de exposição geradoras de violência e criminalidade.

A parceria entre os projetos deu-se através de uma oficina promovida no próprio Instituto e teve como centro o tema relações homoafetivas, escolhido previamente pelos alunos do Nosso Lar, além de assuntos que são recorrentes em sua realidade, como vulnerabilidade, preconceito e estigmatização.  Segundo o professor Bráulio Magalhães, a ideia do convite surgiu na busca por projetos que, assim como o ACJC, visam suprir as demandas identificadas na comunidade.

2Abab Nino, extensionista do CRDH, relata que foi uma experiência ímpar, “eu faria quantas vezes fosse preciso, porque adoro estar lá. (…) É muito importante a gente ter esse contato”. De acordo com ela, foi interessante ver a forma como o assunto foi abordado de forma acessível, possibilitando que os adolescentes presentes realmente entendessem e tirassem suas dúvidas. Por fim, ela fala sobre a forma como o CRDH tem sido acolhido pela população e pelos projetos parceiros: “As pessoas foram muito receptivas, dispostas a ouvir, a estar com a gente; é muito bom quando encontramos pessoas que são dispostas, temos tido muita sorte em relação a isso”.

Quanto às novas atividades, Bráulio Magalhães afirma que foi uma parceria especial e que certamente deseja repetir essa experiência. Reforça, ainda, a necessidade de valorizar os projetos da Universidade e elogia a sensibilidade do CRDH na palestra apresentada, evidenciando a importância da utilização da linguagem adequada.