Fechar menu lateral

CRDH indica: subdesenvolvimento e desigualdades regionais

99-anos-de-Celso-FurtadoNós, professores membros do CRDH/UFJF-GV, decidimos seguir com indicações e recomendações para ajudar a passar o nosso tempo de maneira mais interessante. Além daquela lista de podcasts que enviamos há alguns dias, agora, cada professor do CRDH ficará responsável por enviar, periodicamente, material sobre um tema específico.

O primeiro serei eu, Pablo Leurquin. O tema que escolhi foi “Subdesenvolvimento e desigualdades regionais”. Esse ano comemoramos o centenário de nascimento de Celso Furtado, economista paraibano fundamental na história do pensamento político brasileiro. Um dos principais elementos de sua teoria foi entender as desigualdades regionais do Brasil como estruturas decorrentes da condição de país subdesenvolvido. A sua proposta foi pensar sobretudo o Nordeste, mas as suas reflexões têm alcance muito maior e nos permitem entender melhor as periferias do Brasil.

Para nortear essas reflexões, envio o seguinte material:

Texto 01: “A operação Nordeste”, publicado em 1959. Reflexão: SUDENE e a industrialização como motor do desenvolvimento.

Texto 02: “O Nordeste: reflexões sobre uma política alternativa de desenvolvimento”, publicado em 1984. Reflexão: crítica às políticas econômicas dos governos autoritários, inaugurados com o golpe de 1964. 

Vídeo: “Brazil: the troubled land”, documentário de 1964 (legendado). Reflexão: realidade do campo e da cidade no Brasil da década de 1960: o que mudou?

Espero que vocês gostem das dicas. Se cuidem e cuidem dos próximos!

Pablo Leurquin