UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Desenvolvimento Institucional

Você está em: Institucional > Avaliação Institucional > Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal instrumento de planejamento estratégico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de definir a missão e os princípios, visa fixar diretrizes para nortear todas as ações da universidade, bem como os objetivos e metas a serem alcançados por todos os níveis organizacionais, como o campus de Governador Valadares e suas demais unidades acadêmicas e administrativas, até o ano de 2020.

 

A metodologia adotada pelo grupo de trabalho que coordenou a elaboração do Plano (PDI) foi o procedimento de coleta de informações. Foi utilizado um questionário enviado para todas as unidades acadêmicas da UFJF, visando saber o que esperavam pela e para a universidade nos próximos cinco anos, e as ações que realizariam para alcançar estes objetivos. A elaboração do PDI também contou com a participação das classes representantes de discentes, docentes e TAE’s.

 

A criação do campus de Governador Valadares tem sua contribuição para o desenvolvimento da instituição. Aprovada em 2012 pelo conselho superior da UFJF (CONSU), iniciou suas atividades no mesmo ano, oferecendo inicialmente quatro cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas e cinco na área de Ciências da Vida. Hoje, são oferecidos um total de 10 cursos, em turno diurno, sendo que os cursos da área da saúde se encontram temporariamente locados nas instalações da Universidade Vale do Rio Doce, e os cursos da área de ciências sociais aplicadas estão temporariamente locados nas instalações da Faculdade Pitágoras. A UFJF – GV, oferece aos seus discentes projetos de extensão, pesquisa e treinamento profissional – trabalhos desenvolvidos juntamente com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Pró–Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI). Comprometida com o crescimento da educação pública, espera-se nos próximos cinco anos uma universidade mais capacitada que atenda ao desafio de oferecer uma educação pública superior de qualidade, mais vagas, especialmente noturnas, para contribuir com o desenvolvimento de toda a instituição e atender à demanda da população de Governador Valadares e região.

 

No PDI da UFJF consta toda a estrutura administrativa da universidade, que inclui os seus órgãos colegiados superiores, diretorias, Reitoria, Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares, bem como suas metas, diretrizes e os objetivos gerais da UFJF. Os objetivos e metas propostos para o próximo quinquênio estão em consonância com a missão e com os princípios estatutários. Os objetivos gerais são:

 

  1.  Garantir a excelência acadêmica;
  2.  Assegurar a democratização do ensino;
  3. Promover qualidade de vida;
  4.  Otimizar processos organizacionais e infraestrutura;
  5.  Fortalecer a inovação social, a inserção e o desenvolvimento regional;
  6. f) Consolidar o desenvolvimento do Campus de Governador Valadares.

 

Com enfoque em Governador Valadares, alguns objetivos específicos e metas foram traçados.

 

 O objetivo geral de promover qualidade de vida busca cuidar do ser humano como indivíduo. Para que essa promoção ocorra no Campus – GV, espera-se promover ações que visem a um desenvolvimento profissional dos TAE’s e dos Docentes do campi, consolidar a Jornada de Apoio Estudantil, contribuindo para a continuidade da construção das políticas de apoio socioeconômico e psicopedagógico junto à comunidade discente. Almeja-se também que a construção do novo campus de Governador Valadares seja preparada da forma mais sustentável possível, com tratamento de esgoto para reaproveitamento de água tratada, respeitando assim o meio ambiente e os indivíduos que estarão nesse local.

 

Nos últimos anos a infraestrutura da UFJF recebeu grandes investimentos. Buscando aperfeiçoar seus processos organizacionais e infraestrutura, o PDI traz metas a serem alcançadas para este objetivo geral, como melhorar a comunicação da administração geral da universidade com os diversos setores do campus de Governador Valadares, para uma filtragem de informações com maior qualidade e desenvolvimento do trabalho com soluções em tempo hábil e melhorar a acessibilidade. Para os próximos anos, espera-se assegurar as instalações de toda a estrutura física do Campus – GV, dentro do orçamento da UFJF.

 

O campus de Governador Valadares conta com projetos de extensão e pesquisa, que já fazem parte da cultura da universidade. Visando ao fortalecimento da inovação social e o desenvolvimento regional, a UFJF fortalecerá os projetos de extensão que, integrados ao ensino e à pesquisa, visem ao estudo e à transformação das dinâmicas socioeconômicas e ambientais em especial das mesorregiões da Zona da Mata e do Vale do Rio Doce, se expandindo para outras regiões nacionais, tendo sempre em vista uma sociedade mais justa e democrática. Para tal, objetiva-se a criação de um plano de cultura que valorize a cultura local do Campus – GV, como forma de incentivo, buscando fomentar programas de extensão de relevância social e ambiental nos próximos anos.

 

A UFJF, diante do desafio de expandir, investiu no Campus de Governador Valadares, e para consolidar seu desenvolvimento, o PDI traz as metas que se espera alcançar para tal, garantindo que todos os esforços serão feitos para implantar uma infraestrutura de excelência, com conclusão das obras do campus o mais rapidamente possível. Objetiva-se promover infraestrutura de qualidade para os discentes, docentes e TAE’s, garantindo mobilidade, melhores condições de trabalho e estudo, disponibilizando os materiais necessários, para que o sucesso do campus possa ser alavancado. Almeja-se também a criação de empresas juniores, bem como investimentos para que no campus – GV possam ser inseridas instâncias representativas da CDARA, do CGCO e das Pró-Reitorias de Recursos Humanos, Graduação, Pesquisa, Extensão e Apoio Estudantil, para que os trabalhos possam ter obtenção de resultados mais rapidamente.

 

A organização didático-pedagógica da UFJF, que faz parte do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), presente no PDI, abrange a educação básica, a graduação e a pós-graduação, representadas respectivamente pelo Colégio de Aplicação João XXIII, pelos cursos de graduação presenciais e a distância nos dois campi (Juiz de Fora e Governador Valadares) e pelos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, também presenciais e a distância. Fazem parte deste PPI também, as Políticas de: Ensino, Extensão, Cultura, Pesquisa, Inovação e Gestão.

 

No PDI, pode-se encontrar o cronograma de implantação e desenvolvimento dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora – presencial e a distância – e verificar a atual situação em que se encontram.

 

No que tange aos cursos de graduação, consta uma boa evolução, e para que esta continue acontecendo, o PDI estabeleceu ações com prioridade para auxiliar no desenvolvimento dos cursos de graduação que são a construção de um banco de dados confiável para geração de relatórios que possam auxiliar em decisões de outras pró-reitorias e diretorias da UFJF e mapear estatisticamente o desempenho dos discentes de graduação em cada curso, através da ação anterior, para que possam ser geradas análises mais detalhadas sobre a qualidade da conclusão de cursos.

 

 Em Governador Valadares, são 10 cursos de graduação oferecidos atualmente, sendo quatro cursos na área das Ciências Sociais Aplicadas e seis cursos na área da Saúde, porém, o PDI estabelece o objetivo de lançar cursos de pós-graduação no campus, inicialmente lato sensu, desde 2016, para contribuir com o desenvolvimento da instituição.

 

O PDI também traz o perfil dos servidores da UFJF, que engloba a legislação a que devem obedecer, os critérios de seleção e substituição (dos professores), o plano de expansão do corpo docente e técnico-administrativo, bem como as metas e objetivos para os quais os servidores devem contribuir para alcançar.

 

Encontra-se disponível no plano, também as políticas de atendimento aos discentes. Estas, por sua vez, englobam o sistema de atendimento pedagógico e financeiro, bem como as modalidades de bolsas oferecidas, os estímulos à permanência, acompanhamento de egressos e organização estudantil. Para essa organização, pretende-se construir junto com o movimento estudantil uma política institucional de apoio às diversas iniciativas discentes, buscando garantir aos diretórios e centros acadêmicos, do campus de Juiz de Fora e Governador Valadares, sede própria para o desenvolvimento de suas atividades.

 

Também estão disponíveis informações sobre a infraestrutura física da UFJF, que envolvem as bibliotecas, o plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado aos portadores de necessidades especiais e o cronograma de expansão da infraestrutura. As informações acerca do acervo de livros da UFJF e de suas unidades acadêmicas estão disponíveis em tabelas conjuntas, por área de conhecimento. As bibliotecas da UFJF possuem assinaturas de revistas e jornais, algumas para o campus de Juiz de Fora e outras para o campus de Governador Valadares, dentre as quais: Diário Regional, Estado de Minas, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Hoje em Dia, Tabela 8- Detalhamento do Acervo: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra texto aprovado 112 Caros Amigos, Carta Capital, Tribuna de Minas, O Globo, Veja, Isto É, Info, Super Interessante, RT Impressa.

 

Em relação à avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional, o PDI trata sobre os procedimentos de autoavaliação institucional em conformidade com a Lei nº 10.861/2004 (SINAES), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a metodologia de alteração e revisão do PDI. Para Governador Valadares, propõe-se que haja uma subcomissão autônoma da CPA no campus de Governador Valadares devido às dificuldades de reunião no caso de CPA única. A subcomissão em Governador Valadares deverá ter a mesma composição da comissão do campus Juiz de Fora e trabalhar de forma articulada com a sede em conformidade com os vínculos estabelecidos entre estes dois campi.

 

Por fim, o PDI trata dos aspectos orçamentários e financeiros da universidade. O processo orçamentário é definido no âmbito das ações do governo federal. Tal proposta orçamentária é elaborada na própria instituição e deve ser feita de forma democrática e participativa. A UFJF se insere dentro da Lei Orçamentária do MEC. A UFJF realiza um trabalho junto ao Ministério de apresentação de dados técnicos para explicitar a insuficiência de recursos para custeio e também a necessidade de manutenção de recursos para investimento de forma que se mantenha o plano de investimento em curso.

Departamento de Ciências Contábeis – Campus Governador Valadares