UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Comissão Própria de Avaliação

Você está em: Institucional > Avaliação Institucional > Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), de acordo com o disposto na Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004 é responsável pela autoavaliação da instituição, considerando: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

 

O regimento que disciplina o funcionamento da Universidade Federal de Juiz de Fora enfatiza que a mesma tem autonomia para planejar e executar ações inerentes à Avaliação Institucional, tendo assim uma Comissão Própria de Avaliação (CPA)

 

Em tal comissão são atribuídas várias competências, tais como:

 

 

Em relação à composição da comissão, tem-se:

 

 

É de competência do presidente da CPA convocar e presidir as reuniões da CPA, organizar a pauta de cada reunião da comissão, representar a mesma, prestando ainda as informações e esclarecimentos a ela encaminhadas e exercer outras atribuições que a CPA lhe conferir na forma regulamentar.

 

Substituir o presidente da CPA em impedimentos e ausências, assessorando a presidência sempre que necessitar são competências do vice-presidente.

 

A comissão é responsável, dentre outras coisas, pela produção de relatório final (Relatório de Autoavaliação Institucional) que irá dar enfoque à reflexão e transformação da realidade institucional. No ano de 2016, a CPA produziu tal relatório de forma parcial, divulgado com atraso por motivos abaixo citados, e realizou pesquisas em várias áreas. Ele conta com um levantamento de informações relevantes, relacionados à:

 

 

O relatório em si é dividido em vários tópicos, sendo introduzido com informações gerais da universidade, dando enfoque à sua estrutura em geral; informações do próprio CPA e o planejamento realizado, contendo objetivos principais e específicos para produção dos resultados finais. A metodologia se divide nos eixos citados inicialmente e resumidos a seguir.

 

 

 

A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida.”

 

 

 

 

Cada eixo mencionado produzirá um relatório geral que dará origem ao relatório final apresentado pelo CPA de forma anual e trienal. Cabe ressaltar que o relatório produzido em 2016 é o anual, sendo o trienal o referente ao ano de 2017.

Departamento de Ciências Contábeis – Campus Governador Valadares