UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estágio Não Obrigatório

Você está em: Graduação > Estágio Não Obrigatório

O estágio propicia aos discentes e às discentes a participação em situações reais que lhes permitem vivenciar, aplicar e aprofundar os conhecimentos e competências próprias da atividade profissional. O estágio supervisionado não é obrigatório para a conclusão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado Governador Valadares. 

O estágio só pode ser realizado com entidades conveniadas à Universidade Federal de Juiz de Fora ou à Agentes de Integração, caso a concedente interessada não possua nenhum dos dois, primeiro deverá ser realizado o convênio e somente após a celebração do mesmo o estágio poderá ser iniciado. O prazo médio para os trâmites de Convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado Governador Valadares é de 60 dias. 

A Comissão de Orientação de Estágio (COE) tem como objetivo promover a consolidação das normas e diretrizes dos estágios curriculares do Curso de Ciências Contábeis da UFJF, campus Governador Valadares.

– A COE é formada hoje pelos seguintes professores:

Prof. Adriano Freitas de Azevedo

Profª Marinette Santana Fraga

Profª Schirley Maria Policário

Conheça o Regulamento de Estágio.

 

Confira nossa publicação no Instagram sobre: Como Se Cadastrar Para o Estágio (Clique aqui)

 

IMPORTANTEESTÁGIOS NO PERÍODO DE QUARENTENA

 

– Durante o período em que as atividades presenciais estiverem suspensas NÃO É permitida a realização de estágios presenciais para as atividades não relacionadas diretamente ao combate do Coronavírus, conforme instruções da UFJF.

– Portanto, TODOS os estágios deverão ser realizados de forma remota/home office. Assim, o plano de atividades apresentado deverá explicitar a justificativa, características e comprovações que garantam o isolamento social dos estudantes com atividades de estágio desenvolvidas remotamente. E o professor orientador deverá emir declaração de que a atividade pode adotar tais características e acompanhar as atividades que serão realizadas.

– Para a entrega de documentos: As atividades do setor de Estágios estão sendo realizadas de forma remota neste período de pandemia/coronavírus, não havendo atendimento presencial no setor. A entrega de documentação, por parte dos/as discentes, permanece sendo via Central de Atendimento, que está funcionando de 9h as 17h, e a retirada, quando informada pelo setor de estágios por e-mail, também será via Central de Atendimento.

Os demais trâmites seguem as orientações normais, descritas abaixo.

 

Para iniciar o Estágio com Concedentes já conveniadas à UFJF ou via Agentes de Integração, os documentos necessários são:

Plano de Atividades de Estágio

Termo de Compromisso de Estágio

Ambos gerados pelo SIGA – veja o passo a passo no vídeo.

ATENÇÃO –  as atividades a serem realizadas no Estágio devem ser aprovadas pela COE, antes de entrar com as informações no SIGA, portanto enviar e-mail com a proposta das atividades para serem analisadas com pelo menos 48 horas de antecedência.

Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividades (PA) só são impressos após a liberação pelo setor de Estágios no SIGA. Após a impressão faça a coleta das assinaturas e entregue toda a documentação no setor de Estágio do Campus, situado à Rua São Paulo, 745, Centro. O setor pede um prazo de 06 (seis) dias úteis para análise dos documentos, por isso a data de início das atividades do estágio deve ser posterior a este prazo.

 – Documentos Complementares (devem ser entregues, se for o seu caso).

Declaração de Acompanhamento – para estágios que ultrapassem o período letivo.

Declaração de Ciência de Índice de Rendimento Acadêmico – para alunos que possuem IRA inferior a 60.

Declaração de Comprometimento TCC – para alunos em estágio matriculados apenas em TCC.

Todos estes documentos, quando aplicáveis, após preenchidos e assinados devem ser anexados no campo próprio para anexos no SIGA, no momento do cadastro do estágio.

 * Para início de estágio com Concedentes SEM convênio com a UFJF ou Agentes de Integração

Neste caso o primeiro passo é a realização do Convênio da Concedente com a UFJF ou com o Agente de Integração.

Para realização de convênios com a Universidade é preciso antecedência mínima de 60 dias. O passo a passo se encontra aqui.

Os procedimentos para convênios com os Agentes de Integração devem ser verificados com cada agente.

Com o convênio firmado, os passos seguintes são os mesmos já mencionados.

* Durante a vigência do Estágio o discente e a discente deverá entregar à COE, conforme Regulamento, o seguinte:

 

– Ao final do estágio deve ser entregue à COE:

 

 *  Termo Aditivo para Estágio deve ser preenchido nos seguintes casos (Setor de Estágio):

  • Alteração da modalidade do estágio;
  • Alteração do valor da bolsa de estágio;
  • Alteração da empresa seguradora e/ou do número da apólice;
  • Alteração da carga horária diária e/ou semanal;
  • Alteração da vigência do Termo de Compromisso de Estágio;

 

Para a assinatura de Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio que vise à prorrogação de sua vigência, faz-se necessária a apresentação  de 3 vias do Plano de Atividades do Estágio, atualizado.

Modelo de Termo Aditivo – Clique aqui.

 

Informações complementares:

Perguntas Frequentes – Clique aqui.

Mais informações no site do setor de Estágios – Clique aqui.

 

Dúvidas entre em contato com a COE pelo e-mail: coe.contabeis.gv@gmail.com.

Departamento de Ciências Contábeis – Campus Governador Valadares