UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A Evolução da Web: o que esperar da Web 4.0?

Data: 9 de setembro de 2019

por Marco Ferreira –

 

Disponível em: https://www.idealmarketing.com.br/blog/web-4-0/

 

É fato que a web está em constante transformação. O mundo digital vive evoluindo e modificando de acordo com os interesses dos usuários e do mercado econômico. Todos os dias somos surpreendidos com as novas tecnologias e ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais. Passamos por várias fases da web em transformação e hoje, em 2019, estamos nos preparando para a nova era da web, a 4.0. No entanto, o que podemos esperar das novas mudanças no mundo digital?

Antes de iniciar a discussão de como se dará a web 4.0: Você se lembra de quando acessou a internet pela primeira vez? Em um comparativo, como foi os primeiros acessos na internet e como esse acesso é hoje?

A web, quando começou a se popularizar, disponibilizava pouquíssimas opções de navegação virtual. Os sites não redirecionavam, não havia interação entre os públicos e o custo era alto, ou seja, ela se caracterizava como um sistema unidirecional e com muitas limitações aos usuários.

Para pensarmos nessa evolução e como se dará o futuro da web, vamos primeiro, analisar historicamente, as 3 primeiras eras da Web: 1.0, 2.0 e 3.0.

A Web 1.0 é dada a partir do desenvolvimento do WWW (World Wide Web) e se refere os primeiros acessos do sistema. Para a época, era considerado um enorme avanço tecnológico, mesmo que só oferecesse aos usuários encontrar informações úteis, sem possibilidades de interação, ou seja, era uma comunicação via de mão única.

Dada a migração para Web 2.0, em 2004, percebe-se como características principais uma maior produção de conteúdo nas redes sociais, feedback dos públicos e uso de base de dados para armazenamento. A web passava para a comunicação via de mão dupla, tornando-se um processo bilateral. As pessoas, nesse período, produziam, publicavam e compartilhavam conteúdos entre si.

Hoje, a Web 3.0, conhecida como “Web Inteligente” ou “Web Semântica”, introduz novos recursos de interação entre os usuários, além de intensificar as funcionalidades. Entre as transformações digitais que se deram no campo, podemos citar por exemplo, o uso das máquinas e dos algoritimos. Se você abrir agora o Google e procurar opções de celulares para comprar, o sistema inteligente das do sistema da internet vão bombardear as suas páginas e redes com propagandas, pois o mecanismo de busca irá entender as suas necessidades enquanto pessoa e consumidor e irá fornecer conteúdos que consideram de maior relevância para você.

Logo, a migração da Web 1.0 para a 3.0, culminou na expansão do mundo virtual, aumentando as possibilidades de busca, interação entre o público, funcionalidades digitais e recursos de produção de conteúdos. Mas, o que podemos esperar da Web 4.0?

Infográfico da evolução da web

 

Web 4.0: a era da inteligência artificial

A web 4.0 refere-se ao que vivemos superficialmente hoje. Ela é. De fato, reflexo das necessidades do mercado consumidor moderno, que busca lucrar acima de tudo e utilizar as estratégias do marketing digital a seu favor. Não há quem não use o Facebook, Instagram e Twitter e as empresas sabem disso.

Entre as principais tendências, destaca-se o uso massivo da inteligência artificial e muitos já definem a 4.0 como a “Web Sembiótica”, devido a interação e uso constante entre máquinas e humanos. Para a Profª Drª Lúcia Santaella, a web 4.0   “… diz respeito as novas emergências atuais, big data, computação na nuvem, inteligência artificial. A web 4.0 é a web dos algoritimos que estão rastreando tudo o que a gente posta nas redes. A inteligência artificial profunda é aquela que está desenvolvendo robótica e algoritimos capazes de aprendizagem e que estão começando realizar tarefas cognitivas que só o ser humano foi capaz de realizar.” (ABCIBER – FACOM/UFJF, 2019)

Enquanto as expectativas podemos esperar, forte interação entre humanos e máquinas, exploração massiva da comunicação sem fio, mais rapidez, agilidade, dinamicidade, instantaneidade e imediaticidade tanto da internet quanto dos usuários.