TCCs, Teses e Dissertações

Dissertação de mestrado

TOMÉ, H. Youtubers mirins: um mapeamento das produções audiovisuais nos canais brasileiros protagonizados por crianças. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.

SOARES, M. Literacia Transmídia na produção dos fãs sobre o universo ficcional de Supernatural. Orientadora: Gabriela Borges Martins Caravela. (mestrado acadêmico) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2021.

BASTOS, A. Futebol Televisivo e Práticas de Sociabilidade em Rede. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFJF, 2021.

SIGILIANO, D. Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

CAMPOS, R. YouTube e Qualidade em canais de humor: o caso do Porta dos Fundos. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

CERQUEIRA, L. Aspectos da cultura participativa nacriação de narrativas digitais que usam o Youtube como bancos de dados audiovisual. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

ALMEIDA, R. Estética da loucura: produções do trágico acerca do Hospital Colônica de Barbacena. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

RESENDE, V. A TV em convergência: social TV e transmidiação nas novelas Geração Brasil e Império. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

TAVARES, C. Sobre a dança e outras mídias: um estudo sobre a intermidialidade nos trabalhos da Cia Ormeo (MG). 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

ALVARENGA, A. O Cinema como Jogo. o lúdico como elemento ontológico da poética audiovisual. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

SIGILIANO, D. Social TV – o ciber-watercooler de Pretty Little Liars e The Voice. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Multiplataforma) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

REIS, F. #NAOVAITERCOPA: O fenômeno dos memes na internet. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Multiplataforma) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monografia de conclusão de curso

HSU, Y. Y.. Bulletproof: as notícias jornalísticas a partir das contribuições de fãs do BTS. 2021. 84 p. TCC (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.

Furtuoso, G. Cultura de leaks e jornalismo de videogames : Um estudo de caso de Fortnite. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social. 108 p. 2022.

PEROBELI, L. Mosaico de relações: a competência midiática e o processo colaborativo de produção do documentário Doméstica. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade
Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social, 72 p. 2021.

Vinicius Guida: GUIDA, V. *Big Brother Brasil 20*: interrelações entre reality show, Twitter e jornalismo de cultura pop. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Jornalismo) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 131 p., 2021.