Fechar menu lateral

Artigos e Capítulos

Artigos completos publicados em periódicos

2021

SILVA, M. B. ; BORGES, GABRIELA ; FANTIN, M. ; PIMENTA, M. A. ; GOMEZ, I. A. Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros. Intercom, v. 44, p. 21-45, 2021.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Retos de la formación en competencia mediática en el Observatorio de la Calidad Audiovisual. Revista Latinoamericana Comunicación Chasqui, v. 1, p. 217-234, 2021.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Creative production of Brazilian telenovela fans on Twitter. Transformative Works and Cultures, v. 35, mar./set., 2021.

BORGES, G. ; SIGILIANO, D. ; GUIDA, V. . Competência midiática e formação para a cidadania: oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Triades em Revista, v. 9, p. 24-50, 2021.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. . Fandom and media competence: analysis of aesthetic reading in Young Hearts fanfic. Series – International Journal of TV Serial Narratives, v. 7, p. 87-98, 2021. 

RAMOS, E; BORGES, G. As janelas do Grupo Globo e o resgate de um formato com valor de culto no streaming Globoplay. Revista Graphos, v. 23, p. 11-28, 2021.

RAMOS, E; BORGES, G. Construindo um modelo de streaming no Brasil? Uma breve análise do Globoplay. Cambiassu, v. 16, p. 65-83, 2021. 

SILVA, M. V. B.; OLIVEIRA, L. N. L. No Princípio, Era O Verbo: As Bíblias De Séries No Contexto Da Produção Televisiva Contemporânea. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura, v. 19, n. 1, p. 108-139, 2021. 

AMERICANO, L; PEROBELI, L. FURTUOSO, G. Competência midiática, publicidade e pandemia: um estudo sobre a comunicação das marcas na TV brasileira. Comunicação pública (ONLINE), v. 16, p. 1, 2021.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. O fã como leitor estético: uma análise das dimensões da competência midiática na fanfic Oitavo B de Malhação – Viva a Diferença. InTexto, n.52, p. 1-24, 2021.

2020

BARBOSA, M. ; BORGES, G. ; DE PAULA, L. Notas pedagógicas: la contribución de Mariazinha Fusari para la formación de profesores en alfabetismo mediático. Revista Científica de Educación e Comunicación Hachetetepé, v. 1, p. 55-66, 2020.

BORGES, G. ; SILVA, M. B. ; FANTIN, M. ; PIMENTA, M. A. ; VIEIRA, S. F. Práticas culturais e níveis de competência midiática de jovens brasileiros. La Revista Icono 14, v. 18, p. 320-352, 2020.

VIDAL, N. S. ; BORGES, G.; SILVA, B.  Análisis comparativo entre Canal Sur 2 y la RTP2 de Portugal desde la perspectiva de la calidad en televisión. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 26, p. 891-901, 2020.

COLUCCI, M.B. ; BORGES, G. Imagens de si e construção social: O cinema contemporâneo em língua portuguesa. Animus, v. 19, p. 21-41, 2020.

BORGES, G. ; SIGILIANO, D. Cultura de Fãs e Literacia Midiática: a ampliação e a ressignificação do shipp Limantha no Twitter. Rumores, v. 14, p. 77-102, 2020.

FAGIOLI, Julia. Exílio e interrupção: as diferentes condições da retomada dos arquivos nos cinemas de Patrício Guzmán e Eduardo Coutinho. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, v. 30, p. 107-130, 2020.

2019

SIGILIANO, D.; BORGES, G. As discussões sobre a décima temporada de The X-files na social TV: uma análise do backchannel da décima temporada, Revista de Comunicação e Cultura, 2019.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Fansubbing: o diálogo entre a competência midiática e a produção dos fãs de ficção seriada, Animus, v. 18, p. 249-268, 2019.

FAGIOLI, Julia. Um olhar sobre as aparições de Fidel Castro e Che Guevara em O fundo do ar é vermelho, de Chris Marker. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. SI, p. 222-244, 2019.

FAGIOLI, Julia. Notas em torno do cinema militante de 1960 e 1970 / Notes on the Militant Cinema of the Sixties and Seventies. CADERNOS BENJAMINIANOS, v. 15, p. 79-102, 2019.

2018

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A composição imagética de The X-Files na Social TV. Conexão: Comunicação e Cultura, v.17, p.159 – 179, 2018. 

2017

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 14, p. 68-89, 2017.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The expansion of the fictional The X-Files on social TV. Digitos, v. 4, p. 1-15 2017.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. O universo transmídia de Latitudes. Comunicación – Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura, v. 15, p. 103-114, 2017.

2016

SIGILIANO, D.; BORGES, G. O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto XF Rewatch da série The X-Files. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 15, p. 293-311, 2016.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Television dialogues in Brazilianfiction: Between production and consumption. Applied Technologies and Innovations, v. 12, p. 54-68, 2016.

GARCIA-RUIZ, R. ; MATOS, A. ; BORGES, G. Media Literacy as a responsibility of families and teacher THE JOURNAL OF MEDIA LITERACY, v. 63, p. 82-91, 2016.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter.. In Texto (UFRGS. Online), v. 36, p. 103-120, 2016.

KLIPPEL, K. ; BORGES, G. Intermidialidade em Pina. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 19, p. 152-166, 2016.

2015

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A expansão do universo ficcional de Homeland na segunda tela. Culturas Midiáticas, v. 8, p. 1-15, 2015.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela. Rumores (USP),  v. 9, p. 52-71, 2015.

2014

BORGES, G. Opções de dramaturgia e encenação no programa infantil Teatro Rá Tim Bum!. REVISTA GEMINIS, v. 1, p. 56-70, 2014.

2013

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Ciber-watercooler no Oscar: disucssões sobre a Social TV. Lumina (Juiz de Fora. Online),  2013.

MESTRE, A. ; BORGES, G. Livro digital e literacia das mídias: uma análise de The fantasticflying books of Mrs. Morris Lessmore. Texto Digital (UFSC), v. 9, p. 109-121, 2013.

SIGILIANO, D. ; BORGES, G. Social TV; a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. REVISTA GEMINIS, v. 1, p. 106-119, 2013.

Capítulos de Livros publicados

2022

BORGES, G.; SIGILIANO, D.; RAMOS, E.; GARCIA, J.; VIEIRA, L.; HSU, Y. Y.; FURTUOSO, G. As Five: qualidade e a competência midiática na criação audiovisual e na produção criativa sobre a série em tempos de Covid-19. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Lourdes Ana Pereira Silva. (Org.). Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempo de pandemia de Covid 19. 1ed.Alumínio: CLEA Editoria, 2021, v., p. 37-58.

2021

SIGILIANO, D.; BORGES, G. WandaVision and the cognitive processes of Brazilian fans on Twitter. In FONG, E; BOOTH, P. (eds.) A Celebration of Superheroes. São Francisco: Blurb, 2021, p. 317-335

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A cognição nos estudos das narrativas ficcionais seriadas contemporâneas. In: LEMOS, L; ROCHA, L. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Jogo de Palavra: Alumínio, 2021, v. 4, p. 31-50.

BASTOS, A.; BORGES, G. Futebol e Social TV: Apontamentos sobre práticas de conversação em rede que envolvem transmissões televisivas futebolísticas. In: Helal, R.; Costa, L.; Fontenelle,  (Orgs.). Esporte, mídia, identidades locais e globais. Rio de Janeiro: Autorale/FAPERJ, 2021.

FAGIOLI, Julia.; VALE, G. C. . Para pensar a Justiça de Transição: Guia de documentários brasileiros. In: Emílio Peluso Neder Meyer; Glaura Cardoso Vale; Mariana Rezende Oliveira; Sophia Pires Bastos. (Org.). Democratizando: um inventário sobre pandemia e democracia no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: CJT | UFMG, 2021, v. 1, p. 798-813.

2020

BORGES, G. ; LOPEZ, I. S. ; SIGILIANO,D; TORRES-TOUKOUMIDIS, A. ; PEREZ-RODRIGUEZ, M. A. Fanfics de La Casa de Papel no Brasil e na Espanha: Um estudo comparativo. In: MASSAROLO, J; MESQUITA., D (orgs.). Produção de Conteúdo: audiovisual multiplataforma. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020, v. 1, p. 356-440

SIGILIANO, D.; HSU, Y. Y. ; VIEIRA, L. A aprendizagem informal na cultura de fãs: análise dos sites brasileiros de fanfic. In: AGUADED; I; VIZCAÍNO-VERDÚ, A. (orgs.). Redes sociales y ciudadanía – hacia un mundo ciberconectado y empoderado. 1ed.Huelva: Grupo Comunicar Ediciones, 2020, v. 1, p. 145-152.

BORGES, G. ; BRANDAO, M. C. ; SIGILIANO, D. ; LIMA, L. ; MARTINS, P. ; SOARES, M. ; VIEIRA, L. The construction of fictional worlds by the fandom Limantha based on the telenovela Malhação: Viva a Diferença. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). World Building in Brazilian TV Fiction. 1ed.São Paulo: CETVN/ECA/USP, 2020, v. 1, p. 85-108.

SIGILIANO, D.; HSU, Y. Y.; VIEIRA, L.. A aprendizagem informal na cultura de fãs: análise dos sites brasileiros de fanfic. In: Ignacio Aguaded; Arantxa Vizcaíno-Verdú. (Org.). Redes sociales y ciudadanía – hacia un mundo ciberconectado y empoderado. 1ed.Huelva: Grupo Comunicar Ediciones, 2020, v. 1, p. 145-152.

FAGIOLI, Julia. O cinema operário e feminista de Carole Roussopoulos: LIP 1: Monique (1973) e LIP 5: Christiane e Monique (1976). In: Ana Siqueira; Glaura Cardoso Vale. (Org.). Catálogo do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2020, v. 1, p. 219-226.

FAGIOLI, Julia. A moda periférica: beleza e diversidade no cinema de Emílio Domingos. In: Glaura Cardoso Vale; Julia Torres; Carla Italiano. (Org.). Catálogo Forumdoc.bh.2020. 24ed.Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2020, v. 1, p. 230-233.

2019

BORGES, G. ; BRANDAO, M. C. ; SIGILIANO, D. ; LIMA, L. ; MARTINS, P. ; VIEIRA, L. ; SOARES, M. . A construção de mundos ficcionais pelo fandom Limantha, de Malhação: Viva a Diferença. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2019, v. 6, p. 107-132.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. A ficção seriada brasileira no século XXI: Inter-relações entre a qualidade e a literacia midiática In: ROCHA, S.; FERRARAZ. R. (orgs.) Análise da ficção televisiva: Metologias e Práticas. Florianopólis: Insular, 2019, p. 103-120.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Literacia Midiática e os fãs de telenovela: Uma análise do Twittertainment na social TV brasileira In: ROCHA, S.; FERRARAZ. R. (orgs.) Análise da ficção televisiva: Metologias e práticas. Florianopólis: Insular, 2019, p. 121-148

SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G.; BORGES, G. A ficção seriada na TV pública norueguesa: o diálogo entre a transmedia literacy e a websérie Skam In: LEMOS, L. (orgs.). Ficção seriada: estudos e pesquisas..Alumínio; Votorantim: Jogo de Palavras; Provocare, 2019, v.2, p. 102-117.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Observatório da Qualidade no Audiovisual: curadoria, produção experimental de conteúdo e divulgação científica. In: BORGES, G.; DA SILVA, M. (orgs.) Competências midiáticas em cenários brasileiros – Interfaces entre comunicação, educação e artes.1 ed.Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019, p. 1-26

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A competência midiática na produção de fanfic do fandom Limantha de Malhação – Viva a Diferença. In: BORGES, G.; DA SILVA, M. (orgs.). Competências midiáticas em cenários brasileiros – Interfaces entre comunicação, educação e artes. 1 ed.Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2019, p. 1-21.

FAGIOLI, Julia. RODRIGUES FILHO, F. . Pulsões do arquivo. In: Siqueira, Ana; Vale, Glaura Cardoso; Hilário, Bruno; Pereira, Matheus. (Org.). Catálogo do 21º FestCurtas BH. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2019, v. , p. 67-71

TOMÉ, H. Crescer na era da internet: o registro das constantes transformações na relação de crianças e mídias através dos youtubers mirins. In: BORGES, Gabriela; SILVA, Márcia Barbosa da (Org.). Competências midiáticas em cenários brasileiros: Interfaces entre comunicação, educação e artes. Juiz de Fora: Ed. da Ufjf, 2019. p. 343-365.

2017

BORGES, G; SIGILIANO, D. A qualidade na ficção seriada lusófona. In: Isabel Ferin; Fernanda Castilho; Ana Paula Guedes. (Org.). Ficção seriada no espaço lusófono. 1ed.Covilhã: Labcom,  v. 1, p. 183-202, 2017.

BORGES, G. ; Brandão, C. ; SIGILIANO, D.; VIEIRA, S. ; FERNANDES, G. Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II. 1ed.Porto Alegre: Editora Meridional,  v. p. 93-135,  2017.

VIEIRA, S. F. ; SANTANA, D. ; BORGES, GABRIELA. Compartilhando olhares, mundos e linguagens: O uso das tecnologias da comunicação nas escolas à luz das competências midiátcas. In: Ismar de Oliveira; Claudemir Viana; Jurema Xavier. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1ed.São Paulo: Abepeducom, , v. , p. 317-328,  2017.

BORGES, GABRIELA; SILVA, M. ; PRATA-LINHARES, M. ; FANTIN, M. ; QUINTAO, V. ; PIMENTA, M. . Competências midiátcas em cenários brasileiros e euroamericanos. In: Ismar de Oliveira; Claudemir Viana; Jurema Xavier. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1ed.São Paulo: Abepeducom, v. p. 382-387, 2017.

2016

PEROBELI, L. ; BORGES, G. O improviso no audiovisual brasileiro: uma análise dos programas Quinta Categoria e Barbixas. In: Denis Porto Renó; Antonio Francisco Magnoni; Marcos Américo; Fernando Irigaray. (Org.). Cinema Artes e Narrativas emergentes. 1ed.Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, , v. 1, p. 146-161, 2016.

BORGES, G. Humor de qualidade no audiovisual brasileiro: proposta metodológica de análise. In: Simone Marica Rocha; Renato PucciJr. (Org.). Televisão. Entre a metodologia analítica e o contexto cultural. 1ed.São Paulo: Lapis,  v. 1, p. 133-146, 2016.

2015

BRANDAO, C. ; BORGES, G. ; SIGILIANO, D. M. V. ; MACHADO FILHO, F. ; FERNANDES, G. M. ; MENDES, M. P. Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 2ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 4, p. 399-437.

BORGES, G. A social TV e a cultura participativa. In: Coutinho,C.; Brandão, C.; Americano, A.; Leal, P.R.F.; Fernandes, G. (Org.). A social TV e a cultura participativa. 1ed.Florianópolis: Insular, v. p. 155-167, 2015.

BORGES, G. ; SIGILIANO, D. Os Universos Ficcionais Transmídia e a Cultura Participativa: Análise da Complexidade Narrativa de O Rebu e sua Repercussão no Twitter. In: Gabriela Borges; Vicente Gosciola; Marcel Vieira.Org.). Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário. 1ed.Faro e São Paulo: CIAC SOCINE, , v. IV, p. 70-87, 2015.

BRANDAO, C. ; BORGES, G. SIGILIANO, D. ; Mendes, M. ; FERNANDES, G. ; MACHADO FILHO, F. Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, , v. 4, p. 399-438, 2015.

2013

BORGES, G. The game neverends… uma análise de Endgame de Beckett e McPherson. In: Gilberto Sobrinho; Dilma Beatriz Juliano; Mirian Rossini. (Org.). Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário. 1ed.Palhoça: Unisul, v. 4, p. 399-438, 2013.

BORGES, G. A diversidade na RTP2: um estudo sobre os programas Biosfera e Sociedade Civil. In: Iluska Coutinho. (Org.). A informação na TV pública. 1ed.Florianópolis: Editora Insular,  v. , p. 289-311, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

2022

TOMÉ, H. #SalveBelParaMeninas: uma descrição das controvérsias da exposição infantil no YouTube. In: Anais do 43º Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação, 2020, Salvador.

HSU, Y.; VIEIRA, L.; BORGES, G.. Competência Midiática: ativismo dos fãs de k-pop no Twitter. In: IV Redes Digitais e Culturas Ativistas, 2020, Campinas. Anais do IV Redes Digitais e Culturas Ativistas. Campinas: Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas, 2020. p. 256-256.

SIGILIANO, D.; GARCIA, J.; HSU, Y. Y.; VIEIRA, L.; BORGES, G.. A aprendizagem informal na produção de fanfics da série As Five. Anais IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021), 2022, São Carlos. A aprendizagem informal na produção de fanfics da série As Five. São Carlos: Geminis, 2022. v. 4. p. 1-14.

FURTUOSO, G. ; SIGILIANO, D. ; BORGES, G. Literacia transmídia e Videogames: um estudo sobre as habilidades articuladas por leakers de Fortnite no Twitter. In: XIV Simpósio Nacional da ABCiber, 2022, São Paulo. Anais XIV Simpósio Nacional da ABCiber. São Paulo: ABCiber, 2021. p. 1-21.

2021

FURTUOSO, G; SOUZA, R; PEROBELI, L; PEREZ, D; AMERICANO, L. Publicidade, pandemia e literacia midiática: novos desafios pedagógicos para o desenvolvimento de competências críticas e criativas. In: II Encontro Virtual da ABCiber, 2021. Novos letramentos, apropriação das tecnologias e o ciberespaço como construção coletiva: Anais do II Encontro Virtual da ABCiber, 2021.

RAMOS, E.; BORGES, G. Globoplay: a TV no streaming e a competência midiática do espectador no Twitter. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, 2021, Niterói. Anais VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: letramento e pensamento crítico em comunicação, informação e educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Fluminense, 2021.

CAHON, C. Mediatização do Espaço Expositivo: Novas Formas de Consumo e Vivência na Cultura Digital. In: XIV – SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2021, UNIPE (evento online). Anais XIV – SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, Direitos humanos, políticas identitárias, imaginários de resistência. 2021.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Qualidade Audiovisual e Competência Midiática: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais. 30° Encontro Anual Da Compós, São Paulo, 2021. Anais do 30° Encontro Anual da Compós, p.1 -26

LIMA, L.; MEYER, M. A. ; BORGES, G. . A qualidade na ficção seriada infantojuvenil: uma análise de Julie e os fantasmas. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Recife. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021.

LIMA, L.. Elementos nostálgicos e intertextualidades na construção narrativa visual da telenovela Club 57. In: 10º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2021, Niterói. Anais do 10º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2021.

LIMA, L.; BORGES, G. . Crianças, adolescentes e cultura de fãs no YouTube: análise sobre habilidades da competência midiática em operação em vídeos sobre a telenovela Club 57. In: IV Jornada Internacional GEMInIS, 2021, São Carlos. Anais da IV Jornada Internacional GEMInIS, 2021.

LIMA, L.; BORGES, G. . Telenovelas infantojuvenis na Nickelodeon Brasil e Latinoamérica: um paranorama histórico-temático. In: XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021, Juiz de Fora. Anais do XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021.

OLIVEIRA, L. N. L.; BORGES, G. Ensaio Sobre A Aceleração Do Tempo E Espectatorialidade De Ficções Seriadas Em Plataformas De Streaming. In: IV Jornada Internacional GEMInIS, Universidade Federal de São Carlos, 20 a 24 de setembro de 2021. 

OLIVEIRA, L. N. L.; MONTEIRO, D.; SILVA, M. V. B.; BRASILEIRO, F. Ritual de Interação Face a Face em Bottle Episodes: O Caso Fleabag. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Unicap, 4 a 9 de outubro, São Paulo, 2021.

GARCIA, J.; SIGILIANO, D.; BORGES, G. Os anti-fãs de Shingeki no Kyojin: uma análise dos protestos em rede no caso Wit vs. MAPPA. In: 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, Anais 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, Franca, p. 1-18, , 2021.

GARCIA, J; BORGES, G. A Qualidade Audiovisual nos K-Dramas: Uma Análise de It’s Okay to Not Be Okay. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Anais […], Recife, p.1-15, 2021.

GARCIA, J; BORGES, G. Competência Midiática e Fanfics: As produções de Hana Yori Dango. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano. Anais […], Niterói, p. 497-506, 2021.

GARCIA, J.; BORGES, G. Conexões entre Cultura Pop Japonesa, Complexidade Narrativa e Competência Midiática: O Caso de Serial Experiments Lain. Revista GEMInIS, v. 12, n. 1, p. 275-296, 27 jun. 2021.

GARCIA, J.; BORGES, G. Dualidades e Relações de Opressão em Love, Death & Robots: orientalismo e o período colonial de Hong Kong na perspectiva cyberpunk. In: LEMOS, L. P.; ROCHA, L. L. (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. São Paulo: Jogo de Palavra: Alumínio, p. 188-211, 2021. 

SIGILIANO, D.; GARCIA, J.; BORGES, G. A literacia midiática de fãs e anti-fãs de Shingeki no Kyojin: uma análise dos protestos no twitter no caso Wit vs. MAPPA. In: FALANDES, C.; KNEIPP, V.; SUING, A. (org.). Cenas Audiovisuais. Aveiro: Ria Editorial, p. 196-221l, 2021.

VIEIRA, L. ; SIGILIANO, D. ; BORGES, G. Cultura de Fãs e Literacia Midiática: a criação de mundos possíveis pelo fandom de As Five no Twitter. In: Encontro Virtual da ABCiber, 2021, São Paulo. Anais Encontro Virtual da ABCiber 2021, 2021. p. 1-15. 

SIGILIANO, D.; BORGES, G. O Ativismo do Fandom Limantha no Twitter: Uma Análise das Dimensões da Competência Midiática na Discussão de Causas Sociais. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Recife. Anais 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021. p. 1- 15

SANTOS, N. Z. ; SIGILIANO, D. A Quebra da Quarta Parede em Narrativas Complexas: Uma Análise das Séries Fleabag e High Fidelity. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Recife. Anais 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021. p. 1-15. 

FAGIOLI, Julia.; VALE, G. C. . A PRETENSA PAZ DOS JOGOS OLÍMPICOS: imagens em disputa na retomada dos arquivos por Chris Marker e Carole. In: XXX Encontro Nacional da Compós, 2021, São Paulo. Anais do 30° Encontro Anual Da Compós, 2021. v. 30. p. 1-15.

FAGIOLI, Julia.; PASSOS, N. . As diferentes formas de engajamento das mulheres em três documentários brasileiros sobre a ditadura militar. In: XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021, Juiz de Fora. Anais do XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021. p. 1-14.

2020

CAHON, C. Arte e Mídia: Dinâmicas e poéticas de mediatização do espaço expositivo. In: XIII – SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2020, UNIFAE e UFRS (evento online). Anasi XIII – SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2020, UNIFAE e UFRS (evento online),Virtualização da Vida: Futuros, 2020.

VIEIRA, L.; SIGILIANO, D. ; BORGES, G. Literacia Transmídia: Análise da Espectatorialidade de Fãs em Skam. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador. Anais 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, p. 1-15.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A Cognição nos Estudos das Narrativas Ficcionais Contemporâneas. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador. Anais 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. p. 1-15.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Os memes de limantha: a transmedia literacy no backchannel de Malhação – Viva A Diferença. In XIII – Simpósio Nacional da ABCiber, Rio De Janeiro, 2020. Anais XIII Simpósio Nacional da ABCiber, p, 1-15.

GARCIA, J; BORGES, G. Crônicas da Folha – Narutodemia: A ressignificação da pandemia de Covid-19 nas fanfics do fandom de Naruto. In: XIII Simpósio Nacional da ABCiber. Anais […], Rio de Janeiro,  p.1-19, 2020.

GARCIA, J; BORGES, G. Dualidades e Relações de Opressão em Love, Death & Robots: Orientalismo e o Período Colonial de Hong Kong na Perspectiva Cyberpunk. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Anais […], Salvador,  p.1-18, 2020.

2019

SOARES, M.; BORGES, G. As narrativas em transformação: um estudo sobre as origens e desenvolvimento do conceito de narrativa transmídia. In: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019. Anais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019.

TOMÉ, H.; BORGES, G. – A infância no YouTube: uma análise da produção de conteúdo do canal Planeta das Gêmeas. In: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019. Anais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019.

GASPARETE, F.; O Infotenimento nos programas de Turismo In: II Congresso TeleVisões, 2019. Anais do II Congresso TeleVisões, 2019.

MEYER, M.; VINICIUS, G.; PEROBELI, L.; BORGES, G. Literacia Midiática e mídia independente: Uma análise do conteúdo audiovisual do Nexo Jornal. In:Associação brasileira de pesquisadores em Cibercultura,2019. Anais da Associação brasileira de pesquisadores em Cibercultura, 2019.

BORGES, G. ; TOMÉ, H. A infância no YouTube: uma análise da produção de conteúdo do canal “Planeta das Gêmeas. In: XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2019, Vitória. Anais do XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2019. 

SIGILIANO, D.; GUIDA, V.; BORGES, G. A transmedia literacy na cultura de fãs: uma análise do site portal Skam Brasil. In: I Seminário Narrativas Seriadas – Ficções Televisivas, Games e Transmídia, 2019, Salvador.Anais I Seminário Narrativas Seriadas – Ficções Televisivas, Games e Transmídia. Salvador: UFBA – Facom, 2019. p.213 – 224.

SIGILIANO, D.; TELLES, G. A composição imagética de The Americans: o diálogo entre a ficção seriada e a competência midiática. In: XI Simpósio Nacional da ABCiber, 2018, Juiz de Fora. Anais XI Simpósio Nacional da ABCiber, 2019, p. 1-26.

SOARES, M; CARAVELA, G. B. M. As narrativas em transformação: um estudo sobre as origens e desenvolvimento do conceito de narrativa transmídia. In: XXIV Congresso de Ciências da Comuncação da Região Sudeste, 2019, Vitória/ES. Fluxos comunicacionais e crise da democracia, 2019. 

SOARES, M; CARAVELA, G. B. M. Fanfic: diálogos e ressignificações com a narrativa de Supernatural. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém/PA. Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo: Intercom, 2019. 

SOARES, M. Superman: A evolução de uma (super) narrativa transmídia?. In: XII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais – Ecomig, Mariana/MG, 2019.

SOARES, M. Supernatural: Estratégias transmídia no Instagram. In: XVII Encontro Regional de Comunicação – ERECOM, Juiz de Fora/MG, 2019.

BASTOS, A.; BORGES, G. A Conversação em Rede sobre Transmissões Futebolísticas: Práticas de Social TV na Final da UEFA Champions League. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

FAGIOLI, Julia. Exílio e interrupção: as condições de retomada nos cinemas de Eduardo Coutinho e Patrício Guzmán. In: VII Colóquio de cinema e arte da América Latina, 2019, São Paulo. O PÚBLICO NO CINEMA E ARTE DE AMÉRICA LATINA. São Paulo: República do Livro, 2019. v. 1. p. 60-65.

2017

AMERICANO, L. T. ; BORGES, G. Publicidade, redes sociais e literacia dos media: Sonho de Valsa, a marca amiga dos namorados. In: 4º Congresso Media Literacia e Cidadania, Porto, 2017.

GARCIA, J. ; BORGES, G. As Dimensões Da Competência Midiática Na Cultura De Fãs: Uma Análise Do Perfil The DarkLord No Twitter. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Curitiba 2017.

LIMA, L. ; MEYER, M. ; BORGES, G. A Qualidade Na Ficção Seriada Brasileira: Uma Análise Da Minissérie Presença De Anita. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Curitiba,2017.

SANTANA, D. ; MARANGON, C. ; SOARES, M. ; BORGES, G. Competência Midiática em Oficinas de Audiovisual: Análise Da Experiência Do Núcleo Mediar.. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Curitiba 2017.

SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G. ; BORGES, G. Feminismo e TV Social: A Repercussão dos Telespectadores Interagentes sobre o Empoderamento de Dana Scully em The X-File In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Curitiba 2017.

SIGILIANO, D. ; BORGES, G. . Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files. In: I Congresso de TeleVisões, Niterói, UFF, 2017.

SIGILIANO, D; BORGES, G. Competência Midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale. In: X Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo, 2017.

2016

SIGILIANO, D. ; BORGES, G. O diálogo entre a complexidade narrativa e a social tv no projeto xfrewatch da série the x-files. In: XXV Encontro Anual da Compós, Goiânia, 2016.

MARANGON, C. ; COSTA, M. ; GUEDES, M. T. ; BORGES, G. ; VIEIRA, S. . As competências midiáticas nas oficinas de audiovisual do Núcleo Mediar. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, São Paulo 2016.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. XFRewatch: as ressignificações do universo ficcional de The X- Files no Twitter. In: X Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, 2016.

REZENDE, I. ; BORGES, G. ReacTable: da interação à estética das artes digitais. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação Intercom Sudeste, Intercom, Salto 2016.

2015

BORGES, G. ; LOPES, V. R. Social TV e telenovela: Análise da repercussão de Geração Brasil e Império nas redes sociais. In: XXIV Encontro Nacional da Compós,  Brasília, 2015.

BORGES, G. Humor e Qualidade na TV brasileira: um contrassenso?. In: XiV Congresso Ibero-americano de Comunicação, cultura e Mídias Sociais. – Ibercom, São Paulo, 2015.

PEROBELI, L. L. S. ; LIMA, M. S. ; BORGES, G. A (des)construção de estereótipos: uma análise do programa Sexo Frági In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom, Rio de Janeiro, 2015.

PEROBELI, L.  ; BORGES, G. A diversidade sexual e de gênero a serviço do humor: uma análise do Canal das Bee no Youtube. In: XIII Encontro Regional de Comunicação, Juiz de fora, FACOM, 2015.

LIMA, M. S. ; BORGES, G. Por dentro do Porta: uma análise da qualidade no canal Porta dos Fundos. In: XIII Encontro Regional de Comunicação, Juiz de fora, FACOM, 2015.

PADILHA, A. ; GONCALVES, C. ; BORGES, G. ; AMERICANO, L. T. Colóquios Mediar: As competências midiáticas dos profissionais de audiovisual. In: XIII Encontro Regional de Comunicação,  Juiz de fora, FACOM, 2015.

CADINELLI, A. ; L, A. C. ; BORGES, G.; AMERICANO, L. T. A competência midiática audiovisual dos publicitários: Uma Análise de Grupo Focal. In: XII Encontro Regional de Comunicação, Juiz de fora, FACOM, 2015.

2014

BORGES, G.; LOPES, V. R. A telenovela brasileira não quer perder seu espaço: as estratégias de interatividade de Geração Brasil em meio à cultura da convergência. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Foz do Iguaçu, 2014.

FIALHO, M. T. ; BORGES, G. Criando conexão emocional entre público e marca através do som: sound branding e estudo do caso MetrôRio.. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo, ESPM Medialab, 2014.

MONTIJO, G. ; BORGES, G. Bichas, Boiolywood e sapatões: A representação dos homossexuais no Comédia MTV. In: XII Encontro Regional de Comunicação, Juiz de fora, FACOM, 2014.

2013

BORGES, G. Programas Dramáticos de Qualidade: o Núcleo Guel Arraes e a Série Cidade dos Homens. In: XII POLITICOM e XI Encontro Regional de Comunicação, Juiz de Fora. 2013.

BORGES, G. Pioneirismo e Inovação na Obra Audiovisual de Samuel Beckett. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia, Ouro Preto, 2013.

BORGES, G. Qualidade e Literacia Midiática: um diálogo profícuo e necessário. In: 3º ECOM.EDU Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013

BORGES, G. Social TV: discussões preliminares sobre o fenômeno. In: Colóquio Internacional em Mídia Digital: televisão e interatividade,  Anais do Colóquio Internacional em Mídia Digital: televisão e interatividade.  Juiz de Fora, 2013.