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Universitários

A pesquisa foi realizada com 626 universitários, de instituições públicas e privadas de 15 cidades brasileiras. Entre elas: Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), São Roque (SP), São Paulo (SP), Chapecó (SC), Uberaba (MG), Itajaí (SC), Juiz de Fora (MG), Ponta Grossa (PR), Sorocaba (SP), Guarapuava (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Niterói (RJ), Curitiba (PR). O questionário foi feito através da plataforma Google Forms, com a finalidade de conhecer o perfil dos estudantes universitários e analisar o desenvolvimento da competência midiática. A aplicação dos formulários foi realiza presencialmente pela equipe participante do projeto.

As perguntas presentes nos questionários foram organizadas do seguinte modo: a primeira etapa é composta por perguntas relacionadas ao perfil do universitário, como idade, sexo, instituição, cidade, ano acadêmico que cursa. Já a segunda parte foi constituída de questões sobre as dimensões da competência midiática. Neste contexto foram direcionadas três perguntas para as dimensões: Tecnologia, Linguagem, Ideologia e Valores e Processos de interação; e duas perguntas para Processos de produção e difusão e Estética.

Foram aplicados questionários nas seguintes Universidades: Centro Universitário de Brasília, Faculdade Serra Gaúcha, Faculdade São Roque, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Instituto Presbiteriano Mackenzie, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade de Brasília, Universidade de Uberaba, Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Estácio de Sá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade de Sorocaba, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A pesquisa também contou com a participação de universitários brasileiros fazendo curso em Portugal (5 universitários) e Espanha (1 universitário).

A partir da sistematização dos questionários, podemos destacar que quando questionados sobre ao uso de mecanismos para fazer denúncias e queixas. A maioria definiu como grau quatro clicar “curtir”/”gosto” nos comentários que fazem os usuários em diferentes espaços na web (44%), em grau um assinalaram participar ativamente em fóruns organizados para a discussão de temas importantes para os cidadãos (40,2%) e fazer sugestões aos responsáveis de determinados temas sociais e políticos, através de correios eletrônicos/e-mails ou redes sociais (40%). De acordo com as respostas foi possível observar que os universitários brasileiros demonstram pouco uso de redes sociais, e-mail, correios para fazer queixas ou denúncias. Os estudantes apresentaram hábito de curtir os comentários feitos por outros usuários, o que se justifica quando comparado ao fato de responderem que compartilham mais do que produzem as próprias mensagens.

Quando pedidos para que ordenassem os passos para realizar uma produção audiovisual de acordo com a sequência apresentada no questionário, a maioria (91,2%) assinalou a opção 4. Desta forma, foi possível observar que a maior parte dos universitários demonstram ser capazes de produzir a partir da linguagem audiovisual e mostram que conhecem as etapas de produção desta linguagem.

Ações de Formação

MediaBox

Projeto de formação de futuros profissionais por meio da prática da análise e crítica cultural. Os alunos da graduação e pós-graduação são colunistas escrevem semanalmente estudos de caso que refletem de forma crítica sobre as produções audiovisuais contemporâneas. Sob perspectivas teóricas de diferentes autores no campo da comunicação, os textos buscam compreender os novos modos de produção, circulação e participação presentes nas séries de TV, nos filmes, nos documentários e outros conteúdos audiovisuais.

O site funciona também como um repositório dos blogs produzidos pelos alunos das disciplinas ministradas na graduação e pós-graduação pela professora Gabriela Borges desde 2007.

#Observatório

#Observatório apresenta um conjunto de séries audiovisuais e podcasts produzidos para a web e produzidas alunos que integram o Observatório da Qualidade no Audiovisual.

Eventos

III Simpósio de Literacia Midiática: Ficção Audiovisual: produção, circulação e consumo

A terceira edição do Simpósio de Literacia Midiática acontece no dia 17 de junho de 2019 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento, organizado pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual em parceria com o Entelas, irá refletir sobre os novos modos de produção, circulação e distribuição das narrativas ficcionais seriadas no ambiente da convergência. Entre os convidados estão Beth Carmona, do ComKids, Krishna Mahon, do canal no YouTube Imprensa Mahon, Alexia Maltner, assistente de direção de Malhação – Viva a Diferença (2017-2018, Rede Globo), e Henrique Sauer, diretor de teledramaturgia da Rede Globo.

II CICOM

O II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, organizado pela equipe brasileira da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania (Rede Alfamed) ocorre de 23 a 25 de outubro de 2017 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a presença de palestrantes do Brasil e do exterior.

As múltiplas telas da sociedade digital propiciam novos modos de produção e consumo de conteúdos midiáticos. Em potencial, todos somos capazes de produzir, compartilhar, disseminar e ressignificar conteúdos variados que podem ganhar as redes e impactar social, cultural e politicamente diferentes comunidades, virtuais ou não.

A competência midiática é a capacidade de acessar, analisar e avaliar as imagens, os sons e as mensagens que confrontam o sujeito contemporâneo, assim como comunicar de forma competente através das mídias disponíveis. Habilitando os cidadãos para o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, temos consumidores sensatos e produtores de informação. Nesse sentido, a competência midiática visa aumentar o conhecimento sobre as diversas formas de mensagens midiáticas presentes na vida contemporânea e ajudar os cidadãos a compreenderem a forma como as mídias filtram percepções e crenças, formatam a cultura popular e influenciam as escolhas individuais.

Sendo assim, o congresso pretende abrir canais de diálogo entre pesquisadores dos campos da comunicação e da educação para refletir sobre as mudanças nos modos de fruição e expressão criativa que estão em jogo na cultura participativa. Torna-se, assim, premente o debate sobre os novos saberes e as novas aprendizagens que despontam neste cenário.

Site: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/

II Simpósio de Literacia Midiática

O II Simpósio de Literacia Midiática ocorre dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante dois dias, o evento  discute a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e contribuem para o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos.

Organizado pelo projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual, sob a coordenação da professora Gabriela Borges, o simpósio inclui em sua programação palestras e mesas de debate e reúne convidados de renome. Um deles é o coletivo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que é uma rede descentralizada de mídia e atua em mais de 150 cidades brasileiras. Conhecido pelo seu ativismo sociopolítico, O Mídia Ninja se coloca como uma alternativa à imprensa tradicional.

Outro coletivo que participa no evento é o Jornalistas Livres, que agrega diversos coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, empenhados em praticar um jornalismo que ajude a enfrentar o desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil.

Outros destaques são a presença de Lalo Leal, apresentador do programa Ver TV, e de Ivana Bentes, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também estarão presentes no simpósio representantes da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas (Alfamed), que vão apresentar os primeiros resultados dos seus trabalhos. O evento faz parte da V Global MIL Week, iniciativa da Unesco que acontece entre 31 de outubro e 06 de novembro em diversos países para promover a mídia-educação.

De acordo com a professora Gabriela, essa discussão é muito pertinente pelo momento político que vivemos, pela necessidade do debate da democratização e  da regulação da comunicação, e também porque o Observatório se propõe a ser um espaço de diálogo sobre a produção do audiovisual contemporânea. “Nesse momento é muito importante trazermos pessoas que estão envolvidas com o debate da democratização da comunicação. Todos os nossos convidados têm essa preocupação de oferecer acesso a uma comunicação que seja mais plural, diversa e democrática.”

A professora Gabriela ressaltou, ainda, a importância da participação dos alunos. “Queremos que os alunos tenham a oportunidade de discutir esse tema sob a perspectiva da Literacia Midiática. Ou seja, como nós podemos promover uma educação que está pautada na leitura crítica das mídias por um lado e por outro na produção criativa de conteúdos inteligentes e de qualidade. Esperamos formar profissionais mais conscientes, que tenham um olhar crítico sobre essa produção hegemônica e que queiram produzir conteúdos que façam a diferença e agregue valor na vida das pessoas.”

Site: https://www.facebook.com/observatoriodaqualidadeufjf/ e https://www.facebook.com/events/115065952298108/ 

I Simpósio Internacional de Literacia Midiática

“A literacia midiática está relacionada com o processo de conhecer a linguagem midiática, saber interpretá-la e ser capaz de produzi-la”, definiu a pedagoga e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Márcia Silva.

O I Simpósio Internacional de Literacia Midiática acontece de 8 a 12 de setembro de 2014 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este é um tema importante para se discutir, especialmente no Brasil, em que ainda há pouca pesquisa nessa área, porque a literacia midiática é um direito ao exercício pleno da cidadania, se considerarmos o contexto atual, em que a mídia é um dos pilares da economia material e simbólica da sociedade. Saber compreender e se expressar através de mensagens midiáticas não constitui apenas uma prática democrática, é também um campo de estudo que “ajuda a pensar sobre as relações humanas, sobre como convivemos e como a mídia (que é um produto humano) participa desse processo”, concluiu Silva.

O evento dá início ao projeto Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, coordenado pela UFJF, em parceria com as universidades UNB, UFSC, UEPG, UFTM e a Universidade de Huelva, na Espanha, e promove a criação da rede ALFAMED, rede de pesquisa que agrega pesquisadores da área da alfabetização midiática do Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina e Chile. Está integrado também no projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual,  coordenado pela Professora Gabriela Borges e financiado pela Fapemig.

O evento conta com mesas de discussão sobre a literacia midiática na formação universitária, o papel da comunicação e das artes nesta área e os principais conceitos e práticas em mídia-educação, além do lançamento de livros sobre o tema. Também haverá os mini-cursos Comunicação e competências midiáticas na era digital, ministrado por Joan Ferrés Prats (Universidade Pompeu Fabra), e Comunicação e Educação Audiovisual, por José Ignacio Aguaded (Universidade de Huelva), com carga horária de 15 horas (1 crédito), os quais serão abertos ao público com inscrições limitadas.

Site: http://simposioliteraciamidiatica.wordpress.com/