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Competência Midiática

Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos

Um dos desafios enfrentados com as atuais mudanças sociotécnicas dos meios passa pela aquisição de competências midiáticas como requisito básico de cidadania. Nesse sentido, o indivíduo deve desenvolver capacidades para fazer uma leitura crítica e habilidades para se expressar criativamente por meio de mensagens midiáticas. Esta pesquisa buscou contribuir de maneira inovadora para o mapeamento de competências midiáticas e desenvolvimento de ações que as ampliem, enfocando diferentes públicos: estudantes, professores e comunicadores.

Foram aplicados 1831 questionários levantando informações a respeito das seguintes dimensões da competência midiática: linguagem, tecnologia, processos de produção e difusão, ideologia e valores, processos de interação e estética, cujos indicadores foram mensurados a partir dos âmbitos da análise e da expressão. Os resultados indicaram que a maior parte dos respondentes tem conhecimento tecnológico, porém ainda é necessário trabalhar as habilidades tanto de leitura crítica quanto de produção criativa. A pesquisa contribuiu ainda para o estudo e desenvolvimento de boas práticas visando a formação dos diferentes públicos estudados.

Este projeto está vinculado a Rede Alfamed, que propõe o fortalecimento desse campo de estudos no contexto brasileiro e promove a formação de pesquisadores envolvendo a graduação e a pós-graduação, além de favorecer a troca de experiências através da produção conjunta de conhecimento nessa área. A pesquisa foi desenvolvida pelas seguintes universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (coordenadora), Universidade Estadual de Ponta Grossa (vice-coordenadora), Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Triangulo Mineiro e Universidade de Sorocaba. E no âmbito internacional contou com a participação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, Equador, México, Peru, Chile e Itália.

 

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