Eventos

O grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática e o projeto Observatório da Qualidade no Audiovisual organizam eventos, como seminários e congressos, para compartilhar os trabalhos desenvolvidos com pesquisadores nacionais e internacionais e alunos dos cursos de comunicação. Além de promover debates a respeito de temas que envolvam literacia midiática, qualidade na ficção e competências midiáticas.

I Simpósio Internacional de Literacia Midiática

I Simpósio Internacional de Literacia Midiática aconteceu entre os dias 8 a 12 de setembro de 2014, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento discutiu sobre literacia midiática na formação universitária, o papel da comunicação e das artes nesta área e os principais conceitos e práticas em mídia-educação. Além do oferecimento de minicursos e lançamento de livros sobre o tema.

Esse evento deu início ao projeto Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos, coordenado pela UFJF em parceiria com as universidades UNB, UFSC, UEPG, UFF e UFTM e a Universidade de Huelva, na Espanha. Além disso, o projeto promove a ALFAMED, rede de pesquisa que agrega pesquisadores da área da alfabetização midiática do Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina e Chile. Está integrado também no projeto Observatório da Qualidade no Audiovisual, coordenado pela Professora Gabriela Borges e financiado pela Fapemig.

Site: http://simposioliteraciamidiatica.wordpress.com/

Colóquio Mediar: discutindo gênero

O evento Colóquio Mediar: Comunicação e Gênero ocorreu em 2015 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento foi realizado com a finalidade de discutir os conteúdos midiáticos na atualidade, convidamos três profissionais de cada uma das respectivas áreas da comunicação: jornalismo, publicidade e audiovisual, para debater sobre esses temas em um grupo focal.

II Simpósio de Literacia Midiática

O II Simpósio de Literacia Midiática aconteceu entre 31 de outubro e 1º de novembro de 2018, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento discutiu a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e contribuem para o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos.

II CICOM

O II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) numa organização conjunta com a Rede Alfamed (Rede Interuniversitária Euroamericana de Competências Midiáticas para a Cidadania). Com o objetivo de promover o diálogo sobre a promoção do desenvolvimento das Competências Midiáticas e apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pela Rede Alfamed.

Site: https://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br/

III Simpósio de Literacia Midiática: Ficção Audiovisual: produção, circulação e consumo

A terceira edição do Simpósio de Literacia Midiática aconteceu no dia 17 de junho de 2019, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento foi organizado em parceria com o Entelas e, refletiu sobre os novos modos de produção, circulação e distribuição das narrativas ficcionais seriadas no ambiente da convergência. Entre os convidados estavam Beth Carmona, do ComKids, Krishna Mahon, do canal no YouTube Imprensa Mahon, Alexia Maltner, assistente de direção de Malhação – Viva a Diferença (2017-2018, Rede Globo), e Henrique Sauer, diretor de teledramaturgia da Rede Globo.

Mostra Festival ComKids

A Mostra Festival ComKids aconteceu no dia 18 de outubro de 2019, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contou com a participação da nossa convidada Beth Carmona, diretora do ComKids, que exibiu curtas e séries latinoamericanos infantojuvenis. Com o objetivo de promover desenvolvimento e formação profissional na área da criação e produção para crianças e jovens.

Para saber mais: O ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano acontece desde 2009, na cidade de São Paulo, como a versão latina do Festival Prix Jeunesse Internacional, iniciativa alemã reconhecida pela promoção da qualidade na TV infantil ao redor do mundo. A edição de 2019 aconteceu de 12 a 17 de agosto na capital paulista e reuniu obras de 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Haiti, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.