UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto de Extensão

Você está em: Projeto de Extensão

 

O projeto de extensão “Memórias do golpe: o trabalho da CMV-JF disponível ao público”, visa a organização e a catalogação de todo material coletado pela Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora, para fins de divulgação e de acesso para futuras pesquisas. Trata-se de proposta na área de Comunicação Social, com vistas na criação deste site, dentro do sistema da UFJF, produto possível graças ao convênio firmado entre as duas partes em 2014, e que originou um trabalho interdisciplinar, em parceria com diversas unidades da UFJF. Além do site, este projeto tem como foco a produção de um documentário com base nos depoimentos gravados pela CMV-JF.

 

Este projeto busca uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que conta com a participação de alunos da Faculdade de Comunicação na criação de vídeos sobre a pesquisa feita pela CMV-JF, junto com a UFJF, e na criação e no abastecimento deste site, em que todo o material coletado pela comissão ficará disponível ao público para futuras pesquisas.  

 

 A proposta é a de romper as barreiras do mundo acadêmico e, por meio de canais de comunicação próprios, criados na Internet, garantir o acesso do público a tudo o que foi feito pela CMV-JF, disponibilizando documentos, relatos e vídeos (com as devidas autorizações de divulgação), para viabilizar possíveis pesquisas sobre a ditadura militar em Juiz de Fora.

 

O projeto é voltado para toda a sociedade, sobretudo pesquisadores e estudantes de Juiz de Fora, para que novas versões e relatos silenciados deste período circulem no ambiente acadêmico, como pólo irradiador do saber, possibilitando uma reflexão e novas possibilidades de reconstrução da história desse período marcado pela repressão e pelo desrespeito aos direitos humanos. Nesta perspectiva, o público alvo do projeto é bem amplo, uma vez que esta memória é de interesse de toda a sociedade brasileira.

 

Acesse a versão digital do livro “Memórias da Repressão: relatório da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora” através do link.

 

Veja também: Professores e pesquisadores, Bolsistas, Equipe do site.

Comissão Municipal da Verdade

E-mail: memoriasdogolpe@gmail.com