WordWall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras

Word Wall é uma plataforma projetada para a criação de atividades personalizadas, em modelo gamificado, utilizando apenas poucas palavras. Embora seja ideal para aplicação com alunos em fase de alfabetização ou no uso para ensino de línguas estrangeiras para crianças e adolescentes, a plataforma é versátil e a multiplicidade de atividades que podem ser criadas abre espaço para uso em diversas disciplinas.

O primeiro passo para uso da plataforma é acessar http://wordwall.net/pt e clicar em “Iniciar sessão”. É possível efetuar um registro no site, ou mesmo logar com sua conta google. Mesmo antes de realizar login, o usuário já tem acesso, a partir da página inicial, a vários modelos de atividades criadas por outros usuários da plataforma, o que já confere uma visão geral de algumas possibilidades de aplicação.

O modo gratuito permite a criação de até 5 atividades distintas, que o professor pode editar livremente depois, caso queira criar novas tarefas sem custo. Para criar e armazenar atividades ilimitadas, é necessário optar pelo modo pro, que tem um custo bastante acessível, se comparado a outras plataformas da mesma categoria. Uma vez logado na plataforma, o usuário deverá clicar em “Criar atividade” para iniciar sua primeira produção de material. Será aberto um grupo de opções de atividades que podem ser criadas. Apesar de o modo gratuito disponibilizar um grande grupo de diferentes modelos de atividades, é importante mencionar que algumas só estão disponíveis no modo pro.

Para exemplificação, escolhemos o modelo “Encontre a partida”. Nessa atividade, uma palavra (ou imagem) será apresentada ao aluno, e ele deverá, a partir de um grupo de palavras, escolher a que está corretamente associada à primeira. Como exemplo de atividade para o ensino de ciências, elaboramos uma atividade na qual o aluno, ao ver um alimento qualquer (alface, berinjela, batata, tomate, etc), deveria dizer se ele é um fruto, folha, raiz, caule ou flor. Para a criação da atividade, a coluna “resposta” deverá conter a associação correta que o aluno deverá fazer, enquanto a coluna “pista” contém os alimentos propriamente ditos.

Ao concluir a proposta, o professor deve clicar em “Feito”, e imediatamente a atividade será exibida tal como para o aluno. Na mesma tela de visualização, o professor pode ajustar alguns parâmetros, como se haverá cronômetro, número de tentativas (se houver) e se as palavras devem ser mostradas de forma aleatória.

Nessa mesma tela, a lateral direita oferece uma gama de possibilidades muito úteis. A própria plataforma, a partir da combinação de palavras fornecida pelo professor quando criou a atividade, propõe outros modelos de inserção das mesmas associações em outros formatos. Dessa forma, uma mesma associação de palavras pode ser utilizada em várias atividades gamificadas. Além desse recurso, logo abaixo, também na lateral direita da tela, é possível baixar as atividades propostas em modo de impressão. A plataforma irá adaptar cada modelo de atividade para o modo impresso sem nenhum prejuízo dos recursos e habilidades exploradas. Isso é particularmente útil para atividades remotas em tempos de pandemia, nas quais nem todos os alunos possuam iguais condições de acesso a dispositivos digitais e internet.

Uma vez concluída a criação da atividade, o professor deve clicar em “compartilhar”. Neste espaço ele poderá definir se a atividade será pública ou compartilhada com os alunos, e monitorada pelo professor. No modo público, outros usuários da plataforma poderão jogar e alterar a atividade, bem como escolher outro modelo para jogar; no modo compartilhado com os alunos, é possível definir se o aluno deverá necessariamente informar seu nome para jogar, se haverá prazo para a conclusão da atividade, ou se o aluno poderá jogar novamente, caso deseje. Neste último caso, o professor terá acesso aos nomes dos alunos que fizeram a tarefa, quais questões erraram/acertaram, bem como as questões de maior percentual de acerto ou de erro e o tempo médio registrado para a conclusão das atividades. Para visualizar essas informações, basta clicar em “meus resultados”, disponível na aba superior.

Independente do modo de reprodução da atividade, um link será gerado para compartilhamento, pelo professor, com seus alunos, ou para divulgação de sua atividade para um público geral. A atividade que propomos como exemplo pode ser exemplificada nesse link.