Orientações

Nesta página os alunos do Ciências Exatas terão as informações necessárias aos Trabalhos de Conclusão de Curso

• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O aluno pode se matricular somente no TCC I (e nos próximos semestres se matricular no TCC II), ou no TCC I e II no mesmo semestre. Para se matricular apenas no TCC II, precisa ter sido aprovado no TCC I.

Não é necessário nenhum requisito para realizar o TCC, mas é aconselhado que o TCC seja realizado nos últimos semestres do curso (como o tempo recomendado para integralização do curso é de 6 períodos, recomendamos realizar o TCC I no 5º período e o TCC II no 6º, conforme estrutura curricular recomendada – aqui, ou a carga horária correspondente).  Assim, se o aluno não for formando, sugerimos realizar o TCC I e, nos próximos semestres, realizar o TCC II. Entretanto, é uma escolha que deve ser conversada com o professor/orientador.

A avaliação do TCC I ficará sob responsabilidade do seu orientador (incluindo a forma de avaliação).

O TCC II consiste na realização de um pôster, de um resumo e de uma apresentação. A avaliação do TCC II será realizada pela apresentação para uma banca composta por professores convidados pela Coordenação do Curso de Ciências Exatas. As apresentações do TCC II ocorrerão pela plataforma Google Meet (o link será enviado um dia antes da apresentação).

ORIENTADOR E TEMA:

O aluno deve procurar um professor da UFJF (ICE, Engenharia ou Educação) para ser seu orientador e realizar a pesquisa de acordo com seus interesses e afinidades.

Para quem ainda não possui um orientador ou tema definido, normalmente os alunos procuram os professores que estão vinculados a algum projeto da UFJF que tenham afinidade (mesmo não participando desse projeto) ou que tenham gostado das aulas. Esses professores, muitas vezes, sugerem temas para serem desenvolvidos na pesquisa.

Você pode buscar inspirações também nos trabalhos que já foram apresentados nos TCCs II, cujos resumos e pôsteres estão disponibilizados no site do curso, em informações aos discentes>>Trabalhos de Conclusão de Curso>>TCC II (https://www2.ufjf.br/cienciasexatas/).

MATRÍCULA:

A inscrição será realizada através de formulário próprio enviado pela Coordenação do Curso de Ciências Exatas (Google Form) no início de cada semestre, no período de matrícula. Após a inscrição, a Coordenação fará a confirmação com o orientador e a matrícula no SIGA.

TÍTULO: é o nome do SEU TCC, relacionado à sua pesquisa/apresentação (na inscrição pode-se colocar o título provisório);

PLANO DE TRABALHO: Se o seu trabalho estiver relacionado a algum projeto/pesquisa que seja desenvolvido na UFJF, basta inserir o nome do projeto/pesquisa. Se não, você precisará inserir um plano de trabalho, um pequeno texto que informe, pelo menos o tema e um cronograma. Poderá conter informações adicionais, como: problema, objetivos, métodos e referencial teórico).

Modelos e sugestões para a apresentação do TCC II:

Para mais detalhes sobre o TCC II, acesse os arquivos e orientações em “Veja também”