Fechar menu lateral

Matrícula em disciplinas (a partir do 2º período)

A partir do período 2023/1, o processo de matrícula no SIGA passa a ser composto por 3 fases, com novas regras de ocupação das vagas nas disciplinas em cada uma das fases. Veja como ficam as fases de matrícula:

—————————————————————-

FASE 1️⃣ – Matrícula feita pelos acadêmicos, no SIGA

Nesta primeira fase de matrícula, o discente fará sua solicitação de matrícula, podendo ou não alterar sua pré-matrícula. O preenchimento das vagas na turma vai levar em consideração a reserva de vagas definidas no perfil da turma (ou seja, o discente só será matriculado em turmas que tenham reservas de vagas para o seu curso), considerando as prioridades definidas no RAG (IRA, reprovação,  etc). NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA, MAS NÃO PERCA O PRAZO! 

 

1ª Análise de matrícula CGCO

O CGCO processará as todas as solicitações realizadas nesta 1ª fase. Após esta análise do CGCO, o discente precisa verificar se obteve as vagas solicitadas. Caso contrário, deve seguir para a próxima fase.

—————————————————————-

FASE 2️⃣ – Matrícula feita pelos acadêmicos, no SIGA

Nesta segunda fase de matrícula, o discente poderá solicitar alteração de matrícula e solicitar inclusão de turmas nas quais não há reserva de vaga para o seu curso, desde que tal disciplina integre a grade curricular do discente. Para aumentar as chances de conseguir a vaga, procure escolher turmas que tenham vagas reservadas para o seu curso. O preenchimento das vagas na turma vai levar em consideração, prioritariamente, o perfil da turma, além das prioridades definidas no RAG. As vagas restantes da turma serão alocadas para todos os discentes que possuem a disciplina na sua grade curricular, sem reserva de quantitativo de vagas para estes cursos. NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA, MAS NÃO PERCA O PRAZO!

  

Ajustes no plano departamental

Visando maximizar o sucesso no processamento das matrículas, os chefes de departamento poderão realizar ajustes no oferecimento de vagas das disciplinas.

 

2ª Análise de matrícula CGCO

O CGCO processará as solicitações realizadas nesta 2ª fase. Após esta análise do CGCO, o discente precisa verificar se obteve as vagas solicitadas. Caso contrário, deve seguir para a próxima fase.

—————————————————————-

FASE 3️⃣ – Matrícula feita pelos acadêmicos, no SIGA

Na terceira fase de matrícula, o discente poderá solicitar alteração de matrícula e incluir qualquer turma oferecida no período letivo. O preenchimento de vagas na turma deve levar em consideração prioritariamente o perfil da turma, além das prioridades definidas no RAG. As vagas restantes da turma serão distribuídas sem reserva de curso e seguindo as prioridades definidas no RAG.

 

3ª Análise de matrícula CGCO 

O CGCO processará as solicitações realizadas nesta 3ª fase. Após esta análise do CGCO, o discente precisa verificar se obteve as vagas solicitadas.

—————————————————————-

Ajustes de Matrícula pelos Coordenadores

Nos períodos anteriores a 2023/1, todos os procedimentos de ajustes de matrícula eram executados pelos coordenadores (a partir de formulário eletrônico). A partir de 2023/1, com as fases 1, 2 e 3 no SIGA, os discentes assumirão os seus ajustes e os coordenadores se concentrarão prioritariamente nas solicitações onde são necessárias as chamadas matrículas privilegiadas, que são aquelas que envolvem quebra de pré-requisitos e coincidências de horário.

As matrículas privilegiadas pela coordenação são necessárias para atender os casos de formandos (mais de 80% do curso concluído: possibilidade de quebra de pré-requisitos e de coincidência parcial de horários, conforme o RAG), de processos de inclusão de disciplinas (reingressantes na UFJF) e de erros de pré-requisitos (para discentes que solicitaram matrícula no SIGA e erros de pré-requisitos nas solicitações do discente no SIGA.

☑ Discentes formandos(as) que já integralizaram 80% da carga horário do curso, conforme normatiza o RAG no art. 23, §2, podem solicitar a matrícula privilegiada em disciplinas, nos casos de quebra de pré-requisitos ou coincidência de horários em até 25%. Pelo RAG, até 2 disciplinas podem ter quebra ou coincidência. Esta solicitação está sujeita à análise e aprovação do Coordenador do curso.

☑ Discentes que farão o processo de aproveitamento de créditos cursados na UFJF, com o objetivo de obter inclusão de disciplina(s), também podem solicitar a matrícula privilegiada em disciplinas. Neste caso é importante informar o número de matrícula anterior. Esta solicitação está sujeita à análise e aprovação do Coordenador do curso.

☑ Discentes que solicitaram matrícula no SIGA e que o sistema acusou “falta de pré-requisitos” mas essa informação está incorreta (verificar a grade do curso no site), também podem solicitar a matrícula privilegiada. (Por ex.: o aluno possui o pré-requisito mas o sistema acusou falta; disciplina cadastrada com pré-requisito incorreto). Esta solicitação está sujeita à análise e aprovação do Coordenador do curso.
 

Importante destacar que o Coordenador de Curso poderá solicitar matrícula privilegiada em qualquer uma das 3 fases do processo de matrícula regular no SIGA. A solicitação de matrícula privilegiada será, primeiramente, analisada pelo Coordenador e, se aprovada, inserida no SIGA para, posteriormente, ser analisada pelo sistema de matrícula, juntamente com os demais pedidos regulares realizados, levando em consideração as prioridades definidas na respectiva fase de matrícula em que a solicitação for submetida. O discente é responsável por verificar se a matrícula foi confirmada (no SIGA, após a análise do CGCO).

—————————————————————-

Matrícula em disciplinas ociosas realizada pelos Coordenadores

 Caso ainda seja necessário, o atendimento neste período será informado posteriormente.

—————————————————————-

IMPORTANTE:

1) Link para os formulários de solicitação de matrícula: aqui

2) Link para o calendário acadêmico: Calendário Acadêmico da Graduação