UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Transferência

Você está em: Graduação > Transferência

A UFJF, segundo o Regulamento Acadêmico da Graduação, possibilita duas formas de ingresso por meio de transferência de outra Instituição de Ensino Superior (IES), os quais são: Transferência de Aceitação Obrigatória Transferência por Vagas Ociosas. 

Transferência de Aceitação Obrigatória (Servidor Removido Ex-Officio)

Quando um servidor público federal, civil ou militar, é removido de sua sede para Juiz de Fora ou região, ele e seus dependentes possuem o direito garantido por lei (art. 49 da lei nº. 9.394/96 e Lei nº. 9.536/97) a uma vaga na UFJF, independente de disponibilidade de vaga, caso estivessem na antiga localidade estavam matriculados em uma Instituição de Ensino Superior. O pedido para a Transferência de Aceitação Obrigatória pode ser realizado a qualquer momento na Central de Atendimento do Campus Juiz de Fora ou no Campus Governador Valadares, não dependendo de previsão no calendário acadêmico.

Mais informações e sobre os documentos necessários clique aqui (página da CDARA). O formulário de preenchimentos está disponível aqui.

Para a realização do pagamento da taxa (R$ 220,00) acessar o link. O pagamento da taxa somente deve ser realizado após consulta à portaria vigente no dia em que for realizada solicitação da transferência. 

Transferência por Vagas Ociosas

Essa modalidade não se confunde com a Transferência de Aceitação Obrigatória.

Conforme as atuais normas acadêmicas da UFJF, a Transferência por Vagas Ociosas está aberta a todos os alunos oriundos de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente autorizada ou reconhecida, seja particular ou pública, para uma vaga na mesma Área Básica de Ingresso (ABI) na UFJF, sob as seguintes condições:

I – haja vaga no curso pretendido na mesma Área Básica de Ingresso;
II – tenha o pretendente concluído, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária total do currículo pleno do curso da IES de origem.
III – somente são aceitas transferências se faltarem mais de 20% (vinte por cento) da carga horária exigida para a integralização do curso na IES de origem.

A modalidade de ingresso por transferência é a penúltima modalidade das vagas ociosas a ser analisada; isto é, caso as vagas disponíveis sejam ocupadas pela modalidades anteriores (como mudança de curso), os pedidos de transferência de outras IES não serão analisadas. As restrições da transferência por vagas ociosas não se aplicam às transferências de aceitação obrigatória e às realizadas por convênio. Para efeito de integralização do novo curso, é computado o prazo em que o discente permaneceu no curso de origem.

No entanto, para os semestres letivos do ano de 2018 não há previsão de inscrição em vagas ociosas, pois o edital foi suspenso para avaliação de alterações pelo Conselho Setorial de Graduação (CONGRAD). Somente estão previstas as inscrições para vagas ociosas para o primeiro período letivo de 2019, cujas inscrições serão nos dias 30 e 31 de outubro, conforme previsto no calendário acadêmico.

Para mais informações sobre Vagas Ociosas clique aqui ou acesse a página www.ufjf.br/cdara.

Central de Atendimento – Campus GV

Rua São Paulo 745 – centro

Contatos

(33) 3301-1000

caad.gv@ufjf.edu.br.

Horário de Atendimento:

segunda a sexta, das 7h às 19h,

(exceto feriados e recessos)