Rede de pesquisa em bioimagem premiada pela Iniciativa Chan Zuckerberg

A Rede de Pesquisa em Bioimagem de Minas Gerais (BioIMG Net), coordenada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está entre as iniciativas contempladas com financiamento da Chan Zuckerberg Initiative (CZI). , uma empresa de filantropia criada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan. O projeto é um dos 17 selecionados em mais de 30 países.

A pesquisadora Rossana Melo, da UFJF, é uma das coordenadoras do BioIMG Net, ao lado de Cristina Guatimosim e Gregory Kitten, ambos da UFMG. “Esta é uma iniciativa pioneira que visa fortalecer a colaboração entre os laboratórios de microscopia do estado de Minas Gerais e depois expandir esse esforço para outras regiões do Brasil e da América Latina”, dizem os cientistas. Segundo a equipa, o objetivo do projeto é “aumentar a produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação e a formação de recursos humanos qualificados”.

Os participantes do projeto acreditam que, por meio dessa iniciativa, podem reduzir assimetrias relacionadas à acessibilidade aos equipamentos de microscopia e às técnicas de preparação de amostras e análise de imagens relacionadas. “Além disso, a BioIMG Net incentivará a implementação de técnicas de microscopia e microanálise em universidades e centros de pesquisa localizados em regiões economicamente desfavorecidas. Outro aspecto de especial importância para o BioIMG Net é promover, por meio de cursos e workshops, o compartilhamento de infraestrutura e incentivar a disseminação e troca de conhecimento em microscopia.”

Além disso, segundo os pesquisadores, a rede de pesquisa terá impacto direto na qualidade de vida e na assistência médica da região. “A BioIMG Net espera, ao apoiar pesquisas biomédicas, impactar diretamente na qualidade de vida e saúde na América Latina. Por fim, o projeto também tem o potencial de promover impacto no ensino de ciências ao disseminar técnicas de microscopia para o estudo de fenômenos naturais para professores e alunos de escolas públicas do estado de Minas Gerais.”

Para mais informções:

Notícia na íntegra (UFJF)

Bioimaging Network for the Advancement of Biomedical Research (BioIMG Net)