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Práticas Pedagógicas Centrais

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As práticas pedagógicas são atividades que envolvem o processo de ensino/aprendizagem e terão como base a metodologia de Educação Popular. São

Elas serão executadas pelos estudantes bolsistas, que aqui serão denominados de educadores, e terão como público-alvo os beneficiários selecionados para o projeto, uma turma de 60 pessoas, que aqui denominaremos de educandos. As aulas serão divididas em disciplinas, tendo como referência as disciplinas e o conteúdo do Ensino Médio, e ocorrerão diariamente, preferencialmente no período noturno para contemplar os estudantes que também trabalham.

O local das aulas acontecem na Escola Estadual Israel Pinheiro localizada na R. Mal. Floriano, 1916 – Lourdes, Gov. Valadares – MG, 35030-330. No ano de 2019 serão realizados pelo menos um Aulão Pré-ENEM em cada distrito de Governador Valadares, buscando atingir assim os jovens que residem na zona rural. As demais práticas pedagógicas visam proporcionar aos educandos meios para que se tornem mais autônomos na busca do conhecimento e serão aglutinadas em módulos temáticos conforme a demanda dos educandos e avaliação da CPP, podendo ocorrer em espaços externos à universidade.

Uma vez por semana ocorrerá um momento de formação política e cidadã, onde serão trabalhados temas como: relação professor/estudante, relações de gênero e diversidade sexual, movimentos populares e participação social, democracia e cidadania, direitos humanos, racismo, meio-ambiente, ciência e a função social do conhecimento e relação universidade e sociedade. O intuito é tornar os sujeitos mais autônomos numa perspectiva emancipatória, desenvolvendo-os de maneira coletiva e crítica. Esses elementos aqui citados devem sempre ser objeto de análise e reflexão de todos (as) que participarão do Cursinho.

 

Os educadores estão divididos nos seguintes núcleos pedagógicos: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Esses núcleos correspondem aos conteúdos do ENEM e estão incumbidos de revisar, criticar e aprovar o material a ser utilizado, como também de avaliarem o andamento do processo educativo e proporem atividades interdisciplinares.

Veja também: Monitoramento e Avaliação.

Cursinho Comunitário Camponês e Popular