UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Objetivos e História

Você está em: Objetivos e História

Objetivo Geral:

Contribuir para que jovens em situação de vulnerabilidade social oriundos das escolas públicas de Governador Valadares consigam ingressar na Universidade Pública através de um Cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Metas:

1- Realizar atividades pedagógicas (aulas, seminários, debates, etc.) sobre os conteúdos básicos do ENEM;

2- Orientar sobre as formas de ingresso no ensino superior, as políticas afirmativas e de permanência estudantil nas universidades;

3- Garantir uma formação política e cidadã através da Educação Popular;

4- Possibilitar uma sociabilidade integrativa com a diversidade cultural da região do Vale do Rio Doce.

 

História e Motivação da Criação do CCCP

A falta de acesso à educação ainda é um problema enfrentado por várias crianças e jovens no Brasil. Em relação à educação básica, houve nas últimas décadas uma melhora substancial nos indicadores de matrícula e freqüência escolar, entretanto, no ensino superior os dados não são positivos, apesar do crescente avanço dos últimos anos. A grande maioria da juventude está fora das universidades, em 2012, apenas 19,5% dos jovens de 18 a 24 anos freqüentavam ou tinham um curso superior, entre os jovens de 25 a 29 anos de idade essa porcentagem sobe para 22,3%. (SNJ/IPEA, 2014). Apenas 13% de todo segmento juvenil brasileiro consegue acessar o ensino superior. Em Governador Valadares, no ano de 2010, apenas 12,52% dos jovens de 18 a 24 anos estavam cursando o ensino superior. (PNUD/FJP/IPEA, 2013)

Em 2012, o Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora é instalado em Governador Valadares com a promessa de ampliar a oferta do Ensino Superior à população da região do Vale do Rio Doce. No entanto, ainda é um desafio para a juventude do município e região acessar a UFJFGV. Ofertando 10 diferentes cursos para a comunidade, com os seguintes números de vagas Administração 450 vagas; Ciências Contábeis 250 vagas; Economia 400 vagas; Direito 500 vagas; Farmácia 400 vagas; Fisioterapia 300 vagas; Medicina 600 vagas; Nutrição 360 vagas; Odontologia 400 vagas e Educação Física 320 vagas.

A partir deste cenário, surgiu a idéia de criar um Cursinho Popular com o objetivo de contribuir para que mais jovens consigam acessar o Ensino Superior. O Projeto de Extensão Cursinho Popular faz-se necessário para colaborar com a melhoria da condição de vida da população juvenil em situação de vulnerabilidade social do município de Governador Valadares, seja por meio do acesso ao ensino superior público ou pela vivência de uma experiência que lhe garanta uma formação cidadã e amplie seus horizontes de possibilidades de vida.

O Cursinho torna-se importante ainda para contribuir na redução das taxas de desocupação de vagas no campus da UFJF-GV e possibilitar uma aproximação dos estudantes bolsistas participantes do projeto com a comunidade externa ao campus, através da prática ensino-docência. Assim, a criação de um Cursinho se faz necessária como forma de popularização do acesso ao ensino superior público no campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora e para que a UFJF-GV continue cumprindo sua função social de ofertar serviços de interesse da população.

 

Cursinho Comunitário Camponês e Popular