Curso de Física EaD

O curso de Licenciatura em Física a Distância

Uma descrição detalhada sobre o curso de Licenciatura em Física a Distância pode ser acompanhado no vídeo Apresentação do curso de Física EaD/UFJF.

Histórico

O curso iniciou em 2008 sob coordenação do professor Helder Couto, que atualmente encontra-se aposentado mas atua ainda como professor de uma disciplina básica experimental. Durante o período de 2008 a 2012, o curso contava com 04 polos: Ilicínea, Lavras, Santa Rita de Caldas, Timóteo. A partir do ano de 2012 foram associados ao curso mais 05 polos: Juiz de Fora, Cataguases, Durandé, Governador Valadares, Barroso. A partir do ano de 2012, houve uma reforma curricular importante que, de acordo com o prof. Helder Couto, permitiu adequar o PPC ao novo RAG. Ainda de acordo com o professor Helder Couto, o envolvimento de professores e tutores de alto nível, inclusão da obrigatoriedade do TCC no novo currículo e a escolha de uma dinâmica de curso utilizando preenchimento de vagas ociosas e oferecimento de disciplina isolada, permitiu que o curso obtivesse nota máxima na última avaliação do MEC.

O Plano Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física a Distância, elaborado no ano de 2012, pode ser consultado em PPC da Física EaD 2012.

Sobre o curso de Licenciatura em Física a Distância da UFJF

O desenvolvimento tecnológico do Brasil depende da formação de profissionais em cuja educação o professor de física tem um papel de importância fundamental. O Licenciado em Física poderá lecionar Física no ensino médio e na Universidade. É através deste professor que os jovens são apresentados aos valores culturais e tecnológicos da ciência, particularmente da Física. O Brasil é extremamente carente de professores de física e não faltam oportunidades de trabalho para os recém-formados. O curso de Licenciatura em Física a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora fornece uma sólida formação conceitual e pedagógica em física, compatível com os melhores cursos do país. A metodologia de ensino procura fortalecer a iniciativa e a curiosidade do estudante e a vinculação entre a teoria e a prática. O planejamento das atividades didáticas leva em consideração o perfil cultural dos alunos e suas necessidades de aprendizagem. O curso de graduação em Física a Distância da UFJF tem padrões e exigências semelhantes ao curso na modalidade presencial. O diploma conferido ao término do curso é o mesmo obtido através do curso presencial. Além disso, os alunos do curso a distância tem os mesmos direitos dos alunos dos cursos presenciais. O curso completo, que confere o diploma de Licenciado em Física a Distância, tem a duração de nove semestres. As aulas no curso de Licenciatura em Física a Distância são ministradas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (sigla AVA) que utiliza a plataforma “Moodle” de ensino. Uma aula no ensino a distância geralmente é bem diferente de uma aula presencial usual, em que um professor discorre sobre algum assunto, falando e escrevendo no quadro, na frente de uma turma. No ensino a distância existem as videoaulas, com características mais semelhantes às aulas presenciais. Mas, geralmente, a aula no ensino a distância é uma orientação para o aluno fazer algum estudo, e uma tarefa para ser feita. Para realizar seu estudo ou tarefa você tem o auxílio de um tutor, que o orienta e discute suas dúvidas. O curso de Licenciatura em Física a Distância tem também atividades presenciais, como as Avaliações Presenciais (AP) e práticas de laboratório. A maioria das atividades presenciais ocorrem nos polos de apoio, e quando o aluno entra no curso, é vinculado a um determinado polo.  Além das avaliações presenciais, algumas atividades presenciais incluem aulas práticas nos polos e também na UFJF. Essas atividades presenciais exige do aluno a presença no polo ou até mesmo na UFJF uma ou duas vezes por mês. As disciplinas introdutórias, Laboratório de Introdução as Ciências Físicas I e Laboratório de Introdução as Ciências Físicas II, oferecidas no primeiro e segundo semestre respectivamente, tem conteúdos experimentais e suas práticas são realizadas nos polos de apoio como atividades presenciais. Apesar disso, mais de 80% das atividades de cada uma dessas disciplinas são desenvolvidas a distância na plataforma de ensino. Introdução teórica, roteiro experimental, videoaulas com simulações experimentais e questionários são exemplos dessas atividades a distância. Outras disciplinas experimentais mais avançadas também são oferecidas no curso de Licenciatura em Física a Distância. Atualmente, as práticas relacionadas a essas disciplinas são realizadas nos laboratórios de ensino do Departamento de Física da UFJF. Para a realização dessas práticas, durante as aulas, duas visitas à UFJF são frequentemente pré-agendadas pelo professor na plataforma de ensino. O curso de licenciatura em Física tem oferecido disciplinas de acordo com a demanda de alunos. Algumas disciplinas do curso de Física são oferecidas também para os outros cursos e geralmente tem uma alta demanda. Essas disciplinas têm sido oferecidas praticamente em todos os semestres. Por causa da baixa demanda, disciplinas mais avançadas têm sido oferecidas menos frequentemente.

A grade curricular do curso de Licenciatura em Física a Distância pode ser consultado em Grade Curricular 2012.

Mais informações sobre o curso consulte o site: Curso de Licenciatura em Física a Distância da UFJF.